Editorial

NÃO HÁ FESTA COMO ESTA

Aí está a tão desejada divulgação dos espectáculos da Festa! E aí está, como todos os...
Opinião
PCP

Não há Festa como esta!

Esta se­mana apre­sen­tamos os traços es­sen­ciais da 36.ª edição da Festa do Avante!. En­tramos numa nova fase em que se ace­lera toda a pre­pa­ração da Festa até que no pró­ximo dia 7 de Se­tembro as portas da Quinta da Ata­laia se abrirão para aco­lher os mi­lhares de vi­si­tantes que não dis­pensam estes três dias de con­vívio, de so­li­da­ri­e­dade e de luta para re­tem­pe­rarem forças para o ano que aí vem.

Crónica Internacional

A Síria está em guerra

A Síria vive tempos dramáticos para o seu povo. Os combates chegaram às principais cidades do país, primeiro...
A talhe de foice

À D. João VI

Uma imensa catástrofe abateu-se sobre o País com os incêndios. As chamas galgam serras e cumeadas no Algarve e Madeira,...
Actual

Os offshore não têm pátria

O capital não tem pátria, e os offshores ainda menos a têm. Um estudo que acaba de ser publicado (Estimating the Price...
Actual

Fazedores do mal

Fugindo à mais proverbial asserção, carregada de sabedoria popular, sobre a não necessária...
Em Foco

A revolta das batas brancas

O Sin­di­cato dos En­fer­meiros Por­tu­gueses ins­talou um «hos­pital do pro­testo» na baixa de Lisboa, tra­zendo para a rua o grande des­con­ten­ta­mento que se vive entre os pro­fis­si­o­nais e ga­nhando ampla so­li­da­ri­e­dade da po­pu­lação. Vá­rios en­fer­meiros re­cu­saram con­tratos com re­mu­ne­ra­ções que con­si­deram ofen­sivas e ape­laram a que ou­tros o façam também. A luta não é de agora, tal como a dos mé­dicos e de­mais tra­ba­lha­dores da Saúde, a que se juntam as vozes dos utentes, num justo clamor de re­volta e de exi­gência de mu­dança.

PCP

Contas da CDU de acordo com a lei

Sobre o Acórdão do Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal re­la­tivo às contas das elei­ções le­gis­la­tivas de 2009 apre­sen­tadas pela CDU, o Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP emitiu um co­mu­ni­cado que abaixo pu­bli­camos na ín­tegra.

Pedro Ramos de Almeida

Image 10969

Cen­tenas de pes­soas des­pe­diram-se, se­gunda-feira, de Pedro Ramos de Al­meida, des­ta­cado mi­li­tante do PCP ao longo de quase ses­senta anos.

Negociata em Lisboa

A intenção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa de entregar os terrenos do aeroporto ao Estado merece, desde...
Trabalhadores

Desemprego requer acção

A In­ter­sin­dical vai re­a­lizar uma marcha de nove dias, de Braga a Lisboa, contra o de­sem­prego, porque «é pre­ciso agir, iden­ti­fi­cando os pro­blemas, apre­sen­tando so­lu­ções, mo­bi­li­zando os de­sem­pre­gados».

Determinação nas ruas do Porto

Uma tri­buna pú­blica, com cen­tenas de pes­soas, e con­cen­tra­ções frente às sedes da Liga de Clubes e da as­so­ci­ação pa­tronal do cal­çado, en­cer­raram no dis­trito do Porto a quin­zena de luta da CGTP-IN.

Vale mesmo a pena lutar

O acordo alcançado na Centralcer, na revisão do AE para 2012, representa «uma vitória da resistência e da...

Lima tem que pagar

Os trabalhadores da ICL e da ICAL, desde o início deste mês em greve pelo pagamento de salários em atraso,...

Resposta firme na <i>Somincor</i>

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira apresentou anteontem um pré-aviso de greve a todo o trabalho suplementar na...

Razões justas nas ruas

Junto ao Ministério das Finanças, a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública realiza hoje,...
Assembleia da República

«Programas de pacotilha»

O PCP con­si­dera uma «ma­nobra de di­versão» o cha­mado mer­cado so­cial de ar­ren­da­mento lan­çado pelo Go­verno e avisa que tal pro­grama não re­solve «os graves cons­tran­gi­mentos» que se co­locam às fa­mí­lias no acesso a uma ha­bi­tação con­digna.

Urge melhor e mais célere Justiça

O Par­la­mento aprovou, na ge­ne­ra­li­dade, com os votos fa­vo­rá­veis apenas da mai­oria PSD/​CDS-PP, as pro­postas do Go­verno de re­visão do Có­digo Penal, do Có­digo da Exe­cução de Penas e do Có­digo de Pro­cesso Penal.

PCP quer ouvir ministro

Foi aprovado em comissão (com o voto contra do CDS-PP) o requerimento entregue pelo Grupo Parlamentar do PCP para uma...
Nacional

Derrotar o pacto de agressão

Os co­mu­nistas da Ilha de São Mi­guel, nos Açores, estão a dis­tri­buir um bo­letim onde dão conta do en­cer­ra­mento de ser­viços pú­blicos e as­si­nalam a ne­ces­si­dade de acen­tuar a luta contra o pacto de agressão.

MURPI alerta para ataque sem igual

O Go­verno está a pre­parar-se para au­mentar a idade da re­forma para os 67 anos e cortar o di­reito à pro­tecção so­cial na ve­lhice. A de­núncia foi feita no XVII Pi­que­nicão do MURPI.

