Crónica Internacional
A China num mundo em mudança
Artigo de acesso livre
Actual
Intocáveis
Actual
Três mães de bebés despedidas por dia
Actual
Negociar também com as residências universitárias
PCP
Ilações do 18 de Março, uma acção que perdura
A talhe de foice
(Im)parciais
Exploração e extorsão na base dos colossais lucros na banca e seguros
A degradação dos direitos e salários dos trabalhadores do sector financeiro e dos serviços prestados aos clientes ajudam a explicar os lucros fabulosos que a banca e os seguros vêm acumulando, assim como a manutenção de práticas especulativas e de risco só possíveis porque o patronato sabe que os governos ao seu serviço promovem a acumulação de fortuna em caso de bonança e o resgate público dos prejuízos quando os desastres anunciados ocorrem.
Milhares de jovens rejeitam nas ruas empobrecer a trabalhar
Artigo de acesso livre
A 28 de Março, em Lisboa e em Vila Nova de Gaia, a Interjovem assinalou o Dia Nacional da Juventude com manifestações muito participadas, mostrando nas ruas o descontentamento que se vive em empresas, serviços, sectores e distritos. Sob o lema «Basta de empobrecer a trabalhar! A precariedade é para acabar!», foram denunciados os problemas e exigidas soluções, a começar pelo aumento geral dos salários.
Ensino Superior sai à rua em luta para assinalar o Dia Nacional do Estudante
Artigo de acesso livre
Nas ruas de todo País, centenas de estudantes lutaram para derrubar as barreiras que persistem no Ensino Superior (ES). As acções de luta realizaram-se dia 23, a véspera do histórico Dia Nacional do Estudante.
PCP é a verdadeira alternativa ao Governo e à política de direita
«É pela luta e mobilização que os trabalhadores, as populações e outras camadas adquirem os instrumentos para perceberem quem os explora, quem são os responsáveis pelas injustiças de que são alvo», afirmou Paulo Raimundo, no Seixal.
Medidas insuficientes servem especuladores
O Governo não só não responde aos aumentos dos preços já verificados em bens essenciais, como os consolida e abstém-se de combater os colossais lucros baseados na especulação, acusa o PCP.
Governo não toca nos lucros da grande distribuição
Com a proposta de lei que prevê a aplicação transitória de IVA zero num cabaz de produtos alimentares, o Governo continua a transferir recursos públicos para a grande distribuição, não garantindo o controlo de preços, acusa o PCP.
Intensa jornada em Évora dos deputados no PE
João Pimenta Lopes e Sandra Pereira valorizaram a oportunidade de aprofundarem o conhecimento e ligação aos problemas concretos e aos anseios populares no distrito de Évora, onde estiveram de 22 a 25 de Março.
Promover a Festa do Avante!
Não ter medo de avançar e tomar Partido
Plenário de sindicatos aponta ao reforço da luta
Reforçar a acção sindical nas empresas e locais de trabalho, dinamizar a luta reivindicativa e preparar as comemorações do 1.º de Maio são algumas das conclusões emanadas no Plenário de Sindicatos da CGTP-IN, realizado em Lisboa no dia 23.
Luta nos bares dos comboios é determinante e exemplar
Os trabalhadores da Apeadeiro 2020, «unidos e com força», lutam pelo pagamento dos salários em atraso e pela garantia dos postos de trabalho, mas também pela integração na CP.
Professores sem respostas continuam protesto
1% é paliativo
Medidas do Governo não travam empobrecimento nem preços especulativos
O Governo reconhece que a subida dos preços dos bens alimentares é um «problema central» na vida das pessoas, assumindo a intenção de «agir» para a sua redução. Nada do que anunciou mexe porém no que é fundamental: o controlo e fixação dos preços e das margens de lucro
PS trava iniciativas para valorização remuneratória dos militares
Parlamento saúda centenário de Alda Nogueira
Utentes concentram-se em defesa do SNS
O Governo pretende «transformar o Serviço Nacional de Saúde(SNS) num sistema subsidiário do negócio privado da saúde», denuncia o MUSP, que apela à participação de todos na concentração de sábadojunto ao Ministério da Saúde.
Prioridade à defesa da paz
Defender a paz é urgência do nosso tempo: foi este o lema, e o apelo, da sessão promovida no sábado, 25, pelo CPPC, onde também foi homenageado o físico, investigador e activista do movimento da paz Frederico Gama Carvalho.
Concerto em Coimbra pela paz
Acções pela habitação
Protestos em todo o País contra o aumento do custo de vida
Sindicatos franceses convocam novos protestos
A Intersindical, que agrupa as principais centrais sindicais francesas, marcou para 6 de Abril a 11.ª jornada de manifestações contra a reforma das pensões. O governo quer reunir com os sindicatos, que mantêm a rejeição do aumento da idade da reforma.
Trabalhadores em greve na Alemanha por aumentos salariais contra a inflação
Taxas de juro: levar o debate ao Parlamento Europeu!
Recordar as guerras da NATO contra a Jugoslávia e a Líbia
Para além da agressão ao Iraque, em 2003 (ver páginas 24 e 25), completaram-se neste mês de Março 24 anos sobre a agressão da NATO à Jugoslávia e 12 sobre o início dos ataques à Líbia, respectivamente nos dias 24 e 19.
Palestinianos condenam expansionismo israelita
Organizações palestinianas denunciaram mais um plano de Telavive para a construção de novas habitações nos colonatos israelitas na zona de Jerusalém Oriental.
Eleições nacionais em Cuba realçaram unidade do povo
Os cubanos elegeram os 470 deputados que constituirão a 10.ª legislatura parlamentar do país. Compareceram nas urnas 75,92 por cento dos eleitores inscritos, dos quais 90,28 por cento validaram a lista dos deputados propostos.
Minsk e Moscovo acordam a colocação de armas nucleares na Bielorrússia
Face à vaga de protestos e à greve governo de Israel adia reforma judicial
Cooperação vs. ingerência
A guerra como instrumento de afirmação da hegemonia dos EUA
Sociedade
Constituição: um testemunho da História e uma referência para o futuro
Um Livro por Mês
Já os Galos Pretos Cantam, de José Viale Moutinho
Novembro de 1922 – Nasce Jorge Vieira
Sugestões da semana
Dia Mundial do Teatro
Museus a crescer, mas longe de 2019
Belenenses vence Taça Ibérica de Râguebi
Faleceu o jornalista Ribeiro Cardoso
Faleceu no dia 23, em Lisboa, o jornalista Albino Ribeiro Cardoso. Tinha 77 anos. Natural do Porto, iniciou a sua carreira no Diário de Lisboa, foi um dos fundadores do jornal O Diário e passou por vários títulos da imprensa nacional, nomeadamente em Macau, e pela RTP, onde assinou várias reportagens e assegurou a coordenação de programas. Em 1987, ganhou o Prémio Gazeta Televisão.
Autor de livros, entre os quais «O 25 de Novembro e os média estatizados», durante mais de 30 anos fez parte dos corpos gerentes do Clube de Jornalistas.