Editorial

AS TAREFAS DOS COMUNISTAS

Artigo de acesso livre

Em tempo de férias, o colectivo partidário comunista prossegue a sua actividade, intervindo em todas as frentes que a actual...
Opinião
A talhe de foice

O Governo dos Pequeninos

Artigo de acesso livre

A coisa chama-se Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento e consiste num mini...
Actual

Leituras de Verão

Artigo de acesso livre

Temos que confessar: por vezes há falta de assunto. Um dos recursos possíveis, porque nunca é tempo perdido, é ir...
Actual

Os cães de guarda e os donos do canil

Artigo de acesso livre

Henrique Monteiro é um jornalista-tipo da nova ordem comunicacional congeminada após a derrota do socialismo na URSS e na Europa...
Actual

O pântano do costume

Artigo de acesso livre

No caudal de notícias e comentários a propósito dos mais mediatizados casos que preenchem o atoleiro em que Governo,...
PCP

Uma política criminosa

Artigo de acesso livre

A pro­pó­sito da po­lé­mica em torno dos me­di­ca­mentos que os três ins­ti­tutos de On­co­logia ale­ga­mente re­cusam ad­quirir para o tra­ta­mento de al­guns dos seus do­entes, mas ao que pa­rece não estão au­to­ri­zados a fazê-lo por serem me­di­ca­mentos não ho­mo­lo­gados, im­porta chamar a atenção para o facto de que, neste como nou­tros casos se­me­lhantes (a não re­a­li­zação de exames de di­ag­nós­tico e tra­ta­mentos por ra­zões fi­nan­ceiras), as de­ci­sões que de­verão ser de na­tu­reza clí­nica estão a ser for­te­mente in­flu­en­ci­adas pelas ori­en­ta­ções do Mi­nis­tério da Saúde de ra­ci­onar - e não ra­ci­o­na­lizar, como diz o Mi­nistro da Saúde - e pelos cortes in­sus­ten­tá­veis que quase pa­ra­lisam os ser­viços.

Crónica Internacional

HIROSHIMA

Artigo de acesso livre

Ao lançar a bomba atómica sobre as populações das cidades japonesas de Hiroshima, a 6 de Agosto de 1945, e de...
Em Foco

Qualidade de vida <br> em Arraiolos

Artigo de acesso livre

A obra re­a­li­zada pela CDU no con­celho de Ar­rai­olos está à vista e é bem co­nhe­cida pela po­pu­lação. Nos ór­gãos do mu­ni­cípio (Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal) e nas fre­gue­sias (juntas e as­sem­bleias) os eleitos da CDU têm de­di­cado o me­lhor do seu em­penho e de­ter­mi­nação na re­so­lução dos prin­ci­pais pro­blemas do con­celho.

O Avante! foi falar com Sílvia Pinto, ca­beça de lista à Câ­mara Mu­ni­cipal de Ar­rai­olos, que pro­meteu, numa men­sagem di­ri­gida à po­pu­lação, con­ti­nuar a apostar no acesso à cul­tura e ao des­porto, no mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo e no diá­logo com todos os agentes do con­celho.

Pros­se­guindo o tra­balho re­a­li­zado, não serão es­que­cidos os mais jo­vens e os mais idosos, através da mo­der­ni­zação dos equi­pa­mentos exis­tentes (cre­ches, jar­dins-de-in­fância, es­colas, cen­tros de con­vívio e de dia, lares, cen­tros cul­tu­rais e so­ciais).

Devolver Évora <br> aos eborenses

Artigo de acesso livre

A gestão do PS hi­po­tecou o con­celho e re­pre­sentou um re­tro­cesso na qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções, por isso a CDU propõe de­volver Évora aos ebo­renses, ex­plicou ao Avante! o pri­meiro can­di­dato da Co­li­gação PCP-PEV à Câ­mara Mu­ni­cipal.      

Carlos Pinto de Sá sa­li­enta ainda os eixos fun­da­men­tais do pro­jecto po­lí­tico da CDU, cons­truído com as po­pu­la­ções  e no in­te­resse das po­pu­la­ções, com des­taque para a pro­moção do pro­gresso e co­esão eco­nó­mica e so­cial, a de­fesa dos ser­viços pú­blicos e di­reitos, do pa­tri­mónio, da cul­tura e da edu­cação, po­ten­ci­a­li­dades que urge não des­per­diçar para re­co­locar Évora no lugar que me­rece.

Ajudar a resolver os problemas das pessoas

Artigo de acesso livre

Terra de gente nobre, da his­tória às artes, terra do povo que re­sistiu e re­siste, de tra­ba­lha­dores e de tra­balho, de gente que sempre saiu à rua nos mo­mentos de­ci­sivos da his­tória da nossa ci­dade e do nosso con­celho, pelo pro­gresso e o de­sen­vol­vi­mento.

