«Comboio dos 1000»
Uma delegação composta por uma centena de jovens participou, entre os dias 4 e 11, no «Comboio dos 1000», que partiu de Bruxelas em direcção ao campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, na Polónia.
Este encontro internacional de jovens antifascistas, que se realizou pela primeira vez em 2008, voltou a ser organizado com grande êxito pelo Instituto dos Veteranos (IV - INIG) da Bélgica, pela Federação Internacional dos Resistentes (FIR - Associação Antifascista) – da qual a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) é membro – e pela Fundação Auschwitz.
No comboio, para além da delegação portuguesa, viajaram jovens de vários países da Europa (Bélgica, Itália, França, Alemanha, Holanda, Grécia, República Checa, Bulgária, entre outros), bem como sobreviventes dos campos de concentração nazis e outros combatentes, veteranos e resistentes antifascistas. Em Cracóvia, outros jovens de países como a Rússia e Israel juntaram-se ao grupo, igualmente integrado por jovens polacos.
No regresso a Bruxelas, os jovens portugueses foram recebidos com um jantar e convívio musical e puderam ainda conhecer as instalações do Parlamento Europeu, a convite dos deputados portugueses do PCP, João Ferreira e Inês Zuber.