Utentes protestam

A Comissão de Utentes da Saúde do Montijo convocou para sexta-feira, 27, a partir das 18h30, junto ao Hospital do Montijo, uma...
Europa

O clamor da revolta

Ma­ni­fes­ta­ções gi­gantes to­maram as ruas de 80 ci­dades es­pa­nholas, dia 19, em pro­testo com os cortes so­ciais anun­ci­ados pelo go­verno con­ser­vador de Ma­riano Rajoy

Direito a produzir

Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu apre­sen­taram um con­junto de 167 pro­postas de al­te­ração ao pro­jecto de re­forma da Po­lí­tica Agrí­cola Comum (PAC), que re­pre­senta uma al­ter­na­tiva clara ao ca­minho pre­co­ni­zado pela Co­missão Eu­ro­peia.

França taxa grandes fortunas

Os deputados franceses aprovaram na generalidade, na madrugada de dia 20, um orçamento rectificativo que prevê um aumento de...

«Direitos iguais»?

Com esta designação – «direitos iguais» – podemos encontrar um vídeo...
Internacional

Ricos prosperam com a miséria da maioria

A dis­tri­buição da ri­queza nos EUA mostra um enorme fosso entre a elite opu­lenta e a imensa mai­oria do povo, cons­tatam dados re­cen­te­mente di­vul­gados num país que todos os in­di­ca­dores mos­tram pre­ci­pitar-se para o de­clínio.

Guerra de mercenários e propaganda

Entre 40 a 60 mil mer­ce­ná­rios terão che­gado nos úl­timos dias à Síria para se unirem ao de­no­mi­nado Exér­cito Sírio Livre (ESL), de­nuncia a Red Vol­taire. O re­forço dos grupos ar­mados apoi­ados pelo im­pe­ri­a­lismo e pelas mo­nar­quias do Golfo ocorre no con­texto do re­cru­des­ci­mento da vi­o­lência e da ma­ni­pu­lação me­diá­tica do con­flito.

Paraísos do capital

Os mais ricos do mundo colocaram pelo menos 21 biliões de dólares em paraísos fiscais, aproximadamente a soma dos...

Golpe mais claro

José Rodriguez, dirigente da Liga Nacional de Camponeses, denunciou que nos confrontos entre camponeses sem-terra e polícia...
Temas

Por um comércio externo ao serviço do crescimento e do progresso

Se­gundo os dados do INE, ainda pro­vi­só­rios, re­fe­rentes aos pri­meiros cinco meses de 2012, ve­ri­fica-se em com­pa­ração com mesmo pe­ríodo em 2011, um au­mento das ex­por­ta­ções em 9 por cento (valor total de 18 919 mi­lhões de euros) e uma re­dução das im­por­ta­ções de 5,6 por cento (valor total de 23 610 mi­lhões de euros), tendo a taxa de co­ber­tura das im­por­ta­ções pelas ex­por­ta­ções pas­sado de 69,4 para 80,1 por cento.

 

Argumentos
TVisto

Cumplicidades

Para além das menores ou maiores desgraças que cronicamente constituem os acepipes preferidos pelos telenoticiários...
Religiões

No reino da podridão…

«O Ser­viço Na­ci­onal de Saúde não tem a ver com o di­nheiro, mas é as­sunto re­li­gioso. O SNS não existe, é uma ficção … Até os co­mu­nistas e os ateus cuidam dos po­bre­zi­nhos ! …O ver­da­deiro pro­blema da Saúde é, antes, re­li­gioso e só a Pas­toral da Saúde o pode re­solver!»

(João Luís César das Neves, Opus Dei, ca­te­drá­tico da Uni­ver­si­dade Ca­tó­lica e co­lu­nista dos jor­nais. Ex-as­sessor de Ca­vaco Silva. Maio de 2012). 

«A igreja é uma de­fen­sora acér­rima do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde … Não basta pensar na pessoa só quando al­guém está para morrer e levar-lhe a Ex­trema Unção... É ne­ces­sário alargar a as­sis­tência es­pi­ri­tual e re­li­giosa a toda a rede hos­pi­talar do SNS...»

(Ana Jorge, an­te­rior Mi­nistro da Saúde do go­verno PS, con­si­de­rada pró­xima do Opus Dei e da Com­pa­nhia de Jesus).

«O Ser­viço Na­ci­onal de Saúde é uma con­quista de Abril, um ser­viço uni­versal e gra­tuito ou ten­den­ci­al­mente gra­tuito... Há quem es­pere re­ceber o seu ca­dáver mas o Ser­viço Na­ci­onal de Saúde vai so­bre­viver!...»

(An­tónio Ar­naut, pi­o­neiro do SNS, ex- mi­nistro so­ci­a­lista dos As­suntos So­ciais, ex-Grão Mestre da Ma­ço­naria ).

 

Aconteceu

Dívida pública agrava-se

A dívida pública portuguesa atingiu 111,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, ou seja, um...

Casa do Cante abriu em Serpa

Casa do Cante Alentejano foi inaugurada, dia 21, em Serpa, com a missão de aplicar «um Plano de Salvaguarda para a Polifonia...

Eugénio Rosa conclui doutoramento

O ecomonista Eugénio Rosa concluiu, dia 19, as provas de doutoramento no Instituto Superior de Economia e Gestão, obtendo a nota...

Reuniões e outras iniciativas

Almada  Tribuna Pública Em Defesa do Serviço Nacional de Saúde...

A semana em resumo

Frases

«O que sucedeu com Miguel Relvas é produto da mercantilização...