Editorial

NÃO HÁ FESTA COMO ESTA

Aí está a tão desejada divulgação dos espectáculos da Festa! E aí está, como todos os...
Opinião
PCP

Não há Festa como esta!

Esta semana apresentamos os traços essenciais da 36.ª edição da Festa do Avante!. Entramos numa nova fase em que se acelera toda a preparação da Festa até que no próximo dia 7 de Setembro as portas da Quinta da Atalaia se abrirão para acolher os milhares de visitantes que não dispensam estes três dias de convívio, de solidariedade e de luta para retemperarem forças para o ano que aí vem.

Crónica Internacional

A Síria está em guerra

A Síria vive tempos dramáticos para o seu povo. Os combates chegaram às principais cidades do país, primeiro...
A talhe de foice

À D. João VI

Uma imensa catástrofe abateu-se sobre o País com os incêndios. As chamas galgam serras e cumeadas no Algarve e Madeira,...
Actual

Os offshore não têm pátria

O capital não tem pátria, e os offshores ainda menos a têm. Um estudo que acaba de ser publicado (Estimating the Price...
Actual

Fazedores do mal

Fugindo à mais proverbial asserção, carregada de sabedoria popular, sobre a não necessária...
Em Foco

A revolta das batas brancas

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses instalou um «hospital do protesto» na baixa de Lisboa, trazendo para a rua o grande descontentamento que se vive entre os profissionais e ganhando ampla solidariedade da população. Vários enfermeiros recusaram contratos com remunerações que consideram ofensivas e apelaram a que outros o façam também. A luta não é de agora, tal como a dos médicos e demais trabalhadores da Saúde, a que se juntam as vozes dos utentes, num justo clamor de revolta e de exigência de mudança.

PCP

Contas da CDU de acordo com a lei

Sobre o Acórdão do Tribunal Constitucional relativo às contas das eleições legislativas de 2009 apresentadas pela CDU, o Secretariado do Comité Central do PCP emitiu um comunicado que abaixo publicamos na íntegra.

Pedro Ramos de Almeida

Image 10969

Centenas de pessoas despediram-se, segunda-feira, de Pedro Ramos de Almeida, destacado militante do PCP ao longo de quase sessenta anos.

Negociata em Lisboa

A intenção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa de entregar os terrenos do aeroporto ao Estado merece, desde...
Trabalhadores

Desemprego requer acção

A Intersindical vai realizar uma marcha de nove dias, de Braga a Lisboa, contra o desemprego, porque «é preciso agir, identificando os problemas, apresentando soluções, mobilizando os desempregados».

Determinação nas ruas do Porto

Uma tribuna pública, com centenas de pessoas, e concentrações frente às sedes da Liga de Clubes e da associação patronal do calçado, encerraram no distrito do Porto a quinzena de luta da CGTP-IN.

Vale mesmo a pena lutar

O acordo alcançado na Centralcer, na revisão do AE para 2012, representa «uma vitória da resistência e da...

Lima tem que pagar

Os trabalhadores da ICL e da ICAL, desde o início deste mês em greve pelo pagamento de salários em atraso,...

Resposta firme na <i>Somincor</i>

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira apresentou anteontem um pré-aviso de greve a todo o trabalho suplementar na...

Razões justas nas ruas

Junto ao Ministério das Finanças, a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública realiza hoje,...
Assembleia da República

«Programas de pacotilha»

O PCP considera uma «manobra de diversão» o chamado mercado social de arrendamento lançado pelo Governo e avisa que tal programa não resolve «os graves constrangimentos» que se colocam às famílias no acesso a uma habitação condigna.

Urge melhor e mais célere Justiça

O Parlamento aprovou, na generalidade, com os votos favoráveis apenas da maioria PSD/CDS-PP, as propostas do Governo de revisão do Código Penal, do Código da Execução de Penas e do Código de Processo Penal.

PCP quer ouvir ministro

Foi aprovado em comissão (com o voto contra do CDS-PP) o requerimento entregue pelo Grupo Parlamentar do PCP para uma...
Nacional

Derrotar o pacto de agressão

Os comunistas da Ilha de São Miguel, nos Açores, estão a distribuir um boletim onde dão conta do encerramento de serviços públicos e assinalam a necessidade de acentuar a luta contra o pacto de agressão.

MURPI alerta para ataque sem igual

O Governo está a preparar-se para aumentar a idade da reforma para os 67 anos e cortar o direito à protecção social na velhice. A denúncia foi feita no XVII Piquenicão do MURPI.

