Editorial

É PRECISO OUTRA POLÍTICA

Ainda se fazem sentir os efeitos da reunião do Conselho do Estado da passada quinta-feira e das afirmações...
Opinião
Actual

Aqui anda marosca

Com a prevenção recomendada pela proverbial sabedoria popular que nos avisa que, quando a fartura ou a esmola é muita,...
A talhe de foice

Roupa suja

A designação corrente (com irreprimível desfaçatez) diz tudo, à cabeça: «paraíso...
Actual

Eles andam aí!

Acantonam-se na fronteira à espera da primeira oportunidade de atacar, estão protegidos atrás dos muros de vetustas e...
PCP

Avante com a campanha

Estamos a pouco mais de duas semanas de terminarmos a Campanha Nacional de Fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril». Um último esforço é necessário para levar a campanha o mais longe possível e assegurar o seu êxito em todas as suas dimensões. Pouco mais de 15 dias para contactar mais um camarada, um amigo, um democrata, para que participem na campanha e dêem também a sua contribuição para a compra da Quinta do Cabo.

Crónica Internacional

Operação Venezuela

O quadro dos processos progressistas e emancipadores latino-americanos atravessa um momento especialmente complexo e adverso....
Em Foco

Combater assimetrias<br>e garantir o desenvolvimento

O PCP vai interpelar o Governo sobre os problemas das assimetrias regionais, da desertificação e do despovoamento do território, bem como sobre as políticas necessárias para o desenvolvimento equilibrado do País.

Jornadas de reivindicação

As Jornadas Parlamentares do PCP, realizadas pela primeira vez nos distritos de Vila Real e Bragança, estiveram profundamente ligadas à realidade concreta da vida dos trabalhadores e das populações.

PCP

Traços e características distintivos

Os Estatutos definem o Congresso como o «órgão supremo do Partido», com as competências, entre outras, de «estabelecer a linha política do Partido e tomar todas as deliberações que entenda necessárias respeitantes à vida do Partido, à sua orientação e organização» e «eleger o Comité Central do Partido».

Força de futuro

«Um futuro melhor para os Açores» é o que se propõe construir a Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, que realizou no fim-de-semana, em Ponta Delgada, o seu 10.º Congresso. Jerónimo de Sousa esteve presente.

Crescer junto dos reformados

A afirmação junto dos reformados, pensionistas e idosos e a organização dos comunistas que se encontram nesta situação são duas das orientações do Partido.

<i>A Luz que Rompe as Trevas</i>

As Edições Avante! publicam A Luz Que Rompe as Trevas, do sul-africano Alex la Guma. É o nono volume da colecção Biblioteca Avante!, que continua a edição de grandes romances mundiais de resistência e luta.

Mais e melhor festa

«Mais e melhor Festa, reforçar o Partido, intensificar a luta» foi o lema da 23.ª Assembleia da...
Trabalhadores

Acção com «maior relevância»

A acção do movimento sindical «assume uma maior relevância», para «exigir alterações a favor do trabalho» e para «rechaçar as inaceitáveis pressões do grande patronato, do FMI, do BCE e da CE», salientou dia 8 a CGTP-IN.

Palavra aos passageiros

O abandono da declaração de caducidade do Acordo de Empresa e a admissão urgente de pessoal são dois passos que a tutela e a administração têm que dar, sublinha o sindicato da Fectrans/CGTP-IN no Metropolitano de Lisboa.

Parar e reverter as privatizações

É necessário prosseguir a luta contra as privatizações e para que efectivamente seja invertido o rumo dos últimos governos, concluíram os participantes num debate sindical realizado no dia 4, em Lisboa.

Discriminação nos CTT

O SNTCT defende a aplicação dos aumentos salariais a todos os trabalhadores dos correios, apesar de os considerar decorrentes da capitulação de outras organizações sindicais.

Revogar o DL 133/2013

A Fiequimetal e a Fectrans marcaram com um plenário de representantes dos trabalhadores a entrega na Assembleia da República,...
Assembleia da República

Lei do arrendamento apoiado

Foi rejeitada a proposta do PCP para suspender a aplicação dos artigos da actual lei do arrendamento apoiado relativos à...
Nacional

Solidariedade com Cuba

Até 2 de Maio, estão abertas as inscrições para a 46.ª Brigada «José Martí», uma forma efectiva de exercer solidariedade com Cuba.

Europa

Instrumento de centralização<br>do capital

«União Bancária – mais um passo na integração capitalista europeia» foi o lema do seminário que, no dia 7, reuniu na cidade do Porto dirigentes e deputados do PCP e de outros partidos da Europa.

Escalada do protesto social

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 9, por toda a França, na quarta semana consecutiva de protestos contra a reforma laboral.

Alston em liquidação

Mais de 2500 trabalhadores da ex-Alstom (agora General Electric) de vários países europeus manifestaram-se, dia 8, em Paris, em defesa dos postos de trabalho.

Holandeses votam não

Os holandeses pronunciaram-se contra a aprovação do Tratado de Associação entre a União Europeia e a...
Internacional

A operação contra Angola<br>e a campanha contra o PCP

Está em curso uma grande operação contra a soberania e a unidade do Estado angolano que em Portugal é acompanhada duma campanha orquestrada contra aqueles que, como o PCP, a denunciam e não se submetem às intenções dos seus promotores.

Impunidade vetada

A Lei de Amnistia imposta pela oposição venezuelana foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O projecto visava garantir a impunidade e libertar políticos e operacionais destes condenados por delitos comuns.

Democracia em causa

A abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff foi aprovada, segunda-feira, 11. A presidente diz tratar-se da maior farsa jurídica e política da história do país.

Israel exporta mais armas

O Ministério da Defesa israelita confirmou que o país aumento em 2015 o total de equipamentos militares e armas vendidas. Os...
Argumentos
TVisto

Porque lembrar é preciso

Já aqui se terá assinalado, como aliás se impunha, que a RTP parece ter-se apercebido, enfim, de que na Europa se faz...
Património

O Sequeira e o lugar certo

«Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo» é uma ideia basicamente interessante pelo apelo que...
Memória
Aconteceu

Trabalhadores processam Siderurgia

Antigos trabalhadores da Siderurgia Nacional, no Seixal, avançaram com novas queixas em tribunal contra a empresa, alegando burla,...

Cinemateca premiada em França

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema recebeu, dia 11, o Prémio Henri Langlois, que anualmente distingue uma...

Morreu Francisco Nicholson

Faleceu anteontem, 12, aos 77 anos, o actor, autor, encenador e dramaturgo Francisco Nicholson. Nascido em Lisboa, começou a fazer...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP XX Congresso...

A semana em resumo

Frases

“Os portugueses dispensam apreciações [de Mario Draghi] sobre o que foram...