Município da Alcalá expropria Roca

Emprego, primeiro

O edil do município de Alcalá de Guadaira (Sevilha) ofereceu, dia 1, os terrenos e instalações da fábrica de loiças sanitárias Roca a empresas que tencionem retomar a produção.

Trabalhadores podem criar cooperativa

Image 13784

A proposta, anunciada na semana em que os últimos trabalhadores daquela fábrica da Roca recebiam as cartas de despedimento, implica a expropriação do poderoso grupo catalão pelo município de Alcalá de Guadaira.

A ideia de tomar posse administrativa da unidade fabril foi inicialmente apresentada, sem sucesso, pela Esquerda Unida aos socialistas que gerem o município.

Porém, o porta-voz local da Esquerda Unida, Alberto Miranda, insistiu na viabilidade de tal opção, acabando por convencer o presidente do município, Gutiérrez Limones, numa reunião em que participaram representantes das centrais sindicais Comisiones Obreras e UGT.

Após esta reunião, refere a Esquerda Unida em comunicado citado em larepublica.es, abriram-se duas possibilidades.

Por um lado encontrar uma empresa que queira investir e retomar a produção nos terrenos e instalações da Roca, que seriam cedidos pelo município em troca de condições favoráveis para os antigos trabalhadores da empresa. Com este fim, o porta-voz da Esquerda Unida está a desenvolver contactos para o eventual estabelecimento de empresas estatais venezuelanas.

A outra possibilidade, mais complexa e audaciosa, seria que os trabalhadores encontrassem um projecto viável para se constituírem em cooperativa e assumissem a exploração da fábrica.

Para tal, a futura cooperativa poderia contar com o apoio do município e da Junta da Andaluzia, governada actualmente por uma coligação entre a Esquerda Unida e o PSOE.



Mais artigos de: Europa

O saldo da privatização

A administração da Air France anunciou, dia 31 de Julho, uma nova vaga de despedimentos que atingirá entre 2500 e 2600 trabalhadores já a partir de Setembro.

Condenado, Berlusconi esbraceja

Ao fim de 25 anos de investigações, milhares de audiências, condenações, recursos e prescrições sobre casos de fraude fiscal e corrupção, entre outros, Sílvio Berlusconi foi finalmente condenado, dia 1, no caso Mediaset, o seu império...

Merkel sem maioria?

Uma sondagem da televisão alemã ZDF, divulgada dia 2, indica que os três partidos da actual coligação governamental na Alemanha, juntos, não alcançam uma maioria caso as legislativas, marcadas para 22 de Setembro, se realizassem agora. O partido da chanceler Angela...

Descalço vai... Formoso e não seguro

«O País já não se basta a si próprio. Não dependemos de nós para sair desta crise... (…) O país não depende de si próprio. E quem disser o contrário está a iludir os portugueses. Inseridos na Zona Euro, também dependemos de...