Frases

No fundo, Passos quer dizer a mesma coisa com a sua "união nacional" que Cavaco com a "salvação nacional". Ambos comparticipam de uma cultura política que menospreza o valor da diferença, das "partes" em democracia (...).”

(José Pacheco Pereira,Sábado, 1.8.13)


Subsídio de desemprego médio já vale menos que o salário mínimo.”

(Título do i, 3.8.13)


Ele [Cavaco Silva], que se rodeou no poder daquela que se revelou a mais descarada clique de trapaceiros das finanças de que há memória desde, provavelmente, Alves dos Reis.”

(Manuel Loff, Público, 3.8.13)


Cavaco viciou-se ele próprio em inventar a sua própria história. Há muito tempo que o faz (...) Em suma, um homem que esteve "sempre com a oposição" antissalazarista, mas que em 1967 assinaria a sua "declaração anticomunista" à PIDE, ou que em 1992, depois de rejeitar fazer o mesmo com Salgueiro Maia, agraciaria Óscar Cardoso, da polícia política, com uma "pensão por serviços excecionais prestados ao país.”

(Idem, ibidem)


Mas posso estar a ser injusto com Poiares Maduro e Lomba: talvez eles não estejam a resvalar involuntariamente para o fascismo, por uma qualquer insuficiência cultural ou impreparação cívica. Pode dar-se o caso de quererem mesmo ser o que aparentam.”

(Oscar Mascarenhas, Diário de Notícias, 3.8.13)


Não vale a pena para o PCP estar num Governo para contrariar tudo o que é a nossa prática de anos.”

(Honório Novo, Diário de Notícias, 4.8.13)


Mesmo que as generalizações sejam sempre injustas, de cada vez que se levanta uma pedra do BPN, sai de lá alguém do PSD.”

(Teresa de Sousa Público, 4.8.13)


Quem vai trabalhar para a McDonald's tem de fazer o seu trabalho, depressa e bem, e tem de dizer que adora trabalhar ali, ainda que o seu trabalho seja duro, mal pago e precário. (...) Nos Estados Unidos, o sorriso pode ser uma obrigação contratual e a sua falta, justa causa de despedimento. Haverá coisa mais triste?”

(José Vítor Malheiros, Público, 6.8.13)


George Orwell achava que um mundo totalitário criaria o Big Brother, eliminaria a vida privada e, com isso, a liberdade individual. Enganou-se: afinal, o mundo da globalização, o da democracia ocidental, seria o mundo que acabaria com a vida privada.»”

(Pedro Tadeu,Diário De Notícias, 6.8.13)


Por alguma razão, aliás, nenhum país campeão desta hipócrita liberdade - que só protege, afinal, a liberdade de fazer negócios - deu asilo ao jovem Snowden.”

(Idem, Idibem)