Utentes protestam

A Comissão de Utentes da Saúde do Montijo convocou para sexta-feira, 27, a partir das 18h30, junto ao Hospital do Montijo, uma...
Europa

O clamor da revolta

Manifestações gigantes tomaram as ruas de 80 cidades espanholas, dia 19, em protesto com os cortes sociais anunciados pelo governo conservador de Mariano Rajoy

Direito a produzir

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram um conjunto de 167 propostas de alteração ao projecto de reforma da Política Agrícola Comum (PAC), que representa uma alternativa clara ao caminho preconizado pela Comissão Europeia.

França taxa grandes fortunas

Os deputados franceses aprovaram na generalidade, na madrugada de dia 20, um orçamento rectificativo que prevê um aumento de...

«Direitos iguais»?

Com esta designação – «direitos iguais» – podemos encontrar um vídeo...
Internacional

Ricos prosperam com a miséria da maioria

A distribuição da riqueza nos EUA mostra um enorme fosso entre a elite opulenta e a imensa maioria do povo, constatam dados recentemente divulgados num país que todos os indicadores mostram precipitar-se para o declínio.

Guerra de mercenários e propaganda

Entre 40 a 60 mil mercenários terão chegado nos últimos dias à Síria para se unirem ao denominado Exército Sírio Livre (ESL), denuncia a Red Voltaire. O reforço dos grupos armados apoiados pelo imperialismo e pelas monarquias do Golfo ocorre no contexto do recrudescimento da violência e da manipulação mediática do conflito.

Paraísos do capital

Os mais ricos do mundo colocaram pelo menos 21 biliões de dólares em paraísos fiscais, aproximadamente a soma dos...

Golpe mais claro

José Rodriguez, dirigente da Liga Nacional de Camponeses, denunciou que nos confrontos entre camponeses sem-terra e polícia...
Temas

Por um comércio externo ao serviço do crescimento e do progresso

Segundo os dados do INE, ainda provisórios, referentes aos primeiros cinco meses de 2012, verifica-se em comparação com mesmo período em 2011, um aumento das exportações em 9 por cento (valor total de 18 919 milhões de euros) e uma redução das importações de 5,6 por cento (valor total de 23 610 milhões de euros), tendo a taxa de cobertura das importações pelas exportações passado de 69,4 para 80,1 por cento.

 

Argumentos
TVisto

Cumplicidades

Para além das menores ou maiores desgraças que cronicamente constituem os acepipes preferidos pelos telenoticiários...
Religiões

No reino da podridão…

«O Serviço Nacional de Saúde não tem a ver com o dinheiro, mas é assunto religioso. O SNS não existe, é uma ficção … Até os comunistas e os ateus cuidam dos pobrezinhos ! …O verdadeiro problema da Saúde é, antes, religioso e só a Pastoral da Saúde o pode resolver!»

(João Luís César das Neves, Opus Dei, catedrático da Universidade Católica e colunista dos jornais. Ex-assessor de Cavaco Silva. Maio de 2012). 

«A igreja é uma defensora acérrima do Serviço Nacional de Saúde … Não basta pensar na pessoa só quando alguém está para morrer e levar-lhe a Extrema Unção... É necessário alargar a assistência espiritual e religiosa a toda a rede hospitalar do SNS...»

(Ana Jorge, anterior Ministro da Saúde do governo PS, considerada próxima do Opus Dei e da Companhia de Jesus).

«O Serviço Nacional de Saúde é uma conquista de Abril, um serviço universal e gratuito ou tendencialmente gratuito... Há quem espere receber o seu cadáver mas o Serviço Nacional de Saúde vai sobreviver!...»

(António Arnaut, pioneiro do SNS, ex- ministro socialista dos Assuntos Sociais, ex-Grão Mestre da Maçonaria ).

 

Aconteceu

Dívida pública agrava-se

A dívida pública portuguesa atingiu 111,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, ou seja, um...

Casa do Cante abriu em Serpa

Casa do Cante Alentejano foi inaugurada, dia 21, em Serpa, com a missão de aplicar «um Plano de Salvaguarda para a Polifonia...

Eugénio Rosa conclui doutoramento

O ecomonista Eugénio Rosa concluiu, dia 19, as provas de doutoramento no Instituto Superior de Economia e Gestão, obtendo a nota...

Reuniões e outras iniciativas

Almada  Tribuna Pública Em Defesa do Serviço Nacional de Saúde...

A semana em resumo

Frases

«O que sucedeu com Miguel Relvas é produto da mercantilização...