Sul-africanos celebram 94.º aniversário de Mandela
Milhões de sul-africanos celebraram, dia 18, o 94.º aniversário de Nelson Mandela cumprindo os simbólicos 67 minutos de trabalho comunitário, em homenagem ao número de anos que o líder histórico do ANC (Congresso Nacional Africano) dedicou à luta contra o apartheid e a opressão colonial.
Numa mensagem de felicitações, o Partido Comunista da África do Sul sublinha a acção determinada e consequente de Mandela enquanto militante revolucionário. «Rendendo homenagem a Mandela, devemos rejeitar com firmeza as tentativas dos liberais e de outras forças reaccionárias, muitos dos quais foram cúmplices do seu encarceramento e outros nunca levantaram um dedo contra o apartheid de se apropriarem do nome de Mandela a fim de condenar a direcção actual do nosso movimento».
«Para nós homenagear Mandela significa tomar decisões radicais para atacar as causas sistémicas da crise actual, com a qual o mundo inteiro e o nosso país estão confrontados». «A tarefa de construir uma África do Sul verdadeiramente democrática continua!»