82.º aniversário do Avante!

Levar mais longe a voz do Partido

Em diversas iniciativas por todo o País, o colectivo partidário assinalou o 82.º aniversário do Avante! apostado em aumentar a sua difusão, tanto no interior como no exterior do Partido.

Quando o Partido sai com o Avante! para a rua ele vende-se

O aniversário do Avante! foi uma vez mais aproveitado para debater com os militantes e simpatizantes do Partido a importância que assume hoje o órgão central do PCP. E esta é maior do que se pode pensar à primeira vista, pois a leitura e difusão do Avante! contribui decisivamente para o reforço da organização e da intervenção partidárias, para travar a exigente batalha ideológica, para o aumento da influência e prestígio do Partido entre os trabalhadores e o povo e para a compreensão cada vez mais alargada das propostas, do projecto e do Programa do PCP e do carácter decisivo da luta de massas para a sua concretização.

Num ano em que se assinala o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, falou-se também, nas várias iniciativas realizadas em torno do aniversário do Avante!, do papel determinante daquele que foi o mais destacado construtor do Partido na concepção do jornal (Álvaro Cunhal foi redactor do Avante! nos anos 40), bem como das medidas conspirativas e organizativas que lhe permitiram resistir ininterruptamente entre o início dos anos 40 e o 25 de Abril de 1974.

Nas diversas acções realizadas, a heróica história do Avante! não foi esquecida, assim como os seus mártires, exemplos que devem inspirar todos os comunistas para a dura luta que travam contra o pacto de agressão e a política de direita, por uma alternativa patriótica e de esquerda – a caminho da democracia avançada e do socialismo.

Foi de tudo isto e muito mais que se falou nas várias iniciativas realizadas em torno deste significativo aniversário.

Alargar a difusão

No sábado, José Casanova, director do Avante! e membro do Comité Central, participou num convívio na Marinha Grande que contou com a presença de meia centena de pessoas. Entre elas encontravam-se muitos dos que, semana após semana, percorrem as ruas daquela cidade divulgando o Avante! (e com ele o Partido e a sua luta) e fazendo-o chegar a cada vez mais gente.

O mesmo fizeram os comunistas de Corroios que, antes do almoço realizado na quinta-feira, 14, com a participação de Gustavo Carneiro, do CC e chefe de redacção adjunto do jornal, venderam pelas ruas e estabelecimentos comerciais daquela freguesia do Seixal 82 exemplares do Avante! – em pouco mais de duas horas. Prova-se assim, uma vez mais, que quando o Partido sai para a rua com o Avante!, ele vende-se! A comprovar isto mesmo estiveram também os comunistas do Litoral Alentejano que, só nos dias 14 e 15, nas sedes de concelho e no complexo industrial de Sines, venderam mais de 140 jornais.

Na sexta-feira, na Baixa da Banheira, teve lugar um concorrido almoço comemorativo do aniversário do Avante!, no qual participou Gustavo Carneiro, que esteve à noite na freguesia barreirense de Santo André a debater a importância do órgão central do Partido e os caminhos para aumentar a sua difusão.

No sábado à noite, em Faro, foi a vez do já tradicional jantar comemorativo do aniversário, talvez uma das mais antigas iniciativas a celebrar a data, que teve uma vez mais uma grande participação dos militantes e amigos do Partido. O chefe de redacção adjunto do Avante! fez aí uma breve intervenção.

No domingo, em Panóias, no concelho de Ourique, Anabela Fino interveio num almoço em que participaram mais de 60 pessoas. A ocasião ficou marcada, simbolicamente, pela adesão da jovem Sara ao PCP, formalizada nesse mesmo dia e muito saudada pelos presentes. A iniciativa, onde não faltou um enorme bolo de aniversário, terminou com uma sessão de cante alentejano, animada por um trio de jovens músicos que anseia poder repetir este ano a experiência «única» vivida no ano passado com a sua estreia na Festa do Avante!. A seguir, a chefe de redacção do Avante! rumou a Almodôvar onde também se assinalou a data com um lanche e dois brindes muito especiais: ao órgão central do PCP, pelos seus 82 anos, e ao decano dos comunistas locais que no domingo completou 94 anos e que fez questão de estar presente e cantar nesta festa do seu Partido. 



Mais artigos de: PCP

Tomar Partido

O Partido está a crescer. Pela sua forma digna de estar na política, pela luta intransigente que trava contra a exploração e o empobrecimento, pela coerência e valor das suas propostas e pelo projecto de democracia avançada e socialismo que defende para...

PCP recebeu CNA

No âmbito dos encontros que tem vindo a realizar com o objectivo de dar a conhecer as conclusões do XIX Congresso e a sua proposta de uma política patriótica e de esquerda, o PCP recebeu no dia 14 uma delegação da Confederação Nacional da Agricultura. Em...

PIB cai, desemprego sobe

O PCP reagiu, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no dia 14, à divulgação nesse mesmo dia dos primeiros dados preliminares da evolução do PIB em 2012. Os dados apontam para uma queda de 3,2 por cento e para a presença de sinais preocupantes, já...

Reforçar o Partido nos bairros municipais

O PCP promoveu recentemente, no Porto, um encontro sobre a Intervenção e Organização do Partido nos Bairros Municipais de Cidade, que contou com cerca de 60 participantes. Tal como 20 por cento da população do Porto vive nos bairros municipais, o mesmo acontece com semelhante...