Concentração frente à Embaixada de Israel

Solidariedade com a Palestina

Image 10443

Em solidariedade com o povo palestiniano e com a sua luta, hoje, quinta-feira, tem lugar uma concentração, às 18 horas, frente à Embaixada de Israel, em Lisboa. A iniciativa – promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) – visa denunciar a condição dos prisioneiros políticos palestinianos nas cadeias israelitas.

Dos cinco mil presos políticos palestinianos, mais de dois mil fizeram greve de fome, entretanto suspensa, para denunciar a violência da ocupação israelita e manifestar a sua determinação em prosseguir a luta pela realização dos seus legítimos direitos. «O estado de saúde de muitos dos prisioneiros palestinianos – alguns ultrapassando os setenta dias de privação de alimentos – é de extrema gravidade», advertiu o CPPC e o MPPM em documento em que expressaram a sua solidariedade com os presos políticos e, através deles, com todo o povo palestiniano vítima da ocupação israelita. Estes dois movimentos reclamam ainda aos órgãos de soberania portugueses «uma intervenção firme e determinada que responsabilize Israel pela situação dos presos políticos palestinianos» e que exija «o cumprimento, por aquele Estado, dos princípios e normas dos direitos internacional e humanitário a que está obrigado pela sua condição de membro das Nações Unidas».

Por último, apelam à opinião pública portuguesa para que se «mobilize na denúncia dos crimes da ocupação israelita e na afirmação da sua solidariedade com o povo e os presos políticos palestinianos, pugnando pela sua libertação».



Mais artigos de: Nacional

Lei dos «despejos» é inaceitável!

Sob o lema «Pelo direito à habitação, contra a lei dos despejos, contra a devolução das casas à banca», centenas de pessoas participaram, quinta-feira, numa manifestação em Lisboa contra a Proposta de Lei do Governo sobre o arrendamento urbano.

Passos Coelho insulta desempregados

A JCP considera inaceitáveis as declarações do primeiro-ministro quando disse que «estar desempregado pode ser para muita gente, como é ainda hoje em Portugal, um sinal positivo».

PCP quer manuais escolares gratuitos

Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Regional dos Açores, apresentou um projecto de Decreto Legislativo Regional para garantir a distribuição gratuita de manuais escolares a todos os alunos da escolaridade obrigatória.

<i>Paz Sim! NATO Não!</i>

Várias organizações que em 2010 estiveram envolvidas na plataforma Paz SIM! NATO Não! promovem, na próxima segunda-feira, às 17 horas, uma concentração em Lisboa, que tem início na Rua do Carmo e termina junto à...

PCP critica gestão<br> de empresas municipais

No dia 2 de Maio, Ruben de Carvalho, vereador na Câmara Municipal de Lisboa, votou contra o Relatório e Contas e Plano de Actividades das empresas Gebalis, EMEL e EPUL. No que concerne à Gebalis, o eleito do PCP salientou que existem muitas reservas relativamente à forma como cumpre a sua...