Reverter decisões erradas
Para defender o País e combater a desertificação, está a circular, também em www.defenderointerior.net/assinar.php, um abaixo-assinado que alerta para a necessidade de «reverter o encerramento de serviços públicos» no distrito de Viseu.
No documento, lembra-se que «o encerramento de escolas obriga milhares de crianças a deslocações irracionais e penosas», que «o desmantelamento de serviços de saúde de proximidade afastou muitos cidadãos de cuidados essenciais à saúde e coloca em ruptura as urgências dos hospitais» e que «as populações viram a Justiça ficar mais distante com o encerramento dos tribunais».
As críticas entendem-se ao encerramento ou deslocalização dos serviços do Estado na área da agricultura, «criando mais dificuldades aos pequenos e médios agricultores e às suas famílias», e ao facto de os serviços de correios terem fechado há anos em muitas localidades.
«Estas políticas de destruição dos serviços públicos agravaram dramaticamente a desertificação do interior do País», refere a subscrição, lembrando que «a cobrança de portagens nas autoestradas A24 e A25 veio também dificultar as deslocações regionais e contribuir para agravar o empobrecimento dos cidadãos e os problemas económicos de muitas empresas do distrito de Viseu».
Face a esta situação, sublinha-se, «uma política que vise a coesão territorial exige apoio e investimento do Estado no interior do País». O Governo e a Assembleia da República devem por isso assumir «medidas concretas que combatam a desertificação do interior do País, nomeadamente reverter decisões de encerramento de serviços públicos», assumindo «orientações que contribuam para o seu desenvolvimento e para a correcção de assimetrias regionais».