Editorial

AS TAREFAS DOS COMUNISTAS

Como acentua o comunicado aprovado pelo Comité Central do Partido na sua reunião de domingo passado, a proposta do...
Opinião
A talhe de foice

Soares e o paradigma

Se bem se lembram tempos houve em que Mário Soares pregava para quem o queria ouvir as virtualidades do «socialismo...
Actual

Los 33

Há certos acontecimentos que vivemos, ou a que assistimos, em que temos a imediata noção de que nos vamos lembrar daquele...
Actual

A linha do Frete

Há tempos, um «empresário» anunciava, na RTP, que queria trabalhadores e os desempregados, esses malandros,...
Actual

Ele há crises...e «crises»

É certo que o capitalismo está em crise - uma das suas inevitáveis crises económicas, inerentes à sua...
PCP

O valor dos apelos e dos consensos

Artigo de acesso livre

Não sendo fácil contabilizar com exactidão o valor da «unidade» que assola o País e todos os dias nos entra casa adentro pela via dos comentaristas, politólogos, especialistas em poupança, gente dos prós e dos prós, etc., há neste momento um número que justifica, em parte, todo este esforço e que ilustra o que se passa há mais de 34 anos em Portugal: 2.913.028.265 euros.

Crónica Internacional

A verdade em primeiro lugar

O anti comunismo é intrínseco ao capitalismo. Uma força que se propõe pôr fim à...
Em Foco

Elevar o patamar da luta para responder à ofensiva

O Comité Central do PCP, reunido a 17 de Outubro, analisou o actual momento político, económico e social e identificou as linhas fundamentais da ofensiva contra os trabalhadores e o povo, desencadeada pelo PS, PSD e pelo grande capital. O Comité Central do PCP decidiu das grandes tarefas que se colocam aos comunistas, reafirmou a luta de massas como o elemento fundamental de combate à ofensiva em curso e sublinhou a importância acrescida que assume a batalha das presidenciais. O Comité Central do PCP manifestou solidariedade com a luta em desenvolvimento, destacou a convocação da greve geral e apelou aos trabalhadores, às populações e a todos os democratas a que não se resignem perante a ofensiva e que lutem pela alternativa de esquerda e patriótica.

Presidenciais 2011

Os poderes do Presidente devem estar ao serviço da mudança

A candidatura de Francisco Lopes insere-se na corrente de protesto e luta que defende a ruptura e a mudança. Quem o disse foi o próprio candidato, em entrevista ao Avante!, onde sublinhou também que nenhuma outra candidatura tem um projecto claro de desenvolvimento e justiça social. Pelo contrário, têm fortes comprometimentos com o rumo de afundamento do País.

Rejeitando inevitabilidades, Francisco Lopes apelou à mobilização popular e ao apoio à sua candidatura, lembrando que os poderes presidenciais podem ser usados no sentido da mudança.

Esperança e confiança num País melhor

«Portugal não tem que ser assim, tem condições para ser desenvolvido», afirmou Francisco Lopes na segunda-feira, num encontro com trabalhadores desempregados em Barcelos.

PCP

Defender a indústria têxtil

Num jantar em Guimarães, no âmbito da campanha Portugal a Produzir, Jerónimo de Sousa afirmou que a indústria têxtil e do vestuário não tem que estar condenada. Mas para isso é necessário mudar de política.

PCP promove candidatura

O PCP promoveu, anteontem, uma iniciativa de apoio à candidatura da Arrábida a Património Mundial. Jerónimo de Sousa sublinhou o potencial do território e defendeu «o uso mais racional e estratégico dos seus recursos naturais».

Dar mais força à luta

A X Assembleia da Organização Concelhia do Barreiro do PCP, realizada no sábado, assumiu como prioritária a intensificação da luta contra a política de direita e a mobilização para a Greve Geral de 24 de Novembro.

A água é de todos!

Prossegue em Coimbra a campanha do PCP A água é de todos! Não pode ser um negócio. Lançada ainda antes da...

Resistir!

Em comunicados dirigidos aos trabalhadores da ANA – Aeroportos de Portugal e do Metropolitano de Lisboa, o PCP acrescenta razões...
Trabalhadores

Greve geral a crescer

A apresentação do Orçamento do Estado e a insistência patronal no ataque aos salários vêm acentuar a necessidade da greve geral, cujo sucesso está a ser preparado com os trabalhadores.

Mobilização total

Garantir o êxito da manifestação nacional de 6 de Novembro e da greve geral para «estancar o agravamento brutal das condições de vida dos trabalhadores», foram objectivos centrais aprovados, dia 14, em Lisboa no plenário nacional da Frente Comum.

