Ainda o caso Camarate

Aprovada IX comissão de inquérito

A Assembleia da República aprovou, dia 6, a resolução do PSD e do CDS-PP para a criação da IX comissão parlamentar de inquérito ao caso Camarate.

O texto conjunto do PSD e do CDS-PP, que teve a abstenção das restantes bancadas, prevê dar continuidade às recomendações da VIII comissão de inquérito, cujo trabalho mereceu de resto o elogio daqueles partidos. Sendo certo que das diligências por este efectuadas e de todo esse trabalho resultaram conclusões que só confirmaram as conclusões a que chegara já a comissão anterior (a sétima), como salientou no debate o deputado comunista Jorge Machado.

Daí que o PCP tenha levantado «sérias dúvidas» quanto à necessidade e utilidade de uma nova comissão de inquérito, nomeadamente em termos do que esta possa «acrescentar ou trazer de novo à matéria já aprovada no passado».

Essa é a razão, aliás, para a abstenção do PCP, como explicou Jorge Machado, que disse não existir aqui «qualquer obstáculo ao apuramento da verdade, mas sim o reconhecimento de que na última comissão houve conclusões aprovadas».

Quanto à participação dos representantes das famílias das vítimas nos trabalhos da comissão, o deputado comunista considerou que essa é uma matéria que carece de «ponderação», nomeadamente quanto aos «moldes» em que deve ser feita.



Mais artigos de: Assembleia da República

Uma vergonha!

O PCP considera uma «grave injustiça» o incumprimento do que estava acordado quanto ao aumento do salário mínimo nacional, acusando o Governo de abdicar da sua «última bandeira social».

Flagrante violação de direitos

O PCP classificou de «muito preocupantes» as notícias sobre a cedência de dados pessoais biométricos e biográficos de cidadãos portugueses aos EUA, exigindo do Governo que preste ao País e ao Parlamento esclarecimentos «cabais e rigorosos».

Falta um murro na mesa

Os factores que levaram à crise na União Europeia permanecem intocáveis e, a não serem erradicados, novas crise se multiplicarão. Esta foi, em síntese, a advertência deixada no Parlamento pelo deputado comunista Honório Novo, que defendeu uma urgente mudança...

Castigar as populações

O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, criticou na passada semana a retirada da isenção do pagamento de taxa moderadoras aos desempregados e aos pensionistas que recebem acima do salário mínimo nacional. E lembrou que, para o PCP, as taxas moderadoras não têm...

Ocultar a realidade

O deputado comunista Agostinho Lopes classificou de «escândalo» a alteração de métodos de recolha de informação sobre emprego e desemprego pelo INE, conhecida na passada semana, dia quatro. Esta é uma «tentativa de ocultar os...

Não à intolerância religiosa

O Parlamento aprovou na passada semana, por unanimidade, um voto de condenação do ataque à bomba que provocou 21 mortos na noite de passagem de ano a uma igreja cristã na cidade egípcia de Alexandria. Da iniciativa do CDS/PP, o voto foi redigido em ordem a ser «o mais consensual...