Centenário de Redol evocado em Vila Franca de Xira

Image 9453

O centenário do nascimento do escritor Alves Redol, um dos mais importantes nomes do neo-realismo português, foi assinalado, dia 29, com uma sessão evocativa, no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira.

Ao longo de 2011, a efeméride foi celebrada pelo Museu com exposições, exibição de filmes e leituras encenadas, e irá prolongar-se durante este mês.

No dia em que se completaram cem anos do nascimento do escritor, o Ateneu Artístico Vilafranquense realizou uma arruada pela cidade até à estátua de Alves Redol, onde actuou a Banda do Ateneu.

As comemorações prosseguem com a entrega do Prémio Literário Alves Redol – Romance e Conto, em data ainda a anunciar, e a realização, de 19 a 21 de Janeiro, do Congresso Internacional «Centenário de Alves Redol», organizado em conjunto com o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Também o Museu do Douro assinala a data com uma exposição dedicada ao escritor, que viveu alguns anos na região do Douro, onde escreveu quatro livros dedicados às suas gentes: "Porto Manso" (1946) e a trilogia do "Ciclo Porto Wine" (1949-1953).

No início de Dezembro, o PCP realizou uma cerimónia evocativa de Alves Redol, recordando a sua actividade enquanto resistente antifascista e militante comunista, preso por duas vezes pela PIDE.



Mais artigos de: Aconteceu

Governo deixa <i>Estaleiros</i> sem encomendas

Os Estaleiros de Viana do Castelo (ENVC) estão sem encomendas por culpa do Governo que congelou os programas de equipamento da Marinha portuguesa. Segundo o presidente da EMPORDEF, holding do Estado para a Defesa, que tutela os ENVC, o Orçamento do Estado para 2012 não...

Souto de Moura distinguindo no <i>El País</i>

O arquitecto Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011, foi considerado uma das 100 personalidades do ano pelo jornal espanhol El País. Na sua edição de 31, o diário destaca 100 homens e mulheres iberoamericanos que marcaram 2011, entre os quais Souto de...

Argentina condena ditador

O último ditador da Argentina, o general Reynaldo Bignone, de 83 anos, foi condenado pela terceira vez, no dia 29, por crimes cometidos numa prisão secreta que funcionou num hospital público durante o regime militar. O Tribunal Federal de Buenos Aires sentenciou o arguido com 15 anos de...

China anuncia programa espacial

A imprensa chinesa divulgou, dia 30, o programa espacial do governo para os próximos cinco anos, que inclui uma viagem tripulada à Lua, ainda sem data marcada. Depois de em 2008 ter realizado o seu primeiro voo espacial tripulado, a China realizou duas outras missões...