Morte prematura de Bernardo Sassetti
O pianista e compositor Bernardo Sassetti faleceu, dia 10, aos 41 anos, vítima de acidente. O seu corpo foi encontrado, sem vida, na praia do Abano, em Cascais. Segundo fonte próxima da família, citada pela agência Lusa, o músico, que também era grande amante da fotografia, terá caído de uma arriba onde se encontrava a fotografar.
Nascido a 24 de Junho de 1970, em Lisboa, Bernardo Sassetti era sobrinho-neto do compositor Luís de Freitas Branco, e um dos mais destacados pianistas e compositores da actualidade, bem conhecido do público da Festa do Avante!, onde foi presença assídua em sucessivas edições.
A sua carreira musical começa aos 18 anos, com Carlos Martins e com o Moreiras Quartet, cruzando-se depois com músicos de diferentes géneros, desde o jazz ao fado, do pop-rock ao hip-hop.
O primeiro álbum, «Sassetti», gravou-o aos 23 anos, seguindo-se vários outros, em que se destacam «Nocturno» (2002), com Carlos Barretto e Alexandre Frazão, bem como os seus últimos registos «Carlos do Carmo – Bernardo Sassetti» ou «3 Pianos», com Mário Laginha e Pedro Burmester.
A derradeira homenagem ao artista teve lugar, no sábado, 12, na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde se realizou um concerto a que assistiram centenas de pessoas.