A talhe de foice
O Governo dos Pequeninos
Actual
Leituras de Verão
Actual
Os cães de guarda e os donos do canil
Actual
O pântano do costume
PCP
Uma política criminosa
A propósito da polémica em torno dos medicamentos que os três institutos de Oncologia alegamente recusam adquirir para o tratamento de alguns dos seus doentes, mas ao que parece não estão autorizados a fazê-lo por serem medicamentos não homologados, importa chamar a atenção para o facto de que, neste como noutros casos semelhantes (a não realização de exames de diagnóstico e tratamentos por razões financeiras), as decisões que deverão ser de natureza clínica estão a ser fortemente influenciadas pelas orientações do Ministério da Saúde de racionar - e não racionalizar, como diz o Ministro da Saúde - e pelos cortes insustentáveis que quase paralisam os serviços.
Crónica Internacional
HIROSHIMA
O Alentejo precisa <br> de mais CDU
Qualidade de vida <br> em Arraiolos
A obra realizada pela CDU no concelho de Arraiolos está à vista e é bem conhecida pela população. Nos órgãos do município (Câmara e Assembleia Municipal) e nas freguesias (juntas e assembleias) os eleitos da CDU têm dedicado o melhor do seu empenho e determinação na resolução dos principais problemas do concelho.
O Avante! foi falar com Sílvia Pinto, cabeça de lista à Câmara Municipal de Arraiolos, que prometeu, numa mensagem dirigida à população, continuar a apostar no acesso à cultura e ao desporto, no movimento associativo e no diálogo com todos os agentes do concelho.
Prosseguindo o trabalho realizado, não serão esquecidos os mais jovens e os mais idosos, através da modernização dos equipamentos existentes (creches, jardins-de-infância, escolas, centros de convívio e de dia, lares, centros culturais e sociais).
Devolver Évora <br> aos eborenses
A gestão do PS hipotecou o concelho e representou um retrocesso na qualidade de vida das populações, por isso a CDU propõe devolver Évora aos eborenses, explicou ao Avante! o primeiro candidato da Coligação PCP-PEV à Câmara Municipal.
Carlos Pinto de Sá salienta ainda os eixos fundamentais do projecto político da CDU, construído com as populações e no interesse das populações, com destaque para a promoção do progresso e coesão económica e social, a defesa dos serviços públicos e direitos, do património, da cultura e da educação, potencialidades que urge não desperdiçar para recolocar Évora no lugar que merece.
Ajudar a resolver os problemas das pessoas
Terra de gente nobre, da história às artes, terra do povo que resistiu e resiste, de trabalhadores e de trabalho, de gente que sempre saiu à rua nos momentos decisivos da história da nossa cidade e do nosso concelho, pelo progresso e o desenvolvimento.
É aos montemorenses, primeiros e principais destinatários da nossa intervenção e do nosso trabalho, que reiteramos o nosso reconhecimento e com quem assumimos o nosso compromisso», disse Hortênsia Menino, cabeça de lista da CDU à Câmara de Montemor-o-Novo, na apresentação da sua candidatura.
Ao Avante!, a candidata afirmou que a CDU é a força política que melhor defende os destinos de Montemor-o-Novo e prometeu um concelho «coeso, solidário, com mais progresso e desenvolvimento». «Nós vamos continuar a trabalhar para que isso aconteça», afirmou.
Prosseguir o projecto de Abril
Continuar a desenvolver Nisa
Mandato de proximidade em Mora
Construir o «Futuro Desejado»
Obra que se vê
Saída antecipada
Dia 10 de Novembro, no Campo Pequeno
O centenário de Álvaro Cunhal, realçando a sua vida, pensamento e luta como exemplo que se projecta na actualidade e no futuro, está a ser marcado por um impressionante conjunto de iniciativas de forte impacto, grande dimensão e larga amplitude.
Álvaro Cunhal e a Revolução de Abril
Unidade e convergência
O PCP realizou, nos últimos dias, um vasto conjunto de reuniões e encontros com diversas organizações sociais para avaliar a situação do País e trilhar caminhos alternativos.
Promiscuidade
Deputados do PCP prestam contas
Jornadas de trabalho
Alteração de endereço electrónico
Vitórias dão força à luta
A Delphi, a Visteon, a Inapal Plásticos e a Schnellecke são apontadas como empresas onde, nos últimos dias, houve importantes resultados positivos da resistência dos trabalhadores e da acção dos sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN.
Estivadores<br>numa luta de todos
No dia em que a greve dos estivadores completou a quinta semana consecutiva, Arménio Carlos e outros dirigentes da CGTP-IN foram ao terminal de Alcântara sublinhar que é preciso impedir o regresso à praça de jorna.
Os contratos da vergonha
O prolongamento da renovação extraordinária dos contratos de trabalho a termo é «mais um negócio vergonhoso contra os trabalhadores, em geral, e os jovens, em particular», acusou a Intersindical Nacional.
Greves recusam<br>trabalho à borla
O embuste do IRC
Sem paralelo em favor do povo
A defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores, das populações e do País continua a ser a pedra de toque na acção do Grupo Parlamentar do PCP.
Despedimento fácil e barato
A maioria PSD/CDS-PP aprovou, com os votos contra de todos os outros partidos, o diploma que diminui o valor da compensação (passa para 12 dias por cada ano de trabalho, num limite de 12 anos) devida pela cessação do contrato de trabalho.
Mais entraves ao desenvolvimento
Sector marítimo e portuário do Algarve
Maná aos especuladores
Em Lisboa, a gestão do património municipal assenta na extinção da propriedade e dos serviços públicos, para benefício dos privados e da especulação imobiliária, prejudicando os cidadãos.
Evocar a Fuga de Peniche
Mobilizar para a defesa da paz
O saldo da privatização
A administração da Air France anunciou, dia 31 de Julho, uma nova vaga de despedimentos que atingirá entre 2500 e 2600 trabalhadores já a partir de Setembro.
Emprego, primeiro
O edil do município de Alcalá de Guadaira (Sevilha) ofereceu, dia 1, os terrenos e instalações da fábrica de loiças sanitárias Roca a empresas que tencionem retomar a produção.
Condenado, Berlusconi esbraceja
Merkel sem maioria?
Descalço vai... Formoso e não seguro
Comunistas permanecem ilegais
Crispação reduzida no Egipto
Império contesta vitória de Mugabe
Brigada europeia reitera solidariedade
Novo escândalo de espionagem nos EUA
Álvaro Cunhal, os intelectuais, a cultura e o Partido
TVisto
Ontem
Economia
A dívida: quem quer capitalismo paga-o!
Religiões
O mito da Caridade cristã
Desporto na Festa
A «cidade do desporto» está pronta para receber os visitantes da Festa do Avante!, depois de meses de planificação, organização, programação, iniciativas e torneios de promoção. Em conversa com o Avante!, a Comissão Nacional de Desporto na Festa garantiu que este é um dos eventos desportivos mais alegres e dinâmicos do nosso País, uma vez que estão representadas mais de 35 modalidades e diversas disciplinas desportivas.