Fazer a diferença também em França
Dezenas de pessoas participaram no domingo, em Nanterre, na apresentação pública do mandatário e apoiantes em França da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República. Constituíram a mesa, que presidiu o acto, a vereadora de Villejuif Sandra Pereira, Manuel Brito, presidente da ARCOP, colectividade que acolheu o evento, o mandatário da candidatura, Raul Lopes, e João Rufino, dirigente do PCP em França.
Na sua intervenção, Raul Lopes elencou uma série de reivindicações respeitantes às comunidades portuguesas, designadamente a «melhoria dos serviços públicos consulares», «apoio à cultura e ao ensino do português como língua materna no estrangeiro», «garantia das pensões de reforma aos trabalhadores emigrantes» e a indispensabilidade «da participação, do estímulo à participação, do reconhecimento e valorização dos emigrantes, das suas estruturas, da sua representação, do seu associativismo».
Quase a concluir, o mandatária fez um vibrante apelo ao voto nas eleições presidenciais, que «são uma oportunidade de assegurar um contributo de mobilização e mudança». Por isso, afirmou, «nos próximos dias 22 e 23 de Janeiro, o voto certo e útil, também dos trabalhadores emigrantes, é o voto em Francisco Lopes». Suscitando prolongados aplausos dos participantes, Raul Lopes terminou a sua intervenção com a leitura de um poema de Ary dos Santos, intitulado «O Futuro» e um sonoro «Viva Portugal!». Encerrada a sessão, sucedeu-se um animado convívio à volta de um Porto d'Honra.
Apoiantes na emigração
Alexandre Neto, engenheiro electrotécnico; António Ribeiro, presidente da AOP de Bobigny; Augusto Graça, cantor; Bento Sargento Lopes, afinador de máquinas, activista sindical; Bruno Fialho, funcionário autárquico, ex-vereador de Paris; Gonçalo Rodrigues, empresário; João Rufino, porteiro; Joaquim Alexandrino, poeta popular; José da Silva, vereador de Achères; José Lopes, fotojornalista; José Pereira, presidente da AOP de Villejuif; José Roussado, bancário, director de agência; Luís Ferreira, empresário; Manuel Brito, presidente da ARCOP de Nanterre; Octávio Espírito Santo, director de fotografia de cinema; Sandra Pereira, vereadora de Villejuif; Virgílio de Almeida, funcionário da TAP reformado; Vítor do Carmo, músico/cantor.