É aos mon­te­mo­renses, pri­meiros e prin­ci­pais des­ti­na­tá­rios da nossa in­ter­venção e do nosso tra­balho, que rei­te­ramos o nosso re­co­nhe­ci­mento e com quem as­su­mimos o nosso com­pro­misso», disse Hor­tênsia Me­nino, ca­beça de lista da CDU à Câ­mara de Mon­temor-o-Novo, na apre­sen­tação da sua can­di­da­tura.

Ao Avante!, a can­di­data afirmou que a CDU é a força po­lí­tica que me­lhor de­fende os des­tinos de Mon­temor-o-Novo e pro­meteu um con­celho «coeso, so­li­dário, com mais pro­gresso e de­sen­vol­vi­mento». «Nós vamos con­ti­nuar a tra­ba­lhar para que isso acon­teça», afirmou.

Prosseguir o projecto de Abril

Artigo de acesso livre

Or­gu­lhosos da tra­jec­tória per­cor­rida, mar­cada pela obra feita, pela ele­vação con­tínua da qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções, a de­fesa dos seus di­reitos e do Poder Local De­mo­crá­tico, os can­di­datos da CDU aos ór­gãos au­tár­quicos de Avis com­pro­metem-se em pros­se­guir o pro­jecto ini­ciado com Abril.

Continuar a desenvolver Nisa

Artigo de acesso livre

O auditório da Biblioteca Municipal de Niza acolheu, no dia 12 de Julho, a apresentação dos...

Mandato de proximidade em Mora

Artigo de acesso livre

Mais de quatrocentos activistas e apoiantes da CDU participaram, no dia 8 de Julho, no jantar de...

Obra que se vê

Artigo de acesso livre

João Teresa Ribeiro, economista, é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal...

Saída antecipada

Artigo de acesso livre

Por ser fe­riado na pró­xima quinta-feira, a pró­xima edição do Avante! sairá na quarta-feira, 14 de Agosto.
PCP

Dia 10 de Novembro, no Campo Pequeno

Artigo de acesso livre

O cen­te­nário de Álvaro Cu­nhal, re­al­çando a sua vida, pen­sa­mento e luta como exemplo que se pro­jecta na ac­tu­a­li­dade e no fu­turo, está a ser mar­cado por um im­pres­si­o­nante con­junto de ini­ci­a­tivas de forte im­pacto, grande di­mensão e larga am­pli­tude.

Unidade e convergência

Artigo de acesso livre

O PCP re­a­lizou, nos úl­timos dias, um vasto con­junto de reu­niões e en­con­tros com di­versas or­ga­ni­za­ções so­ciais para ava­liar a si­tu­ação do País e tri­lhar ca­mi­nhos al­ter­na­tivos.

Promiscuidade

Artigo de acesso livre

Mais importante do que saber quem mente no caso do envolvimento de membros do Governo nos negócios dos swap é a própria...

Deputados do PCP prestam contas

Artigo de acesso livre

No balanço da actividade dos deputados do Grupo Parlamentar do PCP eleitos pelo distrito de Setúbal na segunda sessão...

Jornadas de trabalho

Artigo de acesso livre

No último fim-de-semana foram muitos os militantes e simpatizantes do PCP que rumaram à Quinta da...
Trabalhadores

Vitórias dão força à luta

Artigo de acesso livre

A Delphi, a Vis­teon, a Inapal Plás­ticos e a Sch­nel­lecke são apon­tadas como em­presas onde, nos úl­timos dias, houve im­por­tantes re­sul­tados po­si­tivos da re­sis­tência dos tra­ba­lha­dores e da acção dos sin­di­catos da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN.

Estivadores<br>numa luta de todos

Artigo de acesso livre

No dia em que a greve dos es­ti­va­dores com­pletou a quinta se­mana con­se­cu­tiva, Ar­ménio Carlos e ou­tros di­ri­gentes da CGTP-IN foram ao ter­minal de Al­cân­tara su­bli­nhar que é pre­ciso im­pedir o re­gresso à praça de jorna.

Os contratos da vergonha

Artigo de acesso livre

O pro­lon­ga­mento da re­no­vação ex­tra­or­di­nária dos con­tratos de tra­balho a termo é «mais um ne­gócio ver­go­nhoso contra os tra­ba­lha­dores, em geral, e os jo­vens, em par­ti­cular», acusou a In­ter­sin­dical Na­ci­onal.

Greves recusam<br>trabalho à borla

Artigo de acesso livre

«Rejeitar os pagamentos dos feriados e outro trabalho suplementar a valores inadmissíveis» é o primeiro objectivo...

O embuste do IRC

Artigo de acesso livre

A reforma do IRC é um embuste, para transferir muitos milhões para os accionistas das grandes empresas do PSI 20 –...
Assembleia da República

Sem paralelo em favor do povo

Artigo de acesso livre

A de­fesa in­tran­si­gente dos in­te­resses dos tra­ba­lha­dores, das po­pu­la­ções e do País con­tinua a ser a pedra de toque na acção do Grupo Par­la­mentar do PCP.

