Vigilantes comunistas

O PCP está a apelar aos trabalhadores do sector da portaria e vigilância da região de Setúbal para que adiram ao Partido. Num comunicado assinado pelo Grupo de Trabalho dos Vigilantes da Região de Setúbal do PCP, salienta-se a exploração praticada pelas empresas do sector, nas quais se praticam turnos de «8, 12, 16 e mais horas», o que torna praticamente impossível qualquer conciliação da vida profissional com a vida familiar.

No comunicado lembra-se ainda o elevado desemprego no sector e as inúmeras injustiças praticadas contra os trabalhadores, que são obrigados a realizar um conjunto vasto de tarefas: «desde porteiros a telefonistas, de carteiros a mensageiros, de carregadores a secretárias, de arquivistas a administrativos, de guias turísticos a intérpretes, de guarda-costas a bombeiros, de socorristas a enfermeiros, de cobradores de transportes públicos a operadores de balanças industriais, e, em certos casos, até funcionários de limpeza.» Ao mesmo tempo, lembra o grupo de trabalho do PCP, os vigilantes sofrem o «maior ataque de sempre» aos seus salários e direitos.

Lembrando que muitos dos trabalhadores do sector foram militares, o PCP apela a que estes escutem o «toque de alvorada que soa nas ruas, nos locais de trabalho, nas consciências de todos e todas que não se resignarão nunca, que nunca aceitarão o retrocesso social que nos querem impor».




Mais artigos de: PCP

«Basta de roubos e mentiras!»

O PCP iniciou ontem, por todo o País, uma campanha de esclarecimento para denunciar o projecto de exploração e de empobrecimento que constitui o Orçamento do Estado (OE) para 2014, reforçando a necessidade de rejeitar o pacto de agressão e de derrotar a política de direita.

Compromisso com a mudança

Tal como é prática habitual do PCP, a CDU em Loures – força maioritária, mas sem maioria absoluta – ofereceu pelouros na Câmara Municipal a todos as restantes forças partidárias (PS e PSD). O PS não aceitou essa responsabilidade, ao contrário do PSD.

Homenagear Álvaro Cunhal

No sábado, às 16 horas, será inaugurada na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma exposição sobre Álvaro Cunhal. O momento conta com a actuação de Joana Bagulho – concerto em cravo a partir de Carlos Paredes –, e com a...

Plenário em Paris

A organização do PCP em França reuniu os seus militantes em plenário no dia 20, logo após as duas grandes manifestações promovidas pela CGTP-IN que levaram muitos milhares de trabalhadores às ruas de Lisboa e do Porto. Os emigrantes comunistas em França...