PCP
A conversa muda, os objectivos são os mesmos
Há uns anos os protagonistas da política direita anunciaram vezes sem conta a saída da crise e que já se via «uma luz ao fundo do túnel». Agora, Passos Coelho proclama cinicamente e sem ponta de vergonha que há limites para os sacrifícios e que «a corda não pode partir».
Crónica Internacional
Eleições no Chipre
Actual
Arroz de cordéis
Actual
A luta e a conversa do costume
Actual
Quanto custam as greves?
A talhe de foice
O <i>Blitzkrieg</i>
Derrotar o Governo,<br>lutar por uma política<br>patriótica e de esquerda
O Comité Central do PCP, reunido em 17 de Fevereiro de 2013, procedeu a uma avaliação da situação política, económica e social, apreciou desenvolvimentos da ofensiva contra os interesses e direitos dos trabalhadores e do povo, e reafirmou o papel decisivo da luta de massas para lhe resistir e a derrotar, definiu as principais linhas de acção partidária com vista ao reforço da sua organização e intervenção política.
Luta cerrada todos os dias
No sábado, dia 16, milhares de trabalhadores vieram para as ruas, em todos os distritos e nas regiões autónomas, e apoiaram a «acção geral de protesto, proposta e luta», que a CGTP-IN vai manter até 27 de Março, dia de manifestação nacional da juventude.
Magnífica resposta<br>dos trabalhadores
Grande manifestação
Tomar Partido
Levar mais longe a voz do Partido
Em diversas iniciativas por todo o País, o colectivo partidário assinalou o 82.º aniversário do Avante! apostado em aumentar a sua difusão, tanto no interior como no exterior do Partido.
«Um dia os réus serão vocês»
PCP recebeu CNA
PIB cai, desemprego sobe
Reforçar o Partido nos bairros municipais
Pela escola e o emprego
O Governo irá tão longe quanto conseguir, na redução de pessoal, o que requer da parte de todo os professores uma resposta à altura, destacou a Fenprof, lembrando as propostas sindicais.
Parem o ataque nos transportes
Depois das fortes acções no «dia de luto e resistência», nas empresas do Grupo CP, com cortes da via em quatro estações, estão marcadas novas lutas, que vão culminar numa manifestação nacional, dia 9, de todo o sector de transportes.
Prioridade aos salários<br>na indústria e ambiente
Um ponto final nesta política
«A manter-se esta política, isto vai acabar mal, muito mal». O aviso é do Secretário-geral do PCP, que não vê outra forma de evitar tal desfecho que não seja a demissão do Governo.
Ser autarca não é cadastro
Os presidentes de Câmara Municipal ou Junta de Freguesia com três mandatos consecutivos não podem recandidatar-se a um quarto mandato mas podem candidatar-se a um primeiro mandato em outra autarquia.
Asfixia e ingerência
O esmagar da autonomia financeira das autarquias locais e das regiões autónomas, com imposição do «centralismo como política de Estado», assim é encarado pelo PCP o conteúdo dos diplomas do Governo sobre finanças locais e finanças regionais.
O desastre completo
Ataque soez e cobarde
«Beijo da morte à soberania»
Um novo ciclo para Odivelas
Fernanda Mateus, da Comissão Política do PCP, é a cabeça de lista da CDU à Câmara de Odivelas, que promete «romper com mais de 14 anos de gestão do PS».
Reforçar a CDU
A CDU – a voz da luta, de propostas, de denúncia e de alerta – realizou, no dia 9, no Instituto Português da Juventude de Coimbra, um Encontro Distrital de eleitos e activistas.
Terrorismo social no Porto
A Câmara do Porto despejou uma idosa de 78 anos de idade – que tinha a sua renda em dia – pelo facto de não ter respondido ao inquérito sobre os seus rendimentos. O mesmo aconteceu há dias com outra senhora idosa, desta feita de 70 anos.
Inverter o ciclo de desastre
Prosseguir o trabalho realizado
Água aumenta 45 por cento
Um problema que se agrava
Reformados em luta
Trabalhadores na rua
Ciclo dedicado a Saramago
Acções de luta
Conferência no sábado
Greve total contra despedimentos
Os trabalhadores da companhia aérea espanhola Iberia iniciaram, na segunda-feira, 18, uma prolongada greve de três semanas, para travar o plano de reestruturação e a destruição massiva de postos de trabalho.
Libertem Ocalan
Entre dez mil e 45 mil curdos, segundo dados da polícia e dos organizadores, manifestaram-se, no sábado, 16, em Estrasburgo para exigir a libertação de Abdullah Ocalan e a identificação dos assassinos de três activistas.
No 36.º Congresso do PCF
Búlgaros na rua
Projectos e ambiente
Deve e haver
«Esta revolução ninguém a vai parar»
O presidente equatoriano e o movimento político que o apoia triunfaram nos sufrágios presidencial e legislativo de domingo. O reforço eleitoral permite aprofundar a chamada revolução Cidadã, em curso desde que Rafael Correa governa o país.
Presos políticos não estão sós
Milhares de pessoas têm participado nos protestos de solidariedade para com os presos políticos palestinianos detidos em Israel. Quatro mantêm uma greve de fome há longo tempo contra a arbitrariedade e as condições de reclusão.