Paquistão

NATO viola soberania

Apesar dos re­centes pro­testos das au­to­ri­dades pa­quis­ta­nesas, he­li­cóp­teros das forças ocu­pantes do Afe­ga­nistão vol­taram a vi­olar o es­paço aéreo do Pa­quistão. De acordo com in­for­ma­ções re­co­lhidas por uma te­le­visão local, a in­cursão terá ocor­rido dia 12 no Su­do­este do país.

No final do mês de Se­tembro, forças aé­reas ao ser­viço da NATO en­traram no Pa­quistão e ma­taram três sol­dados pa­quis­ta­neses. Como re­pre­sália, o go­verno de Is­la­mabad en­cerrou du­rante nove dias a prin­cipal pas­sagem fron­tei­riça com o Afe­ga­nistão, por onde tran­sitam 80 por cento dos abas­te­ci­mentos da co­li­gação im­pe­ri­a­lista para o ter­ri­tório.

Em re­acção a esta nova vi­o­lação da so­be­rania pa­quis­ta­nesa, grupos ar­mados que se opõe à ocu­pação do vi­zinho Afe­ga­nistão ata­caram um com­boio de ca­miões cis­terna car­re­gados de com­bus­tível. Pelo menos duas pes­soas mor­reram.



Mais artigos de: Internacional

FAO realça combate à fome<br> na Venezuela

A Ve­ne­zuela re­duziu dras­ti­ca­mente a sub­nu­trição no país, ad­mite a Or­ga­ni­zação para a Ali­men­tação e Agri­cul­tura (FAO). As po­lí­ticas im­ple­men­tadas pela re­vo­lução bo­li­va­riana são exem­plares, diz ainda a agência das Na­ções Unidas.

Judeus e árabes protestam em Telavive

Mi­lhares de ju­deus e árabes is­ra­e­litas ma­ni­fes­taram-se, sá­bado, na ca­pital de Is­rael, contra a cha­mada «lei da le­al­dade» e a as­censão do fas­cismo no país, em de­fesa da de­mo­cracia e da igual­dade de di­reitos.

Eleições nas Américas

Os últimos meses foram marcados por importantes eleições no continente americano: a significativa vitória das forças bolivarianas na Venezuela, os interessantes resultados municipais no Peru a anteceder as presidenciais de Abril de 2011, e a vitória de...