«Reorganização curricular»

PCP promove audições

É já na próxima segunda-feira, 9, que se realiza em Lisboa, no Porto e em Faro as primeiras audições públicas promovidas pelo Grupo Parlamentar do PCP sobre a chamada «reorganização curricular» proposta pelo Governo. Iniciativas idênticas estão também agendadas para Coimbra e Évora, dia 10, seguindo-se Beja e Viseu, dia 16.

Contando com a presença de deputados comunistas, estas audições assumem grande relevância em termos de esclarecimento e mobilização de todos os intervenientes no processo educativo, mais ainda face à exiguidade do prazo determinado pelo Governo para a discussão pública do diploma.

O PCP, que viu na passada semana rejeitado pelos votos da maioria parlamentar PSD-CDS o seu pedido de alargamento do prazo de discussão pública da iniciativa legislativa do Executivo, não tem aliás poupado críticas ao conteúdo da mesma, interpretando-a como uma «tentativa de impor um despedimento colectivo aos professores e um ajustamento dos currículos ao orçamento imposto aos portugueses pelas instituições estrangeiras, por força do pacto de agressão assinado por PS, PSD e CDS».

Estas audições parlamentares do PCP são abertas a todos quantos nelas queiram participar, nomeadamente associações profissionais e científicas de professores, organizações sindicais, direcções de escola, associações de estudantes e de pais e outros agentes da comunidade educativa.



Mais artigos de: Assembleia da República

Graves e inaceitáveis

O PCP criticou as decisões tomadas no último Conselho Europeu, que considera «particularmente graves para o nosso País e para os restantes povos europeus», defendendo outro «rumo colectivo», centrado na igualdade e na cooperação, na coesão económica e social entre todos os países e regiões.

Em defesa do Hospital de Serpa

A manutenção e a reposição de serviços no Hospital de S. Paulo, na cidade alentejana de Serpa, é exigida numa petição com cerca de 4500 assinaturas entregue na semana que antecedeu o Natal na Assembleia da República. Da iniciativa da Câmara,...

Ajuste de contas com Abril

Um autêntico «documento negro», assim classifica a deputada comunista Paula Santos o chamado «Documento Verde» que consubstancia um conjunto de alterações do Governo na esfera do poder local. «Fala de “aperfeiçoamento” e de “democracia...

Aprovadas audições

A comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública decidiu na passada semana (dia 20) ouvir entidades, instituições e personalidades sobre a transferência do fundo de pensões da banca para o Estado. Serão chamados ao...