Editorial
Opinião
A talhe de foice

O aviso

Quem ouviu Passos Coelho afirmar esta segunda-feira que «os portugueses já não estão perante o abismo com que nos...
Actual

Urgente

É preciso baixar salários! A máxima vai-se repetindo até à exaustão, seja sob a forma de apelo, seja...
Actual

Sistema privado de propaganda

Falar de manipulação da e na comunicação social dominante não é, infelizmente, coisa pouco habitual....
Actual

Vozes ao alto!

A «benemérita» troika «emprestou-nos» 78 mil milhões de euros. Essa «desinteressada ajuda»...
Crónica Internacional

Massacres

O presidente do país reúne «todas as terças-feiras com cerca de duas dúzias de oficiais da...
PCP

Rio +20<br>Encontrar soluções ou pintar o capitalismo de verde?

Aproxima-se a realização da Cimeira Rio+20, a chamada Cimeira da Terra. Não se tendo iniciado os trabalhos da cimeira propriamente dita, várias organizações e governos posicionam-se, sendo já conhecida uma série de documentos da Comissão Europeia, do Conselho e do Parlamento Europeu assim como da própria ONU, entre outros.

Em Foco

Tarefas cruciais para o presente e para o futuro

No PCP «não existem militantes com diversas categorias, mas sim com diversas responsabilidades» – palavras de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, proferidas durante o terceiro convívio de militantes comunistas com tarefas de fundos e difusores do Avante! da Organização Regional do Porto, e que se realizou no passado dia 1 ao fim da tarde, no Centro de Trabalho da Boavista. Participaram mais de duas centenas de militantes, demonstrando que tais tarefas, pela sua natureza, envolvem um significativo esforço e envolvimento dos militantes do PCP.

PCP

Continuar a crescer

Os 180 participantes na IX Assembleia da Organização Regional de Viseu do PCP, realizada no domingo, aprovaram as propostas para que, também naquele distrito, o Partido continue a crescer e a reforçar-se.

«Mais Partido nas empresas»

Cerca de quatro dezenas de militantes participaram, sábado, 2 de Junho, na 6.ª Assembleia do Sector Empresas de Sintra. A...

<i>Memorando</i> não serve Poder Local

O memorando de acordo assinado pelo Governo e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses é inseparável dos «projectos de menorização e subversão do Poder Local presentes no pacto de agressão».

XIX Congresso em preparação

Por todo o País estão a ser realizadas iniciativas preparatórias do XIX Congresso do PCP, que tem lugar no final do ano,...

Festa do PCP na Suíça

Mais de cem emigrantes portugueses participaram na Festa Nacional do PCP na Suíça, realizada em...
Trabalhadores

Resposta de luta

Image 10597

Trabalhadores da administração local interpelam hoje o Governo e o Parlamento. Ontem houve uma jornada do sector de transportes e comunicações e diversas concentrações de militares. Os motivos de protesto vão juntar-se nas duas manifestações que a CGTP-IN convocou para o próximo sábado e para dia 16, contra a exploração e o empobrecimento.

Desemprego exige combate

«O desemprego não é uma inevitabilidade e tem de ser combatido», declarou a Interjovem/CGTP-IN, reagindo aos números que o Eurostat divulgou no dia 1.

O caminho é a subir

No Barreiro e no Funchal, na banca e na limpeza, os justos protestos dos trabalhadores ganham expressão pública e as estruturas sindicais apelam à elevação das formas de luta.

Defender o Instituto Gama Pinto

Está marcada para hoje, às 17 horas, no Rossio, em Lisboa, uma concentração pela manutenção do Instituto de Oftalmologia Gama Pinto, que o Governo quer encerrar. A acção é promovida por uma plataforma sindical.

Uma vida toda

Centenas de antigos e actuais dirigentes e trabalhadores das estruturas do movimento sindical unitário participaram no convívio...

<i>Califa</i> de novo em greve

Os cerca de 120 trabalhadores da Artlabel (ex-Califa), em São João da Madeira, entraram em greve no dia 25 de Maio, para...
Assembleia da República

A degenerescência dos serviços de informação

A dimensão política dos recentes acontecimentos que envolvem as secretas, dos quais emerge como questão de fundo a degenerescência dos serviços de informação da República, esteve no centro do último debate quinzenal, com Jerónimo de Sousa a pôr o acento tónico na questão de saber se o primeiro-ministro assume ou não as suas responsabilidades.

Defender o direito à habitação

Garantir a manutenção da habitação comprada com crédito, impedindo que as famílias percam a sua casa, eis, em suma, o grande objectivo de um projecto de lei do PCP que estará em debate no parlamento já esta sexta-feira.

Renegociar a dívida é vital e inevitável

O PCP voltou a defender a renegociação da dívida, considerando-a uma inevitabilidade face ao rumo de desastre imposto ao País pelo pacto de agressão assinado com a troika pelo PS, PSD e CDS-PP.

Urge novo modelo

O PCP previa entregar esta semana uma nova proposta para alterar o modelo de fiscalização das secretas que, em sua...

