Prémio World Press Photo sem trabalho nem máquina
O júri do World Press Photo, o mais prestigiado prémio internacional de fotojornalismo, distinguiu, dia 15, o português Daniel Rodrigues, de 25 anos, com o primeiro prémio na categoria Vida Quotidiana de 2013.
O jovem fotógrafo de Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, congratulou-se com o reconhecimento do seu trabalho, e manifestou a esperança de que o prémio lhe traga trabalho.
Isto porque, tal como dezenas de milhares de jovens talentosos, Daniel Rodrigues está desempregado desde Setembro, e para pagar as contas foi forçado a desfazer-se do precioso material fotográfico.
A fotografia premiada, que faz parte de um conjunto de instantâneos de um grupo de jovens a jogar futebol num campo pelado, foi tirada em Março do ano passado, numa deslocação à Guiné-Bissau. Porém, apesar da evidente qualidade das imagens, foram em vão todas as tentativas para as publicar na imprensa nacional: «Ninguém quis comprar o trabalho».
Agora que o prémio o trouxe para a ribalta, espera conseguir regressar à profissão, «ter uma máquina fotográfica, objectivas e material, para poder voltar outra vez ao fotojornalismo», porque «as saudades já são muitas», declarou à agência Lusa.