Actual
Macro astrologia
Actual
«Fazer pela vida»
Actual
Depois do «fim da História»
A talhe de foice
Sem remo nem rumo
PCP
Derrubar o Governo<br> construir a alternativa
«A todos os trabalhadores roubados nos seus salários e direitos, ao povo português amarrado a um futuro de empobrecimento, às forças e organizações sociais que resistem em defesa dos que representam, às camadas não monopolistas condenadas por esta política à ruína, aos jovens cujo única perspectiva de futuro é deixar o seu País, a todos os patriotas que não aceitam ver o País transformado num protectorado, a todos os democratas que têm nos valores de Abril e no regime democrático a referência indispensável para a construção de um outro rumo, o PCP apela: Façam ouvir a vossa voz, ergam o vosso protesto contra a exploração, o empobrecimento, as injustiças e o declínio nacional, multipliquem a luta em defesa da demissão do Governo, pela convocação de eleições, pela rejeição do pacto de agressão e a derrota da política de direita, por uma política alternativa patriótica e de esquerda vinculada aos valores de Abril.»
Crónica Internacional
A revolução defende-se
A resposta necessária
Num momento marcado por inúmeras iniciativas de resistência e reivindicação, a Intersindical convocou para 27 de Junho uma greve geral, considerando que esta «é a resposta necessária à grave situação em que o País está mergulhado».
Uma visita que milhares jamais esquecerão
Mais de 20 mil pessoas visitaram a exposição central do centenário de Álvaro Cunhal, que esteve patente no Terreiro do Paço durante pouco mais de um mês e que encerrou no domingo: por lá passaram militantes comunistas, independentes e gente dos mais variados quadrantes políticos ; personalidades da cultura, das artes e das letras e anónimos; resistentes ao fascismo e combatentes dos dias de hoje, que de lá saíram mais conhecedores do percurso e da obra de Álvaro Cunhal e do seu Partido de sempre, o PCP, e – quando foi esse o caso – mais confiantes na possibilidade real de transformar a vida, mesmo quando tal parece impossível.
A exposição poderá ser visitada na Festa do Avante! nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, e, entre 30 de Novembro e 15 de Dezembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Um espaço que deixa saudades
Desfile do PCP
Constituição, desenvolvimento e soberania
«Cumprir a Constituição, assegurar o desenvolvimento soberano do País» foi o mote do debate realizado no dia 28 no âmbito da campanha do PCP «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda».
PCP recebeu PS
Sindicalistas comunistas
Solidariedade com o povo turco
As grandes manifestações realizadas na Turquia e a repressão que sobre elas se abate não passam ao lado das organizações progressistas portuguesas, que estão solidárias.
Dinamizar a actividade portuária
O PCP defende a dinamização da actividade portuária no Algarve, fundamental ao desenvolvimento da região, e leva hoje o assunto ao Parlamento.
Espectáculo evocativo de Álvaro Cunhal
Todas as lutas<br>não são de mais
Alarme no Casino Estoril
Polícias gritam «demissão!»
Greve nos hotéis VIP
Falta um passo
Ministério da Educação<br>condenado 200 vezes
Caravana pela escola pública
Em greve amanhã
Afundamento em toda a linha
O Governo está a conduzir o País para uma tragédia e isso é a cada dia uma realidade mais evidente. As últimas previsões da OCDE aí estão a confirmar esse cenário negro, adverte o PCP.
Não há «rectificativo» que a salve
Numa primeira análise ao orçamento rectificativo entregue na AR pelo Governo sexta-feira passada, o PCP considera que se trata de «mais do mesmo» e que as novas medidas só trarão mais recessão, desemprego e pobreza.
Os Correios são do Povo
A maioria PSD/CDS-PP chumbou o projecto de resolução do PCP que pugnava pela manutenção do carácter totalmente público dos CTT e pela melhoria da qualidade do serviço público postal.
Flagelo alastra
Transparência, precisa-se!
PCP pede explicações ao Governo
Na selva da precariedade
Apoio aos bailarinos
Libertar Portugal
A Aula Magna, em Lisboa, acolheu, no dia 30, um debate sob o lema «Libertar Portugal da Austeridade». A iniciativa contou com intervenções de Mário Soares, João Ferreira, Rosário Gama, Cecília Honório, Ramos Preto e Sampaio da Nóvoa. Publicamos na íntegra a intervenção do deputado do PCP no Parlamento Europeu, intitulada «Pôr fim ao pacto de agressão e aos seus resultados dramáticos para o povo e para o País».
Confiança na CDU
Jerónimo de Sousa participou nas apresentações dos candidatos da CDU aos órgãos autárquicos dos concelhos do Seixal e de Beja.
Viseu precisa da CDU
No dia 28 foram apresentados os primeiros candidatos da CDU à Câmara de Viseu, Francisco Almeida, e à Assembleia Municipal, Filomena Pires.
