Editorial
Opinião
Actual

Fascistas

As votações obtidas recentemente por forças de extrema-direita e abertamente fascistas em França e na...
A talhe de foice

Duas «fibras»

Cavaco Silva e Passos Coelho exibiram esta semana a fibra de que são feitos. Cavaco, do alto da sua Presidência, decretou que...
PCP

Enriquecimento injustificado ou actividade depredadora?

A divulgação recente de uma sentença que transitou em julgado no tribunal de Portalegre, referente a um contencioso entre um banco e os proprietários de uma habitação que, no decorrer do processo de divórcio, decidiram entregá-la ao banco, trouxe para o terreno mediático um problema gravíssimo que afecta centenas de milhares de famílias: o facto de terem entrado em incumprimento e terem deixado de pagar os empréstimos contraídos na banca com os quais adquiriram casa própria.

Crónica Internacional

Terrorismo <i>made in</i> USA

 A 7 de Maio o governo de Obama anunciou que os EUA tinham conseguido evitar um atentado à bomba contra um avião de...
Em Foco

Demonstração de força e combatividade

Milhares de homens, mulheres e jovens responderam ao apelo do PCP e deram corpo, no passado sábado, a uma enorme manifestação que percorreu a baixa portuense em luta contra o pacto de agressão. Aquela que foi uma das maiores manifestações de sempre do PCP no distrito conquistou a sua memorável grandiosidade graças à combatividade que demonstrou, à necessidade imperiosa de continuar a luta por um Portugal com futuro que dela transpareceu, à calorosa recepção com que a população do Porto a recebeu e incentivou.

 

Luta nas empresas e na rua

Os órgãos dirigentes da CGTP-IN valorizaram as grandes manifestações do 1.º de Maio, insistiram na rejeição do «pacote da exploração e empobrecimento» e na exigência de uma ruptura com a actual política, que só poderá ser alcançada com a luta dos trabalhadores, tanto nas empresas e serviços, como em iniciativas de grande impacto público e num âmbito mais geral.

PCP

Um Congresso ligado à vida e em movimento

Jerónimo de Sousa participou, sexta-feira, numa reunião de quadros da Organização Regional de Braga inserida na primeira fase de preparação do XIX Congresso do Partido. O encontro, no qual participaram mais de cem militantes, reforçou a importância de afirmar, hoje, os valores de Abril.

Mais força para a alternativa

Da 6.ª Assembleia da Organização da Cidade de Lisboa o PCP sai em melhores condições para o combate contra a exploração capitalista, contra a política de direita e por uma política patriótica e de esquerda.

Reformados de Beja

Os comunistas reformados do concelho de Beja realizaram, no sábado, a sua primeira assembleia, que contou com a...

Intervir em prol do desenvolvimento

Na sequência de uma visita de trabalho de três deputados aos Açores, o Grupo Parlamentar do PCP anunciou a apresentação de diversas iniciativas relativas à região.

CT de Ervidel

Foi inaugurado no domingo o Centro de Trabalho do Partido em Ervidel, no concelho de Aljustrel. Como se salientou na cerimónia de...

Mulheres de Abril

Pelo sétimo ano consecutivo, realizou-se em Santa Iria de Azóia, no dia 2 de Maio, o jantar Mulheres...

Festa do Avante!

Promovida pelas direcções regionais de Guarda e Castelo Branco do PCP, realizou-se na...
Trabalhadores

Frente Comum apela à resistência

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública recusa dar o aval à mais recente versão das alterações que o Governo quer fazer na legislação laboral do sector e apela aos trabalhadores para resistirem.

Greves nos transportes

«A nossa luta também é a sua», salientam as organizações representativas dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, num folheto dirigido aos passageiros, sobre as greves de hoje e dia 22.

Se fossem bancos...

A proliferação de casos de empresas que não pagam os salários a tempo e horas é resultado de uma política e de um pacto que atacam os trabalhadores para beneficiarem o capital, acusa o PCP, exigindo medidas urgentes do Governo.

Assembleia da República

Trabalhadores não baixarão os braços

«Um brutal ataque aos direitos laborais dos trabalhadores», assim classificou Jerónimo de Sousa as alterações do Governo ao Código do Trabalho, pouco antes de estas serem aprovadas pela AR (ver pág. 19). São medidas que «expropriam e extorquem direitos que custaram muito a conquistar», asseverou o Secretário-geral do PCP no debate quinzenal com o primeiro-ministro a quem deixou por isso um aviso: «Prepare-se que a luta vem aí».

Retrocesso social e civilizacional

«Uma brutalidade». Sem medo das palavras, medindo bem toda a carga que a expressão contém, assim define o PCP as alterações ao Código do Trabalho aprovadas sexta-feira passada no Parlamento, em votação final global, pela maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção cúmplice do PS.

