Greves perturbam Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Londres, que se iniciam amanhã, sexta-feira, podem ser afectados por greves já anunciadas para o período do evento desportivo que decorrerá até 20 de Agosto na capital britânica.

Hoje, quinta-feira, o pessoal das alfândegas iniciou uma greve contra os despedimentos e cortes salariais das pensões no sector. O protesto, convocado pelo Sindicato dos Serviços Públicos e Comerciais (PCS), manter-se-á até ao final dos Jogos, com greve às horas extraordinárias, o que ameaça multiplicar os atrasos que se têm observado nos últimos meses no aeroporto de Heathrow, onde a falta de pessoal têm originado longas filas de passageiros para passar pelo controlo de passaportes.

Também os ferroviários da East Midlands Trains, centro de Inglaterra, se preparam para paralisar entre 6 e 8 de Agosto, podendo perturbar os encontros de futebol previstos em várias regiões.

O aumento da tensão social, designadamente no funcionalismo público, principal alvo dos cortes governamentais, poderá traduzir-se em novos surtos de contestação, já que, segundo admitiu o primeiro-ministro, David Cameron, (Daily Telegraph, 19.07) as políticas restritivas são para continuar para além de 2020.



Mais artigos de: Europa

O clamor da revolta

Manifestações gigantes tomaram as ruas de 80 cidades espanholas, dia 19, em protesto com os cortes sociais anunciados pelo governo conservador de Mariano Rajoy

Direito a produzir

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram um conjunto de 167 propostas de alteração ao projecto de reforma da Política Agrícola Comum (PAC), que representa uma alternativa clara ao caminho preconizado pela Comissão Europeia.

França taxa grandes fortunas

Os deputados franceses aprovaram na generalidade, na madrugada de dia 20, um orçamento rectificativo que prevê um aumento de impostos de 7,2 mil milhões de euros e o corte na despesa de 1,5 mil milhões de euros. Entre as medidas mais emblemáticas está a revogação do...

«Direitos iguais»?

Com esta designação – «direitos iguais» – podemos encontrar um vídeo que circula pela Internet, resultado de um concurso público promovido por uma tal rede europeia que se intitula «Indoors». Ao som de uma música leve,...