CDU apresenta propostas para o Funchal

Image 10612

Durante o mês de Maio, a CDU do Funchal, na Madeira, desenvolveu diversas abordagens a questões e problemáticas integradas na iniciativa «Pensar a Cidade e o Concelho».

Esta iniciativa abrangeu quatro grandes áreas: «Bairros Sociais – situação real, problemas e soluções», «A Cidade e o Concelho – combate às assimetrias, por um desenvolvimento equilibrado», «Transportes Púbicos – defesa e promoção do transporte público» e «Reabilitação Urbana e o futuro da cidade».

Nos bairros sociais, os eleitos e activistas constataram os diversos problemas sociais que afectam quem reside nestes aglomerados habitacionais, o enquadramento e inclusão social destes cidadão, as condições de habitabilidade, de segurança, os equipamentos sociais instalados, a participação dos moradores na gestão e manutenção dos espaços.

No que se refere ao tema «A Cidade e o Concelho», foram apuradas as assimetrias entre as denominadas Zonas Altas e Super Altas do concelho e as zonas comerciais e residenciais mais nobres, tendo a CDU salientado a necessidade de promover um modelo de desenvolvimento sustentável e sustentado, que esbata as diferenças entre as áreas marginais e o centro, que promova a melhoria ou construção de novas acessibilidades, que possibilite um maior e melhor ordenamento do território, que estabeleça planos de reorganização do espaço urbano, que crie redes de equipamentos sociais susceptíveis de utilização e gestão por parte das populações.

 

Ultrapassar obstáculos

 

Os eleitos e activistas da Coligação defenderam ainda a promoção do serviço de transportes públicos, em oposição ao que o Governo Regional pretende, que passa pela privatização do Grupo (ou parte) dos Horários do Funchal, assim como, numa outra área, a importância da reabilitação urbana como forma de garantir uma renovação do tecido urbano edificado, dos equipamentos e infraestruturas existentes, adicionando a criação e instalação de outros, com a promoção do repovoamento em áreas da cidade mais sujeitas a este fenómeno.

Na sequência destas iniciativas, a CDU apresentou na Câmara do Funchal diversas propostas, já discutidas ou em fase de apreciação, entre as quais um «Mapa de Riscos dos Bairros Sociais» e um «Plano de Desenvolvimento Integrado para as Zonas Altas e Super Altas do Concelho». Foi ainda pedida uma reunião com a Administração do Grupo Horários do Funchal para debater o futuro do serviço de transportes públicos no concelho.

Ao nível da Assembleia Legislativa da Madeira, a CDU promete agendar a apresentação da «Proposta de elaboração do Plano Regional de Reabilitação Urbana», base para uma proposta de Decreto Legislativo Regional sobre esta matéria.



Mais artigos de: Nacional

«Querem criar monstros administrativos»

A contestação popular contra a extinção de freguesias cresce à proporção da vontade do Executivo PSD/CDS em acabar com o Poder Local democrático. No sábado, ocorreram concentrações e desfiles um pouco por todo o País, e no domingo, em Barcelos, está prevista uma grande manifestação nacional.

Pobreza aumenta nas comunidades piscatórias

O Dia do Pescador comemora-se a 31 de Maio, data da consagração legal, por iniciativa do PCP, dos direitos mais elementares na dignificação da profissão. Mas a lei não está a ser cumprida.

Só há progresso quando as crianças têm direitos

Por ocasião do Dia Internacional da Criança, que se comemorou no dia 1 de Junho, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) alertou para o agravamento das condições de vida das mulheres e das crianças, chamando a atenção para o não cumprimento, entre outros,...

ABIC alerta para atrasos no pagamento de bolsas

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) manifestou, há dias, a sua preocupação com os sucessivos atrasos no pagamento das bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento que se têm verificado por parte da Fundação para a...