Resistir à repressão

Aos atentados de patrões e capatazes, que violam direitos e leis, os trabalhadores e os sindicatos respondem com coragem, determinação e solidariedade.

Polícias manifestam-se

Assumindo-se «frontalmente contra este plano de austeridade e as suas consequências para os profissionais das forças de...

Breves Greve Geral

Basta de «peditório» Para o «peditório nacional» que fundamenta as medidas de «austeridade»...
Assembleia da República

Aprofundar sentido de progresso

O reforço do direito à contratação colectiva e proibição da caducidade automática das convenções, a valorização do salário mínimo e a redução progressiva do horário de trabalho sem perda de direitos constituem algumas das alterações em matéria de direitos dos trabalhadores e das associações sindicais que integram o projecto de revisão constitucional do PCP.

A opção pelo capital

«Onde é que isto vai parar?», foi a pergunta posta por Jerónimo de Sousa ao primeiro-ministro no debate quinzenal, depois de divulgadas na véspera as linhas gerais e preliminares do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Degradação e precariedade

O PCP acusou o Governo de difundir a ideia de que tudo vai bem no mundo da Ciência e Tecnologia e de a utilizar como cortina de fumo para esconder uma realidade marcada pela degradação dos laboratórios do Estado e pela precariedade laboral dos investigadores.

Novo golpe nas populações

O voto contra do PS, com o apoio cúmplice na forma de abstenção do PSD e do CDS/PP, consumou no final passada semana a...

Cuidados paliativos

A capacidade de resposta das unidades de cuidados continuados integrados de saúde, onde se incluem os cuidados paliativos, está...
Nacional

Austeridade nas universidades

Resultado da criação do Programa de Estabilidade e Crescimento e das medidas de austeridade, foram decretados, pelo Executivo PS, novos cortes nos apoios e prestações sociais dos estudantes do ensino superior.

Marasmo em Lisboa

Em Lisboa «é notória a ausência de obras e de medidas eficazes que venham a alterar positivamente a vida dos cidadãos», acusam os eleitos do PCP.

Europa

Revolta cresce e amplia-se

Tráfego aéreo fortemente perturbado, transportes urbanos paralisados, refinarias e portos bloqueados, penúria de combustíveis – a maré de revolta cresce no segundo mês de protestos contínuos em França.

Combater a pobreza

O Parlamento Europeu aprovou, na quarta-feira, 20, o relatório elaborado pela deputada do PCP, Ilda Figueiredo, sobre ‘O papel do rendimento mínimo no combate à pobreza e na promoção de uma sociedade inclusiva na Europa».

Merkel joga trunfo xenófobo

Num fim-de-semana em que a fundação Friedrich Ebert, de inspiração social-democrata, divulgou uma sondagem que...

<i>Vamos à manif!</i>

«Portugal rege-se nas relações internacionais pelos princípios da independência nacional, do respeito dos...
Internacional

FAO realça combate à fome<br> na Venezuela

A Venezuela reduziu drasticamente a subnutrição no país, admite a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). As políticas implementadas pela revolução bolivariana são exemplares, diz ainda a agência das Nações Unidas.

Judeus e árabes protestam em Telavive

Milhares de judeus e árabes israelitas manifestaram-se, sábado, na capital de Israel, contra a chamada «lei da lealdade» e a ascensão do fascismo no país, em defesa da democracia e da igualdade de direitos.

NATO viola soberania

Apesar dos recentes protestos das autoridades paquistanesas, helicópteros das forças ocupantes do Afeganistão voltaram...
Argumentos
TVisto

Menos dinheiro e depois

Não, não se trata agora e nestas duas colunas da cobrança coerciva que o Governo se propõe fazer junto dos...
Pontos Cardeais

A subir

Mal saiu o Orçamento de Estado, logo se percebeu que são os contribuintes com menos recursos que serão os mais afectados...
Aconteceu

Aumentam os pedidos de ajuda

No primeiro semestre de 2010, a Assistência Médica Internacional (AMI) registou um valor recorde de pedidos de ajuda, tendo...

«Dirigir novos desafios»

A Associação Portuguesa Mulheres e Desporto promoveu, sábado, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, um...

Mobilidade é um direito

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul está contra o fim da isenção do pagamento de portagens na Ponte...

Sem qualidade nem equidade

Entre os chamados países industrializados, os EUA ocupam os últimos lugares no que diz respeito à qualidade e equidade do...

Experiências criminosas

Os EUA realizaram, na década de 40 do século passado, experiências em cidadãos guatemaltecos. As pesquisas...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 23...

A semana em resumo

Frases

«Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer» (Título de 1.ª...