Recado a Sócrates
Na concentração marcada para a próxima terça-feira, dia 18, a partir das 14.30 horas, junto à residência oficial do primeiro-ministro, é esperada a participação de mais de meio milhar de dirigentes e delegados dos sindicatos que integram a Frente Comum e representam a grande maioria dos trabalhadores da Administração Pública.
Ana Avoila, que antecipou ao Avante! esta estimativa, referiu que o principal objectivo desta acção é exigir a José Sócrates que retire as medidas que o Governo preconiza para este sector, nomeadamente as que constam no Orçamento do Estado e no PEC, como os cortes salariais (directos e por via do aumento dos descontos para a Caixa Geral de Aposentações), o congelamento de carreiras ou a liquidação de postos de trabalho. Durante esta acção deverá ser agendada uma luta para Fevereiro, revelou a dirigente.
Contra a redução salarial, foram apresentadas mais de uma centena de providências cautelares, em vários tribunais, pelos sindicatos da Frente Comum e também por outros que não integram esta estrutura. Todas foram aceites e os serviços estão citados para deduzirem oposição num prazo de dez dias (dois na RA da Madeira).