A talhe de foice
Dona refundação
Actual
A lei de Ulrich
Actual
Rabo escondido com o gato de fora
Actual
Conspirações, ameaças e subversão
Crónica Internacional
Contradições, rivalidade e concertação
PCP
Reforçar o Partido, ampliar a luta
O XIX Congresso assume-se como tarefa prioritária do colectivo partidário. É necessário estimular o debate, leitura, discussão e reflexão, aperfeiçoando, melhorando e completando os documentos. É necessário estimular a discussão «à PCP», ou seja, intensa e alargada mas também fraterna e unificadora, respeitando os princípios orgânicos, os métodos de funcionamento e todo um património de trabalho colectivo do Partido.
A força da esperança
O comício do PCP realizado, dia 26, na Voz do Operário, em Lisboa, foi um grande comício: pela participação de centenas de militantes e simpatizantes, de todas as idades, origens e formações; pela combatividade que demonstrou; pela esperança e confiança numa vida melhor que dele sobressaiu.
<font color=0093dd>A luta pela Democracia Avançada, pelo Socialismo e o Comunismo: a estratégia do PCP </font>
<font color=0093dd>A propósito do regime democrático e do significado da Constituição da República Portuguesa</font>
<font color=0093dd>O Congresso em construção</font>
Jerónimo de Sousa participou, no dia 25, em Évora, numa reunião da Direcção da Organização Regional alargada aos membros das comissões concelhias, no âmbito da preparação do XIX Congresso do PCP.
<font color=0093dd>Luta é factor essencial para a alternativa</font>
<font color=0093dd>Um desafio difícil. E ainda bem</font>
<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>
Libertar o País do pacto de agressão
Centenas pessoas participaram, domingo, no comício que o PCP realizou em Santarém no âmbito da campanha Pôr Fim ao Desastre.
<i>Um Dia de Salário para o Partido</i>
<i>O Militante</i> está à venda
A alternativa do trabalho
Greves, plenários, concentrações e outros actos de protesto, a duas semanas da greve geral, ilustram o repúdio generalizado que suscita, entre os trabalhadores, o Orçamento do Estado que visa acentuar em 2013 a política das troikas. Nas concentrações que a Frente Comum de Sindicatos e a CGTP-IN marcaram para hoje vão igualmente ser apresentadas políticas e medidas alternativas.
STAL mobiliza pelos direitos
CT reafirmam papel activo
Forte protesto na GNR
Precários ficam pior
Governo destrói Inatel
Há alternativa a esta política
A maioria PSD/CDS-PP deverá aprovar hoje, à tarde, com os votos contra do PCP, o Orçamento do Estado para 2013. Desengane-se, porém, quem admita que estas são favas contadas para a maioria governamental.
Agravar a pobreza e a exclusão
O PCP opõe-se a qualquer corte no subsídio de desemprego, como chegou a ser anunciado na semana transacta, e considera que a simples admissão de tal cenário é reveladora da desumanidade do Governo PSD/CDS-PP e de como este se transformou numa «máquina de fazer pobres».
Sempre a afundar
Os carrascos da restauração
A maioria PSD/CDS-PP chumbou no dia 26 os diplomas (três projectos de lei do PCP, PEV e BE e um projecto de resolução do PS) que propunham a reposição do IVA nos 13 por cento.
Estatuto do Provedor de Justiça
Direitos ignorados
Utentes sofrem
A luta continua em defesa das freguesias
No sábado, milhares de pessoas participaram, por todo o País, em acções de protesto contra a extinção das freguesias e o encerramento de serviços públicos. Concentrações, sessões de esclarecimento e tribunas públicas deram voz ao descontentamento das populações que prometem continuar a luta contra este ataque ao poder local democrático.
Estudantes em luta
Milhares de alunos do Ensino Básico e Secundário manifestaram-se em todo o País contra as políticas educativas do Governo. A JCP manifestou solidariedade para com a luta dos estudantes.
Reforçar o movimento da paz
Alentejanos defendem acessibilidades
Não a Monti, não à <i>troika</i>
Dezenas de milhares de manifestantes desfilaram, sábado, 27, em Roma, num protesto contra as políticas de austeridade do governo de Mario Monti, convocado por partidos de esquerda, associações e sindicatos.
Maioria cúmplice
O Parlamento Europeu (PE) recusou, dia 23, a proposta de orçamento comunitário para 2013, no entanto, a posição aprovada não altera «a substância da insuficiente proposta da Comissão Europeia e do Conselho».
Sindicatos juntam-se ao 14 N
Ford fecha na Bélgica e Inglaterra
Mais Europa» (aos patrões)
Milícias massacram Bani Walid
O cerco e bombardeamento de Bani Walid durante cerca de 20 dias poderá ter provocado uma catástrofe humanitária de dimensão só comparável ao período em que a Líbia foi agredida pela NATO. No ataque, lançado nas vésperas de se assinalar um ano sobre o assassinato de Muamar Kadafi, terão sido usadas armas não-convencionais, confirmando o carácter criminoso de uma operação de contornos punitivos contra quem recusa vassalagem ao novo regime e aos mercenários que dominam o país.
Cessar-fogo violado
A trégua temporária de quatro dias negociada pelo enviado da ONU para a Síria não foi cumprida, lamentou Lakhdar Brahimi, que em visita a Moscovo admitiu que os ataques registados «sobre a população civil são definitivamente actos terroristas realizados por grupos».
Luta forçou recuo
Povo contra elogio fascista
A misteriosa expedição de N’Tchama a Bissau
Almada
Localizada na margem esquerda do Tejo, junto à confluência do grande rio com o oceano Atlântico, Almada, após a entrada de Portugal na CEE, foi, dos 308 concelhos do País, o mais atingido em termos percentuais com a desindustrialização, crime de lesa Almada e que tem a marca das políticas de direita do PS, PSD e CDS-PP.