Plenário em Paris

A organização do PCP em França reuniu os seus militantes em plenário no dia 20, logo após as duas grandes manifestações promovidas pela CGTP-IN que levaram muitos milhares de trabalhadores às ruas de Lisboa e do Porto. Os emigrantes comunistas em França fizeram, então, questão de saudar o sucesso dessa jornada de luta que, segundo Duarte Rolo (membro do Secretariado da organização), são a «reacção natural do povo português perante os ataques de que tem sido vítima. Ataques desferidos pelo Governo PSD/CDS-PP em colaboração com a troika e que estão a arruinar Portugal, pois não só provocam uma nova vaga de emigração forçada como estão a desmantelar de uma forma nunca antes vista as funções sociais do Estado, impedindo que milhões de portugueses tenham um acesso equitativo a trabalho, educação, saúde e segurança social».

Num plenário que se centrou sobretudo no debate em torno das alternativas apresentadas pelo PCP, o tema da emigração esteve em destaque. Deolinda Ribeiro, militante daquela organização do PCP, salientou que «a dupla Passos/Portas tem vindo a hipotecar qualquer esperança de um qualquer regresso por parte dos emigrantes, mormente aos mais jovens, pois as perspetivas de vida em Portugal são mais catastróficas a cada dia que passa. E isso terá implicações muito nefastas nas vidas das gerações vindouras».

 



Mais artigos de: PCP

«Basta de roubos e mentiras!»

O PCP iniciou ontem, por todo o País, uma campanha de esclarecimento para denunciar o projecto de exploração e de empobrecimento que constitui o Orçamento do Estado (OE) para 2014, reforçando a necessidade de rejeitar o pacto de agressão e de derrotar a política de direita.

Compromisso com a mudança

Tal como é prática habitual do PCP, a CDU em Loures – força maioritária, mas sem maioria absoluta – ofereceu pelouros na Câmara Municipal a todos as restantes forças partidárias (PS e PSD). O PS não aceitou essa responsabilidade, ao contrário do PSD.

Vigilantes comunistas

O PCP está a apelar aos trabalhadores do sector da portaria e vigilância da região de Setúbal para que adiram ao Partido. Num comunicado assinado pelo Grupo de Trabalho dos Vigilantes da Região de Setúbal do PCP, salienta-se a exploração praticada pelas empresas do...

Homenagear Álvaro Cunhal

No sábado, às 16 horas, será inaugurada na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma exposição sobre Álvaro Cunhal. O momento conta com a actuação de Joana Bagulho – concerto em cravo a partir de Carlos Paredes –, e com a...