Milhares de curdos em Estrasburgo

Libertem Ocalan

Entre dez mil e 45 mil curdos, segundo dados da polícia e dos organizadores, manifestaram-se, no sábado, 16, em Estrasburgo para exigir a libertação de Abdullah Ocalan e a identificação dos assassinos de três activistas.

O líder do PKK está preso na Turquia desde 1999

Image 12598

Oriundos de vários países da Europa, designadamente da Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Holanda, para além de França, os manifestantes desfilaram pelas ruas da cidade francesa de Estrasburgo, com grandes imagens do líder curdo, bandeiras e dísticos em defesa de um «Curdistão livre».

À cabeça do desfile, dezenas de mulheres envergavam t-shirts brancas com retratos das três activistas curdas assassinadas em Paris, em 8 de Janeiro, nas instalações do Centro de Informação Curda.

«Sem mulheres, não há paz». «Exigimos justiça, prestem-nos contas», lia-se num dos cartazes em alusão à morosidade das autoridades francesas na investigação dos culpados pela bárbara execução.

«Já não temos confiança nas autoridades francesas porque, passado mês e meio dos assassínios, continuamos sem saber quem foram os responsáveis, não sabemos nada», declarou à agência AFP, Mahmoud Erol, da Associação Cultural da Mesoptâmia.

Com efeito, até ao momento, a polícia francesa apenas deteve para interrogatório um cidadão turco de 30 anos, apresentado como suspeito do crime, que afirma pertencer ao PKK.

Os manifestantes protestaram ainda contra a operação realizada pelas polícias espanhola e francesa contra independentistas curdos e pediram a libertação dos 17 detidos na semana passada em Bordéus e em Toulouse.

A diáspora curda manifesta-se todos os anos em Estrasburgo, por esta altura, para exigir a libertação de Abdullah Ocalan, preso pela Turquia em 15 de Fevereiro de 1999.



Mais artigos de: Europa

Greve total contra despedimentos

Os trabalhadores da companhia aérea espanhola Iberia iniciaram, na segunda-feira, 18, uma prolongada greve de três semanas, para travar o plano de reestruturação e a destruição massiva de postos de trabalho.

No 36.º Congresso do PCF

O PCP fez-se representar no 36.º Congresso do Partido Comunista Francês, que decorreu de 7 a 10 de Fevereiro, nos arredores de Paris, sob o lema «A força da partilha», palavra de ordem que decorre da integração do PCF na Frente de Esquerda, que integra também o Partido...

Búlgaros na rua

Em protesto contra o aumento dos preços da energia e reclamando a renacionalização das companhias fornecedoras, milhares de búlgaros manifestaram-se, dia 10, em várias cidades do país, designadamente na capital Sofia, Varna e Plovdiv. Os preços...

Projectos e ambiente

Na sequência da proposta da Comissão Europeia de alteração da directiva sobre a avaliação dos impactos ambientais de determinados projectos públicos e privados, os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram, dia 15, uma audição para auscultar...

Deve e haver

A proposta de Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020, aprovada no último Conselho Europeu, merece atenta reflexão e análise. Esta é uma questão da maior importância. Não apenas para uma melhor e mais actual caracterização do...