Nem estímulos nem apoios

A maioria PSD/CDS-PP, conjuntamente com o PS, inviabilizou o projecto de lei do PCP que definia medidas concretas de valorização e divulgação do cinema português.

Nacional

«Querem criar monstros administrativos»

A contestação popular contra a extinção de freguesias cresce à proporção da vontade do Executivo PSD/CDS em acabar com o Poder Local democrático. No sábado, ocorreram concentrações e desfiles um pouco por todo o País, e no domingo, em Barcelos, está prevista uma grande manifestação nacional.

Pobreza aumenta nas comunidades piscatórias

O Dia do Pescador comemora-se a 31 de Maio, data da consagração legal, por iniciativa do PCP, dos direitos mais elementares na dignificação da profissão. Mas a lei não está a ser cumprida.

Europa

Produção nacional e soberania alimentar em perigo

No âmbito do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) do Parlamento Europeu, o PCP promoveu, dia 1, em Espinho, um debate que analisou as consequências das propostas conhecidas para a reforma da Política Agrícola Comum (2013-2020).

Escalada imparável

A destruição de postos de trabalho prossegue em toda a União Europeia em geral, mas na zona euro a taxa de desemprego atingiu os 11 por cento, nível nunca visto desde a criação da moeda única.

Mineiros espanhóis mantêm greve

Os sindicatos do sector mineiro espanhol realizaram, dia 31, a quarta jornada de greve, levando milhares de trabalhadores para as ruas de...

Vitória do «sim» ou do medo?

A Irlanda foi o único país a referendar o tratado orçamental que pretende impor aos povos europeus o empobrecimento e a perda sucessiva de direitos sociais. Sob pressões e ameaças o «sim» venceu.

Saúde colapsa na Grécia

O serviço nacional de saúde da Grécia (EOPPY, na sigla em grego) está em risco de colapso devido às...

Ciganos vivem na pobreza

Nove em cada dez ciganos a residir em 11 países da União Europeia vivem abaixo do limiar da pobreza, de acordo com um...
Internacional

Síria ameaçada por agressão imperialista

O governo sírio voltou a rejeitar o envolvimento das suas forças armadas no massacre de Houla e reiterou as acusações aos terroristas que operam no território. Enquanto a investigação ao sucedido avança, aprofunda-se a campanha a favor de uma agressão imperialista à Síria, e surgem informações que confirmam manobras preparatórias de uma guerra humanitária ao estilo das desencadeadas contra a Líbia ou a ex-Jugoslávia.

Urge lutar pela paz

Face aos recentes acontecimentos na Síria e à decisão do governo português de considerar persona non grata a embaixadora da Síria acreditada em Portugal, o PCP emitiu uma nota que abaixo publicamos na íntegra.

Temas

Ao serviço do lucro à custa de Portugal

Contrariamente à ideia que muitas vezes existe, e à mensagem que o Governo e os defensores do pensamento económico ultraliberal dominante pretendem fazer passar junto da opinião pública, nomeadamente nos media, tanto o investimento estrangeiro em Portugal, como o que os grupos económicos a operar em Portugal fazem no estrangeiro, não é investimento produtivo directo em empresas, mas sim aplicações financeiras que visam a obtenção de ganhos elevados e imediatos.

Salários baixos... e ainda mais baixos

O Instituto Nacional de Estatística tornou público recentemente que, no 1.º trimestre de 2012, havia em Portugal 2 323 900 trabalhadores por conta de outrem com um salário mensal líquido inferior a 900 euros. A mesma estatística referia que, a receber menos de 600 euros, havia 1 301 800 trabalhadores. Estamos a falar de um universo que representa cerca de 63,5% do total de trabalhadores por conta de outrem.

Estes dados, embora importantes para tipificar a modéstia salarial vigente, são contudo insuficientes para uma correcta avaliação dos baixos salários, tendo em conta quer a realidade existente nos vários ramos de actividade económica, quer a realidade existente nos 308 concelhos do País.

Argumentos
TVisto

Decepção, decepções

Quase de súbito, o tema dominante abordado pelos canais portugueses de TV, abertos ou não, deixou de ser o Caso Relvas,...
Gastronomias

O cartaz de Brecht

Para a minha eterna amiga, sem nome, nem morada (Berlim) Há uns trinta anos, o meu trabalho levava-me...
Pontos Cardeais

Prever o óbvio...

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, parece-se cada vez mais com aqueles treinadores de bancada que só fazem...
Aconteceu

Milhões para a banca

BCP, BPI e Caixa Geral de Depósitos anunciaram anteontem que vão aceder a seis mil e 600...

Retalho a cair

O volume de negócios no comércio e retalho continua a trajectória descendente, já observada no último...

«O Fronteiro do Sul»

Encontra-se disponível nos escaparates livreiros o novo livro de Joseia Matos Mira, intitulado «O...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

«Parece que há aqui [na iniciativa do Governo de permitir que os jovens trabalhem...