PCP
Não há Festa como esta!
Esta semana apresentamos os traços essenciais da 36.ª edição da Festa do Avante!. Entramos numa nova fase em que se acelera toda a preparação da Festa até que no próximo dia 7 de Setembro as portas da Quinta da Atalaia se abrirão para acolher os milhares de visitantes que não dispensam estes três dias de convívio, de solidariedade e de luta para retemperarem forças para o ano que aí vem.
Crónica Internacional
A Síria está em guerra
A talhe de foice
À D. João VI
Actual
PS – o aniversário e a cassete
Actual
Os offshore não têm pátria
Actual
Fazedores do mal
A revolta das batas brancas
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses instalou um «hospital do protesto» na baixa de Lisboa, trazendo para a rua o grande descontentamento que se vive entre os profissionais e ganhando ampla solidariedade da população. Vários enfermeiros recusaram contratos com remunerações que consideram ofensivas e apelaram a que outros o façam também. A luta não é de agora, tal como a dos médicos e demais trabalhadores da Saúde, a que se juntam as vozes dos utentes, num justo clamor de revolta e de exigência de mudança.
Contas da CDU de acordo com a lei
Sobre o Acórdão do Tribunal Constitucional relativo às contas das eleições legislativas de 2009 apresentadas pela CDU, o Secretariado do Comité Central do PCP emitiu um comunicado que abaixo publicamos na íntegra.
Pedro Ramos de Almeida
Centenas de pessoas despediram-se, segunda-feira, de Pedro Ramos de Almeida, destacado militante do PCP ao longo de quase sessenta anos.
Negociata em Lisboa
Desemprego requer acção
A Intersindical vai realizar uma marcha de nove dias, de Braga a Lisboa, contra o desemprego, porque «é preciso agir, identificando os problemas, apresentando soluções, mobilizando os desempregados».
Determinação nas ruas do Porto
Uma tribuna pública, com centenas de pessoas, e concentrações frente às sedes da Liga de Clubes e da associação patronal do calçado, encerraram no distrito do Porto a quinzena de luta da CGTP-IN.
Vale mesmo a pena lutar
Lima tem que pagar
Forte greve na <i>Carristur</i>
STAL contestou cortes no TC
Resposta firme na <i>Somincor</i>
Razões justas nas ruas
«Programas de pacotilha»
O PCP considera uma «manobra de diversão» o chamado mercado social de arrendamento lançado pelo Governo e avisa que tal programa não resolve «os graves constrangimentos» que se colocam às famílias no acesso a uma habitação condigna.
Urge melhor e mais célere Justiça
O Parlamento aprovou, na generalidade, com os votos favoráveis apenas da maioria PSD/CDS-PP, as propostas do Governo de revisão do Código Penal, do Código da Execução de Penas e do Código de Processo Penal.
Desfigurar a Escola Pública
PCP quer ouvir ministro
Liberalização é grave problema
Derrotar o pacto de agressão
Os comunistas da Ilha de São Miguel, nos Açores, estão a distribuir um boletim onde dão conta do encerramento de serviços públicos e assinalam a necessidade de acentuar a luta contra o pacto de agressão.
MURPI alerta para ataque sem igual
O Governo está a preparar-se para aumentar a idade da reforma para os 67 anos e cortar o direito à protecção social na velhice. A denúncia foi feita no XVII Piquenicão do MURPI.
Programa de emergência para a construção civil
CP de «costas voltadas» para os utentes
Utentes protestam
O clamor da revolta
Manifestações gigantes tomaram as ruas de 80 cidades espanholas, dia 19, em protesto com os cortes sociais anunciados pelo governo conservador de Mariano Rajoy.
Direito a produzir
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram um conjunto de 167 propostas de alteração ao projecto de reforma da Política Agrícola Comum (PAC), que representa uma alternativa clara ao caminho preconizado pela Comissão Europeia.
Greves perturbam Jogos Olímpicos
França taxa grandes fortunas
«Direitos iguais»?
Ricos prosperam com a miséria da maioria
A distribuição da riqueza nos EUA mostra um enorme fosso entre a elite opulenta e a imensa maioria do povo, constatam dados recentemente divulgados num país que todos os indicadores mostram precipitar-se para o declínio.
Guerra de mercenários e propaganda
Entre 40 a 60 mil mercenários terão chegado nos últimos dias à Síria para se unirem ao denominado Exército Sírio Livre (ESL), denuncia a Red Voltaire. O reforço dos grupos armados apoiados pelo imperialismo e pelas monarquias do Golfo ocorre no contexto do recrudescimento da violência e da manipulação mediática do conflito.
Paraísos do capital
XVIII Encontro reuniu em Caracas
Golpe mais claro
Por um comércio externo ao serviço do crescimento e do progresso
Segundo os dados do INE, ainda provisórios, referentes aos primeiros cinco meses de 2012, verifica-se em comparação com mesmo período em 2011, um aumento das exportações em 9 por cento (valor total de 18 919 milhões de euros) e uma redução das importações de 5,6 por cento (valor total de 23 610 milhões de euros), tendo a taxa de cobertura das importações pelas exportações passado de 69,4 para 80,1 por cento.
Cultura
Revolução cultural ou luta de classes para a transformação do mundo?
TVisto
Cumplicidades
Religiões
No reino da podridão…
«O Serviço Nacional de Saúde não tem a ver com o dinheiro, mas é assunto religioso. O SNS não existe, é uma ficção … Até os comunistas e os ateus cuidam dos pobrezinhos ! …O verdadeiro problema da Saúde é, antes, religioso e só a Pastoral da Saúde o pode resolver!»
(João Luís César das Neves, Opus Dei, catedrático da Universidade Católica e colunista dos jornais. Ex-assessor de Cavaco Silva. Maio de 2012).
«A igreja é uma defensora acérrima do Serviço Nacional de Saúde … Não basta pensar na pessoa só quando alguém está para morrer e levar-lhe a Extrema Unção... É necessário alargar a assistência espiritual e religiosa a toda a rede hospitalar do SNS...»
(Ana Jorge, anterior Ministro da Saúde do governo PS, considerada próxima do Opus Dei e da Companhia de Jesus).
«O Serviço Nacional de Saúde é uma conquista de Abril, um serviço universal e gratuito ou tendencialmente gratuito... Há quem espere receber o seu cadáver mas o Serviço Nacional de Saúde vai sobreviver!...»
(António Arnaut, pioneiro do SNS, ex- ministro socialista dos Assuntos Sociais, ex-Grão Mestre da Maçonaria ).