Despedimento fácil e barato

Artigo de acesso livre

A mai­oria PSD/​CDS-PP aprovou, com os votos contra de todos os ou­tros par­tidos, o di­ploma que di­minui o valor da com­pen­sação (passa para 12 dias por cada ano de tra­balho, num li­mite de 12 anos) de­vida pela ces­sação do con­trato de tra­balho.

Mais entraves ao desenvolvimento

Artigo de acesso livre

A proposta de lei sobre o regime financeiro das autarquias locais e das comunidades intermunicipais foi aprovada...
Nacional

Maná aos especuladores

Artigo de acesso livre

Em Lisboa, a gestão do pa­tri­mónio mu­ni­cipal as­senta na ex­tinção da pro­pri­e­dade e dos ser­viços pú­blicos, para be­ne­fício dos pri­vados e da es­pe­cu­lação imo­bi­liária, pre­ju­di­cando os ci­da­dãos.

Evocar a Fuga de Peniche

Artigo de acesso livre

A Câmara Municipal de Peniche, o Partido Comunista Português e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses assinaram...

Mobilizar para a defesa da paz

Artigo de acesso livre

Inserido na preparação do 18.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que decorre no...
Europa

O saldo da privatização

Artigo de acesso livre

A ad­mi­nis­tração da Air France anun­ciou, dia 31 de Julho, uma nova vaga de des­pe­di­mentos que atin­girá entre 2500 e 2600 tra­ba­lha­dores já a partir de Se­tembro.

Emprego, primeiro

Artigo de acesso livre

O edil do mu­ni­cípio de Al­calá de Gua­daira (Se­vilha) ofe­receu, dia 1, os ter­renos e ins­ta­la­ções da fá­brica de loiças sa­ni­tá­rias Roca a em­presas que ten­ci­onem re­tomar a pro­dução.

Merkel sem maioria?

Artigo de acesso livre

Uma sondagem da televisão alemã ZDF, divulgada dia 2, indica que os três partidos da actual coligação...
Internacional

Comunistas permanecem ilegais

Artigo de acesso livre

A di­reita que afastou o pre­si­dente Fer­nando Lugo, re­va­lida uma lei do di­tador Stro­es­sener que ile­ga­lizou o Par­tido Co­mu­nista Pa­ra­guaio.

Crispação reduzida no Egipto

Artigo de acesso livre

O es­forço para di­mi­nuir ten­sões no Egipto es­teve na origem de um en­contro que de­correu do­mingo, 5 no Cairo, entre uma de­le­gação de par­tidos is­lâ­micos li­de­rada pelo pre­gador sa­la­fista Mohamed Hassan e o mi­nistro da De­fesa egípcio, o ge­neral Abdel Fattah El-Sisi.

Brigada europeia reitera solidariedade

Artigo de acesso livre

Oriundos de 16 países do velho continente, entre os quais Portugal, 121 europeus estiveram em Cuba integrados no 43.º contingente...

Novo escândalo de espionagem nos EUA

Artigo de acesso livre

Novo escândalo de espionagem nos EUA   A DEA, iniciais da Agência Nacional Antidrogas, surge como mais uma das teias da...
Temas
Argumentos
TVisto

Ontem

Artigo de acesso livre

Como alguns outros, não me atrevo a escrever que como muitos outros, eu já terei visto aquele documentário de Maria...
Religiões

O mito da Caridade cristã

Artigo de acesso livre

«O aumento do preço dos alimentos deve-se, sobretudo, à especulação do capital financeiro de...
Festa do Avante!

Desporto na Festa

Artigo de acesso livre

A «ci­dade do des­porto» está pronta para re­ceber os vi­si­tantes da Festa do Avante!, de­pois de meses de pla­ni­fi­cação, or­ga­ni­zação, pro­gra­mação, ini­ci­a­tivas e tor­neios de pro­moção. Em con­versa com o Avante!, a Co­missão Na­ci­onal de Des­porto na Festa ga­rantiu que este é um dos eventos des­por­tivos mais ale­gres e di­nâ­micos do nosso País, uma vez que estão re­pre­sen­tadas mais de 35 mo­da­li­dades e di­versas dis­ci­plinas des­por­tivas.

Aconteceu

Habitação social dá lucro

Artigo de acesso livre

O parque de habitação social gerou, em 2012, uma receita de cerca de 81 milhões de euros (81,9% resultante da...

Hiroxima fez 68 anos

Artigo de acesso livre

A 6 de Agosto de 1945 era lançada, pelo bombardeiro norte-americano «Enola Gay», a primeira bomba atómica, na cidade...

Reuniões e outras iniciativas

Artigo de acesso livre

  Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP11 de Agosto no Algarve Vila Real...

A semana em resumo

Frases

“No fundo, Passos quer dizer a mesma coisa com a sua "união nacional" que Cavaco com...