Eugénio Rosa conclui doutoramento
O ecomonista Eugénio Rosa concluiu, dia 19, as provas de doutoramento no Instituto Superior de Economia e Gestão, obtendo a nota máxima pela tese «Grupos Económicos e Desenvolvimento em Portugal».
Este trabalho, com mais de 500 páginas, resultou de uma investigação de quatro anos, sob orientação da professora Ilona Kovácks, que revela o domínio da economia, da sociedade portuguesa e do poder político em Portugal por 44 grandes grupos económicos – grande parte deles em estreita associação com o capital estrangeiro.
Nas conclusões, o autor salienta que «o Estado só tem possibilidades de ter um papel activo na promoção do crescimento económico e do desenvolvimento se tiver nos sectores estratégicos – financeiro, energia, comunicações, etc. – empresas públicas importantes e com capacidade para terem uma acção determinante, e integradas num plano de desenvolvimento com objectivos claros e metas que responsabilizem os seus gestores».
A tese foi avaliada por um júri presidido pelo prof. doutor José António Correia Pereirinha e integrado pelos prof. doutores João Ferreira do Amaral, Ilona Kovácks, Manuel Lisboa, Joaquim Ramos Silva e Paula Dias Urze.