Protestos voltam a Israel

Milhares de israelitas voltaram a exigir ao governo nas ruas de várias cidades israelitas, sábado, 12, medidas que combatam a desigualdade, a pobreza, o desemprego, os baixos salários e a precariedade, e promovam o progresso e justiça social. De acordo com informações divulgadas pelo jornal Haaretz e pelo Partido Comunista de Israel (PCI) em comunicado, a maior concentração popular ocorreu na tarde/noite de sábado em Telavive.

A jornada foi, no entanto, cumprida igualmente em Haifa, Jerusalém, Naharya, Eilat, Kiryat Shmona e Pardes Hana, demonstrando que os protestos massivos que sacudiram o Estado de Israel a meio do ano passado podem voltar a eclodir.

Durante a marcha realizada em Telavive, nove manifestantes foram detidos, cenário idêntico ao ocorrido na terça-feira, 8, também em Telavive, quando uma concentração de repúdio ao acordo alcançado entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o líder do Partido Kadima, Shaul Mofaz, concórdia que estabeleceu um executivo dito de unidade nacional em novos moldes e evitou a convocação de eleições legislativas no território.

No protesto realizado no início da semana passada, sete participantes foram detidos por «suspeita de perturbação da ordem pública», entre os quais dois membros do comité central do PC de Israel, denunciaram os comunistas em nota à comunicação social.



Mais artigos de: Internacional

Tortura denunciada na ONU

O enviado especial das Nações Unidas para a Líbia confirmou, sexta-feira, 11, que a tortura é uma prática disseminada no país após o derrube do anterior regime.

Agressão sem tréguas

Nem a presença de observadores enviados pelas Nações Unidas trava os atentados terroristas na Síria. Rússia e China acusam as potências imperialistas de apoiarem os grupos armados.

Presos palestinianos supendem greve

Os cerca de 1500 palestinianos que se encontravam desde o dia 17 de Abril em greve de fome contra as condições prisionais em que se encontram detidos em Israel aceitaram suspender o protesto, confirmou o ministro dos Assuntos Prisionais palestiniano. De acordo com informações divulgadas por...

PC Paraguaio legalizado

Ao fim de 66 anos, o Partido Comunista Paraguaio foi reconhecido pelo Tribunal de Justiça Eleitoral e está habilitado a participar nos processos de consulta popular com a sua sigla e com o símbolo da foice e do martelo, informou o PC do Paraguai em nota à imprensa. No texto, os comunistas...

PCP lamenta<br>morte de Tomás Borge

O Secretariado do Comité Central do PCP enviou à Direcção Nacional da Frente Sandinista de Libertação Nacional uma carta, que abaixo publicamos na íntegra, onde lamenta a morte de Tomás Borge.   «Foi com tristeza que recebemos a notícia do...

Liberdades sob sequestro na Guiné-Bissau

O golpe de estado militar na Guiné-Bissau foi «legitimado» pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (Cedeao). Foram assim ignoradas decisões da própria organização e de outros fóruns internacionais como ONU,...