Editorial

A FORÇA DA MUDANÇA

«Chegámos a este comício com força e determinação. Saímos daqui hoje com redobrada energia,...
Opinião
A talhe de foice

Pão para a boca

A Rússia viveu o ano passado a pior seca dos últimos 50 anos. A Austrália sofre inundações gigantescas num...
Actual

O FMI e outros trocos

Se o que temos por certo e aprendido de duas coisas iguais a uma terceira serem por consequência iguais entre si, então por certo...
Actual

Não surpreende

É um facto que o comício da candidatura de Francisco Lopes, no Porto, foi a maior iniciativa de massas até agora...
Actual

Com toda a confiança!

Eram centenas e chegavam de todos os lados. Sozinhos ou em grupo. De autocarro, de carro ou a pé. Foram chegando e enchendo o largo...
Crónica Internacional

A Segunda Vaga…

A História da opressão e «partilha de África» pelas potências coloniais ocidentais e a tão...

«Independências» e compromissos

Não é de hoje que são promovidas as várias cambiantes do discurso anti-partidos. Mas nestas presidenciais esse discurso atingiu uma nova dimensão.

Em Foco

Uma mentira que importa desmontar

Para os devidos efeitos demagógicos está dito e (re)dito: «os portugueses vivem acima das suas possibilidades».

Embora tal formulação não tenha sido publicada em nenhuma série do Diário da República nem tenha passado pelo circuito institucional de uma qualquer promulgação, a verdade dos factos é que ela aí está omnipresente nas televisões e nos jornais.

Eles são governantes, patrões, professores universitários, economistas, jornalistas, comentadores, enfim, uma tropa fandanga a repetir à exaustão o estribilho: «os portugueses vivem acima das suas possibilidades», «os portugueses vivem acima das suas possibilidades», «os portugueses vivem acima das suas possibilidades».

Presidenciais 2011

Abrir caminho à esperança

Às mais de cinco mil pessoas que encheram o Palácio de Cristal, Francisco Lopes lembrou que «a nossa candidatura comprovou, nestes meses, que é um imperativo nacional, que é de facto a única alternativa que os trabalhadores e o povo português têm para afirmar, nestas eleições, a mudança indispensável ao País». Jerónimo de Sousa, por seu lado, apelou aos trabalhadores e ao povo para que dêem «com coragem, um passo em frente» e, pelo voto no dia 23 e pela continuação da luta, abram «caminho à esperança numa vida melhor para todos os portugueses».

Coragem para dar um passo em frente

Na abertura do período oficial de campanha eleitoral, o Secretário-Geral do PCP instou o povo português a «dar com coragem um passo em frente», e manifestou-se convicto de que «o povo vai querer e nós vamos trabalhar para disputar, em igualdade de circunstâncias, a passagem à segunda volta».

Compromisso com os trabalhadores<br>e o futuro de Portugal

Ao intervir no encerramento do comício no Palácio de Cristal, Francisco Lopes sublinhou que a candidatura que assume é a única comprometida com os trabalhadores e o futuro do País, e que «só ao povo português cabe decidir sobre quem vai à segunda volta, sobre quem vai ser o Presidente da República».

Valorizar o trabalho e os trabalhadores

No segundo dia de campanha, depois de um grandioso comício no Porto (ver páginas 5, 6 e 7), Francisco Lopes regressou ao distrito de Setúbal, onde centrou a sua força e acção nas questões laborais, com uma visita ao Arsenal do Alfeite e encontros com os trabalhadores da Câmara de Palmela e da Autoeuropa. O dia prosseguiu com uma arruada na Baixa de Setúbal e um jantar-comício no Seixal.

Agrava-se a crise

Visita à Centralcer, em Vialonga, contacto com trabalhadores da Câmara, nos Olivais, encontro com reformados e deslocação a uma IPSS, em Sacavém, assinalaram, anteontem, o início da campanha oficial de Francisco Lopes no distrito de Lisboa.

Cresce a vaga de apoio

A existência de um grande pólo ferroviário no Barreiro tendo por base as actuais...

Um mar de gente com Francisco Lopes

Um «mar de gente» participou na arruada e no jantar-comício na Voz do Operário com Francisco Lopes, anteontem, em Lisboa, dando força à única candidatura de esquerda ao serviço do povo e do País.

O apoio caloroso da Margem Esquerda

No Sábado, véspera do arranque oficial da campanha eleitoral, Jerónimo de Sousa e Francisco Lopes participaram juntos em iniciativas na Margem Sul. Recepções entusiásticas marcaram estas acções de contacto e esclarecimento envolvendo muitas centenas de pessoas.

Novo rumo para os portugueses

Na sua segunda deslocação ao distrito de Beja, Francisco Lopes realizou, no dia 7 de Janeiro, uma visita ao concelho de Castro...

É preciso votar bem!

Mais de que em episódios marginais, ainda que inaceitáveis, Francisco Lopes tem concentrado o seu...
PCP

Machadada na Linha do Oeste

«A CP prepara-se para dar uma nova machadada no projecto de requalificação da Linha do Oeste, ao prever no seu Plano de...

SNS em risco de vida

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) alertaram, sexta-feira, para o debate e eventual...

Ainda há muito a fazer!

Jerónimo de Sousa apelou, na sexta-feira, num comício em Alverca do Ribatejo, a um esforço final dos militantes e simpatizantes do PCP no sentido de garantir os votos e o êxito da candidatura de Francisco Lopes.

Trabalhadores

Mais luta e organização

O Governo «fez opções políticas erradas e de classe e prepara-se para as impor aceleradamente, enquanto decorrer o processo das presidenciais», denunciou o Plenário de Sindicatos da CGTP-IN.

