A talhe de foice
Soares e o paradigma
Actual
Los 33
Actual
A linha do Frete
Actual
Ele há crises...e «crises»
PCP
O valor dos apelos e dos consensos
Artigo de acesso livre
Não sendo fácil contabilizar com exactidão o valor da «unidade» que assola o País e todos os dias nos entra casa adentro pela via dos comentaristas, politólogos, especialistas em poupança, gente dos prós e dos prós, etc., há neste momento um número que justifica, em parte, todo este esforço e que ilustra o que se passa há mais de 34 anos em Portugal: 2.913.028.265 euros.
Crónica Internacional
A verdade em primeiro lugar
Elevar o patamar da luta para responder à ofensiva
O Comité Central do PCP, reunido a 17 de Outubro, analisou o actual momento político, económico e social e identificou as linhas fundamentais da ofensiva contra os trabalhadores e o povo, desencadeada pelo PS, PSD e pelo grande capital. O Comité Central do PCP decidiu das grandes tarefas que se colocam aos comunistas, reafirmou a luta de massas como o elemento fundamental de combate à ofensiva em curso e sublinhou a importância acrescida que assume a batalha das presidenciais. O Comité Central do PCP manifestou solidariedade com a luta em desenvolvimento, destacou a convocação da greve geral e apelou aos trabalhadores, às populações e a todos os democratas a que não se resignem perante a ofensiva e que lutem pela alternativa de esquerda e patriótica.
Os poderes do Presidente devem estar ao serviço da mudança
A candidatura de Francisco Lopes insere-se na corrente de protesto e luta que defende a ruptura e a mudança. Quem o disse foi o próprio candidato, em entrevista ao Avante!, onde sublinhou também que nenhuma outra candidatura tem um projecto claro de desenvolvimento e justiça social. Pelo contrário, têm fortes comprometimentos com o rumo de afundamento do País.
Rejeitando inevitabilidades, Francisco Lopes apelou à mobilização popular e ao apoio à sua candidatura, lembrando que os poderes presidenciais podem ser usados no sentido da mudança.
Uma candidatura com um projecto patriótico e de esquerda
Portugal é o povo e não os bancos e a especulação
Esperança e confiança num País melhor
«Portugal não tem que ser assim, tem condições para ser desenvolvido», afirmou Francisco Lopes na segunda-feira, num encontro com trabalhadores desempregados em Barcelos.
Um milhão e 400 mil crianças afectadas
Defender a indústria têxtil
Num jantar em Guimarães, no âmbito da campanha Portugal a Produzir, Jerónimo de Sousa afirmou que a indústria têxtil e do vestuário não tem que estar condenada. Mas para isso é necessário mudar de política.
PCP promove candidatura
O PCP promoveu, anteontem, uma iniciativa de apoio à candidatura da Arrábida a Património Mundial. Jerónimo de Sousa sublinhou o potencial do território e defendeu «o uso mais racional e estratégico dos seus recursos naturais».
Restrição à propaganda é inconstitucional
Dar mais força à luta
A X Assembleia da Organização Concelhia do Barreiro do PCP, realizada no sábado, assumiu como prioritária a intensificação da luta contra a política de direita e a mobilização para a Greve Geral de 24 de Novembro.
Prioridade ao reforço orgânico
<i>RTP</i> dá cobertura a iniquidades
A água é de todos!
Resistir!
Greve geral a crescer
A apresentação do Orçamento do Estado e a insistência patronal no ataque aos salários vêm acentuar a necessidade da greve geral, cujo sucesso está a ser preparado com os trabalhadores.
Mobilização total
Garantir o êxito da manifestação nacional de 6 de Novembro e da greve geral para «estancar o agravamento brutal das condições de vida dos trabalhadores», foram objectivos centrais aprovados, dia 14, em Lisboa no plenário nacional da Frente Comum.
Resistir à repressão
Aos atentados de patrões e capatazes, que violam direitos e leis, os trabalhadores e os sindicatos respondem com coragem, determinação e solidariedade.
Militares juntam-se à luta
Polícias manifestam-se
Fenprof leva Governo a tribunais
Breves Greve Geral
Aprofundar sentido de progresso
O reforço do direito à contratação colectiva e proibição da caducidade automática das convenções, a valorização do salário mínimo e a redução progressiva do horário de trabalho sem perda de direitos constituem algumas das alterações em matéria de direitos dos trabalhadores e das associações sindicais que integram o projecto de revisão constitucional do PCP.
A opção pelo capital
«Onde é que isto vai parar?», foi a pergunta posta por Jerónimo de Sousa ao primeiro-ministro no debate quinzenal, depois de divulgadas na véspera as linhas gerais e preliminares do Orçamento do Estado para o próximo ano.
Degradação e precariedade
O PCP acusou o Governo de difundir a ideia de que tudo vai bem no mundo da Ciência e Tecnologia e de a utilizar como cortina de fumo para esconder uma realidade marcada pela degradação dos laboratórios do Estado e pela precariedade laboral dos investigadores.
Novo golpe nas populações
Defender áreas protegidas dos incêndios
Cuidados paliativos
Austeridade nas universidades
Resultado da criação do Programa de Estabilidade e Crescimento e das medidas de austeridade, foram decretados, pelo Executivo PS, novos cortes nos apoios e prestações sociais dos estudantes do ensino superior.
Marasmo em Lisboa
Em Lisboa «é notória a ausência de obras e de medidas eficazes que venham a alterar positivamente a vida dos cidadãos», acusam os eleitos do PCP.
Contra aproveitamentos políticos
Petição contra a NATO e a cimeira
Revolta cresce e amplia-se
Tráfego aéreo fortemente perturbado, transportes urbanos paralisados, refinarias e portos bloqueados, penúria de combustíveis – a maré de revolta cresce no segundo mês de protestos contínuos em França.
Combater a pobreza
O Parlamento Europeu aprovou, na quarta-feira, 20, o relatório elaborado pela deputada do PCP, Ilda Figueiredo, sobre ‘O papel do rendimento mínimo no combate à pobreza e na promoção de uma sociedade inclusiva na Europa».
Metalúrgicos pela greve geral
Polícia grega reprime trabalhadores
Estado húngaro paga desastre ecológico
Merkel joga trunfo xenófobo
<i>Vamos à manif!</i>
FAO realça combate à fome<br> na Venezuela
A Venezuela reduziu drasticamente a subnutrição no país, admite a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). As políticas implementadas pela revolução bolivariana são exemplares, diz ainda a agência das Nações Unidas.
Judeus e árabes protestam em Telavive
Milhares de judeus e árabes israelitas manifestaram-se, sábado, na capital de Israel, contra a chamada «lei da lealdade» e a ascensão do fascismo no país, em defesa da democracia e da igualdade de direitos.