Editorial

TEMPO DE LUTA

A cada dia que passa acentua-se o isolamento do Governo Passos/Portas. Junto dos trabalhadores e do povo o seu descrédito é...
Opinião
A talhe de foice

Dona refundação

Em época de caça, Passos Coelho tirou da cartola uma lebre, cuja baptizou com o sugestivo nome de...
Actual

A lei de Ulrich

A apresentação dos resultados de um banco são sempre um momento que merece registo. Em regra o banqueiro exibe com...
PCP

Reforçar o Partido, ampliar a luta

O XIX Congresso assume-se como tarefa prioritária do colectivo partidário. É necessário estimular o debate, leitura, discussão e reflexão, aperfeiçoando, melhorando e completando os documentos. É necessário estimular a discussão «à PCP», ou seja, intensa e alargada mas também fraterna e unificadora, respeitando os princípios orgânicos, os métodos de funcionamento e todo um património de trabalho colectivo do Partido.

Em Foco

A força da esperança

O comício do PCP realizado, dia 26, na Voz do Operário, em Lisboa, foi um grande comício: pela participação de centenas de militantes e simpatizantes, de todas as idades, origens e formações; pela combatividade que demonstrou; pela esperança e confiança numa vida melhor que dele sobressaiu.

PCP
Trabalhadores

A alternativa do trabalho

Greves, plenários, concentrações e outros actos de protesto, a duas semanas da greve geral, ilustram o repúdio generalizado que suscita, entre os trabalhadores, o Orçamento do Estado que visa acentuar em 2013 a política das troikas. Nas concentrações que a Frente Comum de Sindicatos e a CGTP-IN marcaram para hoje vão igualmente ser apresentadas políticas e medidas alternativas.

CT reafirmam papel activo

No 17.º Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, realizado em Coimbra, na sexta-feira, dia...

Forte protesto na GNR

O protesto nacional, promovido na tarde de quarta-feira, dia 24, pela Associação dos Profissionais...

Precários ficam pior

A Interjovem, num comentário ao OE 2013, afirma que a proposta do Governo preconiza medidas que iriam...

Governo destrói Inatel

Ao deixar arrastar sem solução os graves problemas da Fundação Inatel, com consequências financeiras...
Assembleia da República

Há alternativa a esta política

A maioria PSD/CDS-PP deverá aprovar hoje, à tarde, com os votos contra do PCP, o Orçamento do Estado para 2013. Desengane-se, porém, quem admita que estas são favas contadas para a maioria governamental.

Agravar a pobreza e a exclusão

O PCP opõe-se a qualquer corte no subsídio de desemprego, como chegou a ser anunciado na semana transacta, e considera que a simples admissão de tal cenário é reveladora da desumanidade do Governo PSD/CDS-PP e de como este se transformou numa «máquina de fazer pobres».

Sempre a afundar

O Parlamento aprovou, sexta-feira, 26, a segunda alteração à lei do Orçamento do Estado para 2012. O diploma, que...

Os carrascos da restauração

A maioria PSD/CDS-PP chumbou no dia 26 os diplomas (três projectos de lei do PCP, PEV e BE e um projecto de resolução do PS) que propunham a reposição do IVA nos 13 por cento.

Estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento aprovou sexta-feira passada, 26, na generalidade, com os votos favoráveis de todas as bancadas, um projecto de lei da...

Direitos ignorados

Foram recentemente inviabilizados na AR, com os votos contra do PSD e do CDS-PP (o PS absteve-se), projectos de lei do PCP e do BE destinados...

Utentes sofrem

A chamada reorganização do Centro Hospitalar do Médio Tejo redundou num grave prejuízo para os utentes, com...
Nacional

A luta continua em defesa das freguesias

No sábado, milhares de pessoas participaram, por todo o País, em acções de protesto contra a extinção das freguesias e o encerramento de serviços públicos. Concentrações, sessões de esclarecimento e tribunas públicas deram voz ao descontentamento das populações que prometem continuar a luta contra este ataque ao poder local democrático.

Estudantes em luta

Milhares de alunos do Ensino Básico e Secundário manifestaram-se em todo o País contra as políticas educativas do Governo. A JCP manifestou solidariedade para com a luta dos estudantes.

Reforçar o movimento da paz

O Conselho Português para a Paz e Cooperação realizou recentemente a sua XXIII assembleia da Paz, que teve como lema O...
Europa

Não a Monti, não à <i>troika</i>

Dezenas de milhares de manifestantes desfilaram, sábado, 27, em Roma, num protesto contra as políticas de austeridade do governo de Mario Monti, convocado por partidos de esquerda, associações e sindicatos.

Maioria cúmplice

O Parlamento Europeu (PE) recusou, dia 23, a proposta de orçamento comunitário para 2013, no entanto, a posição aprovada não altera «a substância da insuficiente proposta da Comissão Europeia e do Conselho».

Sindicatos juntam-se ao 14 N

Cinco confederações sindicais de França (CGT, CFDT, FSU, Unsa e Solidaires) convocaram para 14 de Novembro...

Mais Europa» (aos patrões)

Vale a pena determo-nos um pouco ainda sobre as conclusões do último Conselho Europeu. Longe dos holofotes da reunião...
Internacional

Milícias massacram Bani Walid

O cerco e bombardeamento de Bani Walid durante cerca de 20 dias poderá ter provocado uma catástrofe humanitária de dimensão só comparável ao período em que a Líbia foi agredida pela NATO. No ataque, lançado nas vésperas de se assinalar um ano sobre o assassinato de Muamar Kadafi, terão sido usadas armas não-convencionais, confirmando o carácter criminoso de uma operação de contornos punitivos contra quem recusa vassalagem ao novo regime e aos mercenários que dominam o país.

Cessar-fogo violado

A trégua temporária de quatro dias negociada pelo enviado da ONU para a Síria não foi cumprida, lamentou Lakhdar Brahimi, que em visita a Moscovo admitiu que os ataques registados «sobre a população civil são definitivamente actos terroristas realizados por grupos».

Luta forçou recuo

Organizações sociais panamianas convocaram para segunda-feira uma marcha em Colón com o objectivo de exigirem a...

Povo contra elogio fascista

Sectores populares mobilizaram-se, sábado, contra o que consideram ser uma tentativa de recuperação da ditadura imposta...
Temas

Almada

Localizada na margem esquerda do Tejo, junto à confluência do grande rio com o oceano Atlântico, Almada, após a entrada de Portugal na CEE, foi, dos 308 concelhos do País, o mais atingido em termos percentuais com a desindustrialização, crime de lesa Almada e que tem a marca das políticas de direita do PS, PSD e CDS-PP.

Argumentos
Cultura

Mário Castrim – Dez anos

Passaram depressa, quase não dei por eles – Por estes dez anos. Não admira: na verdade, bem se pode dizer que durante estes anos, dia após...
TVisto

A ditadora

O cavalheiro nem é dos mais antipáticos entre os da sua especialidade. Mas, é claro, a especialidade lá...
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 2...

A semana em resumo

Frases

“A Grécia vai ser mantida em coma assistido porque os custos da sua saída...