A talhe de foice
Coerências
Actual
Merceeiros e mercenários
Actual
<i>Horribilis</i>
Actual
Como Janus...
Crónica Internacional
Provação, luta e mudança
PCP
Rejeitar o pacto de agressão
O ano de 2011 ficou marcado pelo mais significativo avanço no ataque aos direitos do povo e à soberania de Portugal desde a revolução de Abril de 1974. Uma ofensiva que tem como executantes PS, PSD e CDS que, devidamente apoiados pelo grande capital, assinaram o pacto de agressão com a troika estrangeira: FMI, UE e BCE.
Contra a exploração<br>e o aumento do horário de trabalho
O PCP lançou uma campanha nacional de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores contra a exploração e as alterações à legislação laboral, nomeadamente o alargamento do horário de trabalho.
Trabalhadores agrícolas sazonais na Áustria
Trabalham por três euros à hora nos campos de cultivo da região do Tirol. De sol a sol, à volta da cidade de Innsbruck. Faça chuva ou faça sol. As suas mãos gretadas são as primeiras a tocar os nossos legumes. São os trabalhadores agrícolas que vêm de longe para ajudar a fazer a colheita, porque os austríacos já não trabalham na lavoura sob estas condições.
Um inaceitável roubo aos portugueses
Com o início do novo ano, o País está a ser atingido pelo maior agravamento dos preços dos bens e serviços essenciais das últimas décadas. Como sublinhou Jerónimo de Sousa, milhões de portugueses serão empurrados para níveis de privação há muito desconhecidos.
Mensagens de confiançe
Governo satisfaz especulação imobiliária
As alterações impostas pelo Governo ao Regime de Arrendamento Urbano constituem, para o PCP, uma forma de facilitar os despejos e de retirar a habitação a milhares de famílias.
Rejeitar chantagens, construir a unidade
A célula do PCP na SPdH apela a que se erga rapidamente uma frente de resistência à ofensiva em curso contra a empresa e os seus trabalhadores.
Leitura imprescindível
Em defesa do Português
Saúde mais inacessível
Milhões só para os jogadores e treinadores
Em luta contra o «rompimento do acordo estabelecido para a revisão do Contrato Colectivo de Trabalho» (CCT), cerca de meia centena de trabalhadores de clubes manifestaram-se no dia 28, frente à sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Sem emprego nem protecção
Em vez de atacar o desemprego e criar postos de trabalho, o Governo vem atacar os desempregados que contribuíram para ter a protecção social no desemprego, protestou a CGTP-IN.
Aumento brutal
A GGTP-IN acusa o Governo de «manipulação descarada» ao referir que 5,2 milhões de utentes poderão vir a usufruir de isenção de pagamento de taxas moderadoras e que por insuficiência económica há um acréscimo de 800 mil utentes.
Ano começa amargo
Salários em atraso, portas fechadas e laboração parada, incerteza quanto ao futuro dos postos de trabalho marcam um início de ano amargo para os trabalhadores, que respondem com luta.
Operação perigosa e ilegítima
Trabalhadores da <i>CGD</i> penalizados
Motoristas penalizados
Guardas florestais indignados
Ambiente hostil no Casino da Póvoa
Credores liquidam <i>TNC</i>
CENFIC intimida trabalhadores
Acção de protesto em Beja
Sapadores unidos
Militares regressam aos salários de 2009
Graves e inaceitáveis
O PCP criticou as decisões tomadas no último Conselho Europeu, que considera «particularmente graves para o nosso País e para os restantes povos europeus», defendendo outro «rumo colectivo», centrado na igualdade e na cooperação, na coesão económica e social entre todos os países e regiões.
Em defesa do Hospital de Serpa
PCP promove audições
Ajuste de contas com Abril
Aprovadas audições
Novas formas de pobreza
Os novos pedidos de habitação entrados na Câmara de Coimbra duplicaram em relação a 2009 e, «a cada dia que passa, há mais famílias» a procurar este apoio, revelou Francisco Queirós, vereador da CDU.
Continuar o trabalho em Moura
O Orçamento da Câmara de Moura para 2012 é de 36,6 milhões de euros e inclui a segunda fase de remodelação das redes de águas e esgotos da cidade e intervenções em todas as freguesias rurais do concelho.
Fartos de promessas em Vila Nova de Gaia
Compromisso com as populações
CDU contra orçamentos fantasiosos
Defender o ensino do Português
Sem alternativas
Trabalho colectivo
<i>Fiat</i> ataca direitos e liberdade sindical
A administração da Fiat decidiu excluir a federação sindical mais representativa dos metalúrgicos (FIOM-CGIL), por esta se ter recusado a assinar um acordo que arrasa acordos de empresa e a própria convenção nacional vigente no sector.
A «solução» de Rajoy
O congelamento de salários, o aumento da jornada de trabalho e a subida dos impostos são as primeiras medidas aprovadas, dia 30, pelo novo governo espanhol, liderado pelo conservador Mariano Rajoy.
Tribunal recusa extradição de Seán Garland
Dinamarca foi cúmplice de torturas no Iraque
Húngaros contestam nova Constituição
Rectificação
Dez pontos para dois anos e meio
Curdos elevam protestos
As forças armadas turcas mataram 35 civis num bombardeamento na fronteira com o Iraque. O governo diz tratar-se de um erro, mas os curdos falam em massacre deliberado e milhares de pessoas exigem que os responsáveis sejam punidos.
Equador faz balanço positivo de 2011
O Equador vive um período de consolidação institucional da democracia, disse Rafael Correa, cujo governo faz um balanço positivo de 2011, ano em que prosseguiu a implementação de uma política soberana de cariz progressista.
Comunistas alertam<br>para manobras reaccionárias
Bolivianos ganham<br>com política progressista
Cegueira neoliberal do Governo está a destruir o País
Alan Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal Americana, o banco central dos EUA, ao depor, em 2008, perante uma comissão do Senado americano confessou que a sua cegueira ideológica neoliberal o tinha impedido de tomar medidas que evitassem a crise iniciada em 2007. Perante a pergunta do presidente da comissão que o confrontou da seguinte forma: «Por outras palavras, descobriu que a sua visão do mundo, a sua ideologia, não estava correcta, não resultava», respondeu: «Precisamente. Foi precisamente por isso que fiquei chocado, porque – durante 40 anos ou mais – andei convencido de que resultava excepcionalmente bem».
Política cultural e 25.º aniversário da elevação do Centro Histórico de Évora a Património Mundial da Humanidade
Na nossa infância e adolescência, no fascismo, o património edificado era objecto de desprezo e abandono, ou de intervenções destruidoras e propagandísticas, acompanhadas do endeusamento da história dos reis e dos descobrimentos.
Armas nucleares, robôs militares e guerra cibernética
As despesas militares dos Estados Unidos da América são as mais altas do mundo1. Em 2011 terão ultrapassado os 700 mil milhões de dólares2. Entre 2001 e 2011 mais do que duplicaram, a preços constantes. Em percentagem do PIB subiram de cerca de 3% para mais de 5%. A China, com uma população cerca de quatro vezes maior, apresenta a segunda maior despesa militar mas a grande distância dos EUA (cerca de um sexto)3.