A talhe de foice
O aviso
Actual
Urgente
Actual
Sistema privado de propaganda
Actual
Vozes ao alto!
Crónica Internacional
Massacres
PCP
Rio +20<br>Encontrar soluções ou pintar o capitalismo de verde?
Aproxima-se a realização da Cimeira Rio+20, a chamada Cimeira da Terra. Não se tendo iniciado os trabalhos da cimeira propriamente dita, várias organizações e governos posicionam-se, sendo já conhecida uma série de documentos da Comissão Europeia, do Conselho e do Parlamento Europeu assim como da própria ONU, entre outros.
Tarefas cruciais para o presente e para o futuro
No PCP «não existem militantes com diversas categorias, mas sim com diversas responsabilidades» – palavras de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, proferidas durante o terceiro convívio de militantes comunistas com tarefas de fundos e difusores do Avante! da Organização Regional do Porto, e que se realizou no passado dia 1 ao fim da tarde, no Centro de Trabalho da Boavista. Participaram mais de duas centenas de militantes, demonstrando que tais tarefas, pela sua natureza, envolvem um significativo esforço e envolvimento dos militantes do PCP.
Continuar a crescer
Os 180 participantes na IX Assembleia da Organização Regional de Viseu do PCP, realizada no domingo, aprovaram as propostas para que, também naquele distrito, o Partido continue a crescer e a reforçar-se.
«Mais Partido nas empresas»
<i>Memorando</i> não serve Poder Local
O memorando de acordo assinado pelo Governo e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses é inseparável dos «projectos de menorização e subversão do Poder Local presentes no pacto de agressão».
XIX Congresso em preparação
Pôr cobro à repressão na <i>Carris</i>
Festa do PCP na Suíça
Resposta de luta
Trabalhadores da administração local interpelam hoje o Governo e o Parlamento. Ontem houve uma jornada do sector de transportes e comunicações e diversas concentrações de militares. Os motivos de protesto vão juntar-se nas duas manifestações que a CGTP-IN convocou para o próximo sábado e para dia 16, contra a exploração e o empobrecimento.
Desemprego exige combate
«O desemprego não é uma inevitabilidade e tem de ser combatido», declarou a Interjovem/CGTP-IN, reagindo aos números que o Eurostat divulgou no dia 1.
O caminho é a subir
No Barreiro e no Funchal, na banca e na limpeza, os justos protestos dos trabalhadores ganham expressão pública e as estruturas sindicais apelam à elevação das formas de luta.
Defender o Instituto Gama Pinto
Está marcada para hoje, às 17 horas, no Rossio, em Lisboa, uma concentração pela manutenção do Instituto de Oftalmologia Gama Pinto, que o Governo quer encerrar. A acção é promovida por uma plataforma sindical.
Uma vida toda
<i>Califa</i> de novo em greve
Pescadores exigem condições
A degenerescência dos serviços de informação
A dimensão política dos recentes acontecimentos que envolvem as secretas, dos quais emerge como questão de fundo a degenerescência dos serviços de informação da República, esteve no centro do último debate quinzenal, com Jerónimo de Sousa a pôr o acento tónico na questão de saber se o primeiro-ministro assume ou não as suas responsabilidades.
Defender o direito à habitação
Garantir a manutenção da habitação comprada com crédito, impedindo que as famílias percam a sua casa, eis, em suma, o grande objectivo de um projecto de lei do PCP que estará em debate no parlamento já esta sexta-feira.
Renegociar a dívida é vital e inevitável
O PCP voltou a defender a renegociação da dívida, considerando-a uma inevitabilidade face ao rumo de desastre imposto ao País pelo pacto de agressão assinado com a troika pelo PS, PSD e CDS-PP.
Urge novo modelo
Desemprego em níveis nunca vistos
Nem estímulos nem apoios
A maioria PSD/CDS-PP, conjuntamente com o PS, inviabilizou o projecto de lei do PCP que definia medidas concretas de valorização e divulgação do cinema português.
«Querem criar monstros administrativos»
A contestação popular contra a extinção de freguesias cresce à proporção da vontade do Executivo PSD/CDS em acabar com o Poder Local democrático. No sábado, ocorreram concentrações e desfiles um pouco por todo o País, e no domingo, em Barcelos, está prevista uma grande manifestação nacional.
Pobreza aumenta nas comunidades piscatórias
O Dia do Pescador comemora-se a 31 de Maio, data da consagração legal, por iniciativa do PCP, dos direitos mais elementares na dignificação da profissão. Mas a lei não está a ser cumprida.
Só há progresso quando as crianças têm direitos
ABIC alerta para atrasos no pagamento de bolsas
CDU apresenta propostas para o Funchal
Produção nacional e soberania alimentar em perigo
No âmbito do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) do Parlamento Europeu, o PCP promoveu, dia 1, em Espinho, um debate que analisou as consequências das propostas conhecidas para a reforma da Política Agrícola Comum (2013-2020).
Escalada imparável
A destruição de postos de trabalho prossegue em toda a União Europeia em geral, mas na zona euro a taxa de desemprego atingiu os 11 por cento, nível nunca visto desde a criação da moeda única.
Mineiros espanhóis mantêm greve
Vitória do «sim» ou do medo?
A Irlanda foi o único país a referendar o tratado orçamental que pretende impor aos povos europeus o empobrecimento e a perda sucessiva de direitos sociais. Sob pressões e ameaças o «sim» venceu.
Saúde colapsa na Grécia
Ciganos vivem na pobreza
Defender a soberania contra o retrocesso
Síria ameaçada por agressão imperialista
O governo sírio voltou a rejeitar o envolvimento das suas forças armadas no massacre de Houla e reiterou as acusações aos terroristas que operam no território. Enquanto a investigação ao sucedido avança, aprofunda-se a campanha a favor de uma agressão imperialista à Síria, e surgem informações que confirmam manobras preparatórias de uma guerra humanitária ao estilo das desencadeadas contra a Líbia ou a ex-Jugoslávia.
Urge lutar pela paz
Face aos recentes acontecimentos na Síria e à decisão do governo português de considerar persona non grata a embaixadora da Síria acreditada em Portugal, o PCP emitiu uma nota que abaixo publicamos na íntegra.
FARC: 48 Anos de luta revolucionária
Ao serviço do lucro à custa de Portugal
Contrariamente à ideia que muitas vezes existe, e à mensagem que o Governo e os defensores do pensamento económico ultraliberal dominante pretendem fazer passar junto da opinião pública, nomeadamente nos media, tanto o investimento estrangeiro em Portugal, como o que os grupos económicos a operar em Portugal fazem no estrangeiro, não é investimento produtivo directo em empresas, mas sim aplicações financeiras que visam a obtenção de ganhos elevados e imediatos.
Salários baixos... e ainda mais baixos
O Instituto Nacional de Estatística tornou público recentemente que, no 1.º trimestre de 2012, havia em Portugal 2 323 900 trabalhadores por conta de outrem com um salário mensal líquido inferior a 900 euros. A mesma estatística referia que, a receber menos de 600 euros, havia 1 301 800 trabalhadores. Estamos a falar de um universo que representa cerca de 63,5% do total de trabalhadores por conta de outrem.
Estes dados, embora importantes para tipificar a modéstia salarial vigente, são contudo insuficientes para uma correcta avaliação dos baixos salários, tendo em conta quer a realidade existente nos vários ramos de actividade económica, quer a realidade existente nos 308 concelhos do País.