Empresa reduz carreiras entre o Seixal e Lisboa

«Contra a maré»

A Transtejo reduziu cinco carreiras entre o Seixal e Lisboa, entre as 6.10 e as 9 horas. A Câmara do Seixal exige a reposição das ligações fluviais e quer saber que outras medidas vão ser tomadas no futuro.

«Autarquia, utentes e trabalhadores contra supressão de carreiras»

«A autarquia, uma vez mais, exige a reposição das cinco ligações suprimidas, assim como o desenvolvimento de um estudo de satisfação dos utentes e de aumento da procura, de forma a captar mais utilizadores para o transporte público fluvial», referiu, em comunicado, a Câmara do Seixal, após a realização de uma reunião entre técnicos da empresa e do município, onde a Transtejo manteve a decisão de retirar um navio de circulação da manhã.

«Foi transmitido pela empresa que a justificação principal para a tomada da decisão de redução das cinco carreiras prendeu-se com as medidas de gestão e de boas práticas, sustentadas nos dados de oferta e procura relativos a 2010, e não com a anterior justificação transmitida de cumprimentos da redução de 15 por cento dos custos operacionais impostas pelo Governo», explica autarquia, que vai solicitar ao Governo e à Transtejo que informe a totalidade das medidas previstas a implementar.

A Direcção de Organização Regional de Setúbal do PCP considerou, entretanto, que esta medida «penaliza os utentes, degradando a qualidade do serviço deste transporte público e retirando-lhe atractividade». Em nota do Gabinete de Imprensa, os comunistas valorizaram, no entanto, a «determinação» das Organizações Representativas dos Trabalhadores do grupo Transtejo, que deliberaram não se resignar ao fatalismo e decidiram encetar contactos com diversas entidades, entre as quais a Comissão de Utentes, visando travar tais pretensões.



Mais artigos de: Nacional

Utentes desesperam

As Urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, continuam a não corresponder às necessidades dos utentes residentes nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, havendo mesmo doentes que, depois de diagnosticados no serviço de triagem, esperam cerca de 14 horas...

Aumentos injustificados

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, anunciou que vai pedir uma reunião à Secretária de Estado dos Transportes para contestar o aumento de preços dos transportes fluviais entre Setúbal e Tróia. Em causa está o novo tarifário...

Um artista único<br>Um homem com três metros de altura

Foi um dia de prodígios. Malangatana, apanha bolas no Clube de Ténis de Lourenço Marques, pede a um dos praticantes desse desporto exclusivo dos colonos um par de sapatilhas velhas. Pediu-as a Augusto Cabral, biólogo e pintor, que o manda ir a sua casa, buscá-las. Malangatana vai e encontra Augusto Cabral a pintar. Fica fascinado. Ao pedido das sapatilhas junta o de tinta e pincéis. Quer pintar, não sabe o quê. Só sabe que quer sentir a sensualidade dos pincéis a afagarem uma superfície, a espalhar cores, definir formas, fazer aparecer coisas. Dão-lhe as sapatilhas velhas, pincéis, tintas, umas chapas de contraplacado.

«Vou pintar o quê? O que está dentro da tua cabeça?»

 

Querem-nos fichar a todos!

A comunicação social divulgou a existência de um Acordo bilateral que terá sido assinado em Junho de 2009 entre o Governo Português e as autoridades dos Estados Unidos da América (EUA). Objectivo deste acordo é, em nome do combate ao terrorismo, possibilitar às...