Semana de luta nos transportes

Os trabalhadores do sector dos transportes têm vindo a desenvolver, desde dia 7 e até amanhã, 14, um conjunto de acções e lutas contra os cortes salariais e em defesa dos direitos adquiridos.

Ataque violento na Educação

Os diplomas publicados pelo Governo na última semana de 2010 e os projectos conhecidos já este ano justificam «grande preocupação» da Federação Nacional dos Professores.

Recado a Sócrates

Na concentração marcada para a próxima terça-feira, dia 18, a partir das 14.30 horas, junto à...
Assembleia da República

Uma vergonha!

O PCP considera uma «grave injustiça» o incumprimento do que estava acordado quanto ao aumento do salário mínimo nacional, acusando o Governo de abdicar da sua «última bandeira social».

Flagrante violação de direitos

O PCP classificou de «muito preocupantes» as notícias sobre a cedência de dados pessoais biométricos e biográficos de cidadãos portugueses aos EUA, exigindo do Governo que preste ao País e ao Parlamento esclarecimentos «cabais e rigorosos».

Falta um murro na mesa

Os factores que levaram à crise na União Europeia permanecem intocáveis e, a não serem erradicados, novas crise se...

Castigar as populações

O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, criticou na passada semana a retirada da isenção do pagamento de taxa...

Ocultar a realidade

O deputado comunista Agostinho Lopes classificou de «escândalo» a alteração de...

Não à intolerância religiosa

O Parlamento aprovou na passada semana, por unanimidade, um voto de condenação do ataque à bomba que provocou 21 mortos...
Nacional

«Contra a maré»

A Transtejo reduziu cinco carreiras entre o Seixal e Lisboa, entre as 6.10 e as 9 horas. A Câmara do Seixal exige a reposição das ligações fluviais e quer saber que outras medidas vão ser tomadas no futuro.

Utentes desesperam

As Urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, continuam a não corresponder às...

Aumentos injustificados

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, anunciou que vai pedir uma reunião à Secretária de...

Um artista único<br>Um homem com três metros de altura

Foi um dia de prodígios. Malangatana, apanha bolas no Clube de Ténis de Lourenço Marques, pede a um dos praticantes desse desporto exclusivo dos colonos um par de sapatilhas velhas. Pediu-as a Augusto Cabral, biólogo e pintor, que o manda ir a sua casa, buscá-las. Malangatana vai e encontra Augusto Cabral a pintar. Fica fascinado. Ao pedido das sapatilhas junta o de tinta e pincéis. Quer pintar, não sabe o quê. Só sabe que quer sentir a sensualidade dos pincéis a afagarem uma superfície, a espalhar cores, definir formas, fazer aparecer coisas. Dão-lhe as sapatilhas velhas, pincéis, tintas, umas chapas de contraplacado.

«Vou pintar o quê? O que está dentro da tua cabeça?»

 

Querem-nos fichar a todos!

A comunicação social divulgou a existência de um Acordo bilateral que terá sido assinado em Junho de 2009 entre o...
Europa

Compromisso firme com solução negociada

A organização armada independentista basca ETA divulgou, na segunda-feira, 10, uma declaração em que anuncia um «cessar-fogo permanente e de carácter geral, que pode ser verificado pela comunidade internacional».

Emprego indigno

O aumento dos níveis de emprego na Alemanha está a ser acompanhado do alastramento do trabalho a tempo parcial e dos baixos salários que condenam os trabalhadores à pobreza.

Bancos sugam britânicos

O governo do Reino Unido já injectou cerca de 124 mil milhões de libras (147,6 mil milhões de euros) nos bancos ingleses...

Holanda renova missão afegã

O novo governo minoritário holandês, formado por liberais e democratas-cristãos, decidiu enviar um novo destacamento...
Internacional

Revolta no Magrebe

Os protestos iniciados a meio de Dezembro na Tunísia continuam e estenderam-se à vizinha Argélia. Milhares de pessoas insurgem-se contra o desemprego, a carestia de vida e a repressão.

Crime imperialista sem castigo

Uma investigação recente mostra que o número de bebés com defeitos congénitos nascidos em Fallujah após o assalto das forças ocupantes dos EUA atinge níveis de epidemia.

EUA enviam mais 1400 soldados

Enquanto a propaganda imperialista continua a referir que os EUA prevêem começar a retirada das suas tropas do Afeganistão...

Pobreza e défice nos EUA

O número de norte-americanos pobres é maior do que se calculava. Dados divulgados na passada sexta-feira indicam que o total...

Chilenos contra aumento do gás

Milhares de pessoas protestaram, segunda-feira, na cidade de Punta Arenas, no Sul do Chile, contra a anunciada subida do preço do...
Temas

A revolução socialista é uma exigência histórica

O texto que se segue corresponde à intervenção de Guiórgos Marinos, membro do Politburo do Partido Comunista da Grécia, proferida no 12.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Tshwane, na África do Sul, de 3 a 5 de Dezembro de 2010.

Argumentos
Pontos Cardeais

Dependências

O défice da balança comercial de bens alimentares cresceu 23% na última década, com pormenores desastrosos: por...
TVisto

Fechar com chave falsa

Foi, na RTP1 e no programa «Grande Entrevista», uma ronda anunciada como sendo de entrevistas com todos os candidatos à...
Aconteceu

Faleceu capitão de Abril

Vítor Alves, destacado membro do Movimento dos Capitães, do Movimento das Forças Armadas, do Conselho da...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quinta-feira, 13  ...

A semana em resumo

Frases

«Um a um [os candidatos presidenciais] deram o aval a este Orçamento. Cavaco Silva...