Assimetrias regionais em Portugal

Salários baixos... e ainda mais baixos

Anselmo Dias

O Instituto Nacional de Estatística tornou público recentemente que, no 1.º trimestre de 2012, havia em Portugal 2 323 900 trabalhadores por conta de outrem com um salário mensal líquido inferior a 900 euros. A mesma estatística referia que, a receber menos de 600 euros, havia 1 301 800 trabalhadores. Estamos a falar de um universo que representa cerca de 63,5% do total de trabalhadores por conta de outrem.

Estes dados, embora importantes para tipificar a modéstia salarial vigente, são contudo insuficientes para uma correcta avaliação dos baixos salários, tendo em conta quer a realidade existente nos vários ramos de actividade económica, quer a realidade existente nos 308 concelhos do País.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Ao serviço do lucro à custa de Portugal

Contrariamente à ideia que muitas vezes existe, e à mensagem que o Governo e os defensores do pensamento económico ultraliberal dominante pretendem fazer passar junto da opinião pública, nomeadamente nos media, tanto o investimento estrangeiro em Portugal, como o que os grupos económicos a operar em Portugal fazem no estrangeiro, não é investimento produtivo directo em empresas, mas sim aplicações financeiras que visam a obtenção de ganhos elevados e imediatos.