Comício comemorativo do centenário de Álvaro Cunhal

Dia 10 de Novembro, no Campo Pequeno

O centenário de Álvaro Cunhal, realçando a sua vida, pensamento e luta como exemplo que se projecta na actualidade e no futuro, está a ser marcado por um impressionante conjunto de iniciativas de forte impacto, grande dimensão e larga amplitude.

A 10 de Novembro, Álvaro Cunhal faria 100 anos

Image 13789

Estando a decorrer desde o início do ano e prolongando-se até Janeiro do próximo ano, as comemorações terão como fase mais significativa o dia 10 de Novembro, em que se perfazem os cem anos do nascimento de Álvaro Cunhal, e o período envolvente. Por todo o País terão lugar as mais diversas acções. O Comício Comemorativo, dia 10 de Novembro, às 15 horas, no Campo Pequeno, em Lisboa, será o momento maior.

Um Comício Comemorativo que será uma oportunidade para evidenciar o papel de Álvaro Cunhal, o homem, o comunista, o intelectual, o artista, o seu percurso de vida inseparável do Partido Comunista Português e da causa pela qual lutou, o seu pensamento a que a vida deu e dá razão e o ideal e o projecto comunista a que dedicou a sua vida.

Um Comício Comemorativo que se realiza num período da vida nacional sem paralelo desde os tempos sinistros do fascismo, marcado por uma crise económica, social, política e institucional, em consequência de décadas de política de direita, concretizando a essência da natureza do capitalismo e do processo de integração na União Europeia, ao serviço dos grupos monopolistas. Nesta situação, com o agravamento da exploração, o empobrecimento, a destruição das estruturas produtivas, a acentuação das injustiças e desigualdades, o comprometimento da democracia e da soberania nacional, o Comício Comemorativo constituirá uma grande afirmação da necessidade e da urgência de uma ruptura com o rumo de desastre nacional em curso e da abertura de um caminho novo para o País, vinculado aos valores de Abril.

Um Comício Comemorativo em que intervirá o Secretário-geral do Partido Comunista Português e que integrará as comemorações do centenário de Álvaro Cunhal na resposta e iniciativa do PCP, com os trabalhadores, a juventude e o povo português, os democratas e patriotas, à situação actual. Resposta e iniciativa com uma inabalável determinação e confiança na luta que continua pela ruptura com a política de direita, pela rejeição do pacto de agressão, pela concretização de uma política e um governo patrióticos e de esquerda, por uma democracia avançada tendo no horizonte uma sociedade nova, liberta da exploração do homem pelo homem, a sociedade socialista.




Mais artigos de: PCP

Álvaro Cunhal e a Revolução de Abril

A Revolução de Abril deve muito a Álvaro Cunhal. Sempre no quadro do trabalho colectivo do seu partido de sempre, ele foi, sem sombra de dúvida, o mais destacado obreiro do derrube da ditadura, o mais querido dirigente do movimento operário e popular, o mais...

Unidade e convergência

O PCP realizou, nos últimos dias, um vasto conjunto de reuniões e encontros com diversas organizações sociais para avaliar a situação do País e trilhar caminhos alternativos.

Promiscuidade

Mais importante do que saber quem mente no caso do envolvimento de membros do Governo nos negócios dos swap é a própria natureza do problema, reveladora da promiscuidade existente entre o poder político e o poder económico. Foi desta forma que Jorge Cordeiro, da Comissão...

Deputados do PCP prestam contas

No balanço da actividade dos deputados do Grupo Parlamentar do PCP eleitos pelo distrito de Setúbal na segunda sessão legislativa da XII Legislatura, divulgado no final de Julho, afirma-se que a acção destes deputados se pautou por «uma intervenção activa na defesa...

Jornadas de trabalho

No último fim-de-semana foram muitos os militantes e simpatizantes do PCP que rumaram à Quinta da Atalaia para ajudar a construir a Festa do Avante!. Com diferentes experiências, idades e origens, os construtores da Festa do Avante! deram o melhor de si para erguer e pintar...