Vivemos num País profundamente marcado pela injustiça, onde uns poucos crescem à custa de muitos, sempre os mesmos. A realidade do distrito de Braga não é diferente, pelo contrário, a injusta distribuição da riqueza e os ataques a quem trabalha constituem uma realidade diária.
Filósofo francês, professor na Universidade de Sorbonne, em Paris, Jean Salem questiona a «história feita pelos vencedores», recusa a criminalização da militância comunista e da história do comunismo, realçando que ao longo de todo o século XX gerações de revolucionários dedicaram as suas vidas aos ideais do progresso da humanidade. No seu mais recente livro, Lénine e a Revolução, que será lançado no próximo dia 26, em Lisboa, pelas edições Avante!, o autor expõe seis teses que sintetizam e demonstram com clareza a actualidade do pensamento do grande revolucionário russo. Com este trabalho em pano de fundo, Jean Salem fala-nos da convicção de que «um dia tudo voltará a acontecer, as explosões sociais, a revolução».
«O Impacto das migrações em Portugal – Emigração/Imigração» foi o tema do Encontro Nacional realizado pelo PCP no sábado passado, em Lisboa, no âmbito da Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais.
Jerónimo de Sousa, na intervenção de encerramento do Encontro (seguem-se extractos), apontou a necessidade de considerar esta nossa «dupla condição» de país de emigração e de imigração, com vista a actualizar a orientações e propostas a inserir na política alternativa que o PCP vai propor ao povo português na Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais.
Como «O Militante» de Novembro/Dezembro regista num dos artigos com que assinala a passagem do 90.º aniversário da Revolução de Outubro, esta não constituiu um erro nem foi fruto do acaso.
A Conferência Nacional do PCP sobre Questões Económicas e Sociais está a ser preparada pelas organizações de todo o Partido, em reuniões e assembleias, que elegem também os seus delegados.
Para dar mais eficácia à luta contra os ataques aos direitos dos trabalhadores será criada a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, dia 17, na Voz do Operário.
Porque o Grupo Caixa Seguros (GCS) pretende retirar condições consagradas no seu seguro de saúde e dos familiares, os beneficiários concentraram-se, dia 30, à porta da sede.
A Fenprof reuniu, dia 30, com a tutela e confirmou que o acesso à categoria de titular é uma forma criada pelo Ministério da Educação para lhes «fracturar» as carreiras.
O Governo revogou, em Setembro, o Incentivo ao Arrendamento por Jovens (IAJ) e criou o Programa Porta 65. Para a JCP esta medida insere-se numa estratégia de ataque aos direitos democráticos dos portugueses.
A Assembleia da República conclui hoje, em plenário, o debate e votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2008. À crítica consistente e frontal que se lhe conhece desde a primeira hora, alicerçada na convicção de que as linhas de orientação e prioridades vertidas no OE não servem os trabalhadores nem o País, o PCP soma agora o correspondente e inequívoco voto contra do seu Grupo Parlamentar.
A Câmara de Mora critica o Governo por excluir do seu programa de investimentos para 2008 projectos para o concelho, como o Fluviário, inaugurado este ano e financiado pela autarquia e fundos comunitários.
«A Câmara de Loures está sem dinâmica, desorientada e subserviente ao Governo PS». Esta foi uma das conclusões retiradas do Encontro CDU, realizado dia 20 de Outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Bucelas.
A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) entregou, segunda-feira, na Assembleia da República uma petição com 16 mil assinaturas contra a concretização do Museu Salazar, em Santa Comba Dão.
A intromissão das instâncias judiciais na vida política do País Basco, com base na Lei dos Partidos, é vista pelos poderes regionais eleitos como um ataque à sociedade basca.
Após duas greves massivas, em 18 de Outubro no sector público de França, (caminhos-de-ferro, metro, electricidade e gás), a que se seguiu a paralisação histórica do pessoal de bordo da Air France, milhares de trabalhadores voltam à luta já na próxima semana em defesa dos direitos de reforma.
Regressou hoje de Moscovo a delegação do PCP que participou nas comemorações do 90.º aniversário da Revolução de Outubro e no Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários que decorreu na Bielorrússia.
A direcção do Partido Comunista dos Trabalhadores da Hungria enfrenta um processo judicial por «difamação num lugar público». A pena pode chegar aos dois anos de prisão.
Menos de uma semana depois de o presidente norte-americano George W. Bush, numa intervenção que raiou o absurdo, ter elevado a fasquia das ameaças a Cuba a um nível sem precedentes, a Assembleia Geral da ONU aprovou por esmagadora maioria uma resolução exigindo o fim do bloqueio económico imposto por Washington a Havana há quase meio século.