«Caos urbanístico» em Aveiro
Os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro, respectivamente Miguel Viegas e Filipe Guerra, acompanhados por diversos candidatos e activistas da CDU, iniciaram, no dia 26 de Maio, um périplo pelo concelho com uma visita à Freguesia de Oliveirinha.
Novo rumo para Miranda do Corvo
CDU de Guimarães recolhe opiniões
Construir uma terra solidária
Casa cheia no Montijo
São João da Madeira
«Povo unido contra a troika»
Protesto em Coimbra
Vasco Gonçalves
18.º Piquenicão
Contra a troika, pelo futuro
Milhares de pessoas protestaram em várias cidades europeias contra a austeridade. Para além de Portugal, as maiores acções tiveram lugar em Espanha e na Alemanha.
Receita única
O Banco de Espanha reconhece que a reforma laboral não travou a destruição de emprego nem criou postos de trabalho, mas conclui que é preciso medidas mais audaciosas.
Os efeitos da especulação
Novo máximo histórico
Exportar a «boa governação»
«Derrotar o AKP <br> é justo e mobilizador»
Os protestos que eclodiram nos últimos dias na Turquia resultam da confluência de descontentamentos com diversas origens, mas expressam um denominador comum: a rejeição popular do projecto reaccionário que o governo procura impor no país, disse ao Avante! o membro da Associação de Paz da Turquia e do CC do Partido Comunista da Turquia (TKP), que esteve em Portugal a propósito das reuniões do Secretariado e da Região Europa do Conselho Mundial da Paz.
Mais força à paz
O CPPC acolheu, no fim-de-semana, as reuniões do Secretariado e da Região Europa do Conselho Mundial da Paz (CMP), das quais saiu a firme intenção de reforçar o movimento num momento em que ele é tão necessário.
Manning, Assata, liberdade
Maioria aprova <br> ex-dirigentes soviéticos
Um inquérito realizado entre 19 e 22 de Abril pelo Instituto Levada indica que a maioria dos russos avalia positivamente os dirigentes soviéticos, e negativamente os mais conhecidos protagonistas locais do derrube da URSS. O imperador Nicolau II, deposto pela Revolução de 1917, recolhe um total de 48 por cento de opiniões favoráveis.
Apesar da intensa campanha de intoxicação pública contra a ideologia comunista, os comunistas e o seu projecto de sociedade, a União Soviética e a construção do socialismo, Lénine e Stáline recolhem avaliações positivas de 55 e 50 por cento, respectivamente. Valores semelhantes, segundo o inquérito do Levada, são obtidos por Khruchov (45 por cento) e Brejnev (56 por cento).
Já Gorbachov e Iéltsin são considerados pela maioria como figuras de acção perniciosa, motivando avaliações negativas da parte de 66 e 64 por cento dos questionados, e o valor de aprovação mais baixo entre as figuras consideradas, 22 por cento.
Desigualdade brutal
Metade dos rendimentos mundiais é controlado por oito por cento dos mais ricos, afirma um dos principais investigadores do Banco Mundial. Desvendando algumas das conclusões que fará publicar num artigo na revista «Global Policy», Branko Milanovic revelou, igualmente, que «a desigualdade mundial é muito maior que a desigualdade em qualquer país concreto».
Os dados apurados permitiram ao economista constatar também que um por cento mais ricos do planeta possuem quase 50 por cento do conjunto dos activos pessoais. Este grupo restrito é composto em grande medida por norte-americanos e europeus oriundos de famílias que acumularam fortunas ao longo de décadas, passando-as de geração em geração.
Milanovic afirma ainda que aquela elite viu o respectivo património aumentar em mais de 60 por cento entre 1988 e 2008, ao passo que os ingressos dos 5 por cento mais pobres ao nível global não registaram alterações significativas.
Meio século de luta pela paz
O comunicado conjunto divulgado em Havana no dia 26 de Maio pelas delegações das FARC-EP e do governo de Bogotá assinalou a abertura de um novo ciclo dos diálogos de paz iniciados naquela cidade. Após seis meses de conversações difíceis, os representantes da guerrilha e do executivo colombiano assinalaram um acordo para uma «Reforma Rural Integral», primeiro ponto da Agenda em debate.
O azar de não nascer europeu
Exibe um sorriso cheio de dentes brancos, que combina com a camisa que traz vestida e contrasta com a cor da sua pele. Com quase quarenta anos, Abdul Kadir fugiu do Chade, país onde nasceu, para encontrar asilo político na Líbia. Há dois anos a guerra na Líbia obrigou-o a fugir também do país que o acolheu. Desde então Abdul é um dos refugiados com direito a um litro de água potável por dia no deserto do Saára, onde os termómetros à sombra atingem os 48 graus Celsius.
A mentira do oásis aplicada à agricultura
Se a demagogia se traduzisse em produção o nosso País seria, sem dúvida, um país auto-suficiente no plano alimentar. É o discurso do «oásis» aplicado à agricultura, agora fomentado pelo Governo. Mas tal oásis só existe no mundo virtual.