Não à submissão ao estrangeiro

O PCP reiterou a sua firme oposição ao pacto orçamental europeu, por considerar que é contra os interesses do nosso País, acusando PS, PSD e CDS-PP de procurarem agora «fingir que não têm nada a ver com a situação que está criada».

A montanha pariu um rato

Encontram-se em comissão para discussão na especialidade, depois de para ali serem encaminhadas após...
Nacional

Lei dos «despejos» é inaceitável!

Sob o lema «Pelo direito à habitação, contra a lei dos despejos, contra a devolução das casas à banca», centenas de pessoas participaram, quinta-feira, numa manifestação em Lisboa contra a Proposta de Lei do Governo sobre o arrendamento urbano.

Passos Coelho insulta desempregados

A JCP considera inaceitáveis as declarações do primeiro-ministro quando disse que «estar desempregado pode ser para muita gente, como é ainda hoje em Portugal, um sinal positivo».

PCP quer manuais escolares gratuitos

Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Regional dos Açores, apresentou um projecto de Decreto Legislativo Regional para garantir a distribuição gratuita de manuais escolares a todos os alunos da escolaridade obrigatória.

Europa

A caminho de novas eleições

O fracasso das tentativas dos três partidos mais votados para formar governo na Grécia aponta com grande probabilidade para a realização de novas eleições, num quadro de rearrumação do quadro partidário grego.

PCP saúda KKE

O Secretariado do CC do PCP enviou, no dia 9, uma saudação ao Partido Comunista da Grécia (KKE) pelos resultados obtidos...

Protesto massivo

Pela terceira vez em seis meses, os funcionários públicos britânicos de diferentes serviços cumpriram, dia 10, uma greve de 24 horas, manifestando-se nas principais cidades do país.

Novo revés para Merkel

Os sociais-democratas (SPD) venceram, no domingo, 13, as eleições na Renânia do Norte-Westfália, superando os...

Ensino paralisa em Espanha

Os cinco sindicatos espanhóis da Educação convocaram para a próxima terça-feira, 22, uma greve...
Internacional

Tortura denunciada na ONU

O enviado especial das Nações Unidas para a Líbia confirmou, sexta-feira, 11, que a tortura é uma prática disseminada no país após o derrube do anterior regime.

Agressão sem tréguas

Nem a presença de observadores enviados pelas Nações Unidas trava os atentados terroristas na Síria. Rússia e China acusam as potências imperialistas de apoiarem os grupos armados.

Protestos voltam a Israel

Milhares de israelitas voltaram a exigir ao governo nas ruas de várias cidades israelitas, sábado, 12, medidas que combatam a...

PC Paraguaio legalizado

Ao fim de 66 anos, o Partido Comunista Paraguaio foi reconhecido pelo Tribunal de Justiça Eleitoral e está habilitado a...
Temas

100 anos de história plenos de futuro!

No gabinete de Boris Komotskiy, chefe de redacção do Pravda, dois elementos atraem o olhar dos visitantes: a reprodução da conhecida fotografia de Lénine lendo o jornal que fundou a 5 de Maio de 1912, e um gigantesco globo terrestre. De ambos emana uma mensagem que mantém toda a sua actualidade – Proletários de todos os países UNI-VOS!

A «surpresa» com a escalada do desemprego

Nos últimos dias, após a divulgação pelo Eurostat dos dados sobre o desemprego que revelaram que, em Março de 2012, o desemprego em Portugal tinha subido de novo significativamente, o Governo e os seus «amigos» da troika, assim como os defensores do pensamento económico neoliberal dominante nos media, multiplicaram-se em declarações manifestando a sua surpresa pelo aumento do desemprego, como se isso não fosse o resultado inevitável da política de austeridade violenta e de cortes brutais na despesa pública que estão a impor ao País. Um autêntico coro de «lágrimas de crocodilo» com o objectivo de se desresponsabilizarem e de enganar os portugueses. É mais um exemplo de uma campanha gigantesca de manipulação da opinião pública a que, infelizmente, muitos jornalistas e os maiores media se prestaram não divulgando opiniões contrárias.

100 anos de história plenos de futuro

No gabinete de Boris Komotskiy, chefe de redacção do Pravda, dois elementos atraem o olhar dos visitantes: a reprodução da conhecida fotografia de Lénine lendo o jornal que fundou a 5 de Maio de 1912, e um gigantesco globo terrestre. De ambos emana uma mensagem que mantém toda a sua actualidade – Proletários de todos os países UNI-VOS!

Argumentos
TVisto

As mãos sujas

O título que encima estas duas colunas é, como se sabe, de Jean-Paul Sartre. Porém, se confesso o abuso de o ter pilhado...
Aconteceu

«Comboio dos 1000»

Uma delegação composta por uma centena de jovens participou, entre os dias 4 e 11, no «Comboio...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Domingo, 20  Baleizão...

A semana em resumo

Frases

«Gaspar prepara subida brutal dos impostos diretos». (Título do Diário...