Avante com a campanha
Estamos a pouco mais de duas semanas de terminarmos a Campanha Nacional de Fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril». Um último esforço é necessário para levar a campanha o mais longe possível e assegurar o seu êxito em todas as suas dimensões. Pouco mais de 15 dias para contactar mais um camarada, um amigo, um democrata, para que participem na campanha e dêem também a sua contribuição para a compra da Quinta do Cabo.
A campanha de fundos é, nestes últimos dias, uma tarefa de todos
Desde o lançamento da Campanha Nacional de Fundos, em Outubro de 2014, que muito caminho foi já percorrido. Trata-se agora de assegurar um último esforço, a par da intensa, diversificada e exigente intervenção do Partido, que permita em todas as organizações atingir os objectivos propostos, de forma a responder aos compromissos assumidos com a aquisição da Quinta do Cabo e aos investimentos necessários e indispensáveis para a integração, já este ano, deste novo espaço na Festa.
Muitos foram os camaradas e amigos contactados e que assumiram compromissos de contribuições regulares, mensais ou outras. É necessário acompanhar e garantir a concretização de todos os compromissos e importa assegurar que a todos chega o Título de Comparticipação correspondente, oportunidade para novo contacto e conversa.
Mas importa também alargar ainda os contactos a realizar. Verificámos que, por razões diversas, não chegámos a todos os membros do Partido. Muitos, se contactados, podem e gostariam ainda de participar neste grande esforço colectivo que constitui a campanha de fundos e a valorização da Festa do Avante!. Contribuições que podem ter mais ou menos significado financeiro, mas todas carregadas de enorme significado político.
Nestes últimos dias, esta é uma tarefa de todos. Nas organizações aos mais variados níveis é importante discutir a campanha, traçar metas e objectivos, elaborar listas de contactos a realizar, atribuir e distribuir responsabilidades, ajudar os quadros a concretizar os contactos que ficam a seu cargo, avaliar o andamento, realizar pontos de situação e discutir as medidas que lhe correspondam. Assumindo que esta é uma responsabilidade da organização do Partido, onde cada um pode dar a sua contribuição individual para levar tão longe quanto possível a Campanha Nacional de Fundos, quer para responder aos seus objectivos mais imediatos quer também para aumentar a capacidade financeira do Partido, parte integrante da indispensável garantia da sua independência financeira.
Entusiasmo e organização
Este Partido conta com a sua organização, com os seus militantes, com os seus próprios meios para garantir a sua acção e intervenção, para construir a sua afirmação junto dos trabalhadores e do povo português. A Festa do Avante!, a sua importância para a organização e os militantes do Partido e da JCP, para muitos amigos do Partido e da Festa, foi e é uma das razões por que o anúncio da aquisição da Quinta do Cabo, com objetivo de a alargar e valorizar, e naturalmente a campanha de fundos que se lhe seguiu, foi tão bem recebida.
A Festa do Avante! é uma festa de todos: de todos os que a constroem, de todos os que nela participam, de todos os que não dispensam aqueles três dias de convívio e de alegria. Este ano, a 2, 3 e 4 de Setembro, vamos realizar a 40.ª edição da Festa do Avante!. Será uma vez mais uma Festa ímpar e imprescindível, com a sua identidade própria que a afirmou junto de várias gerações ao longo destes 40 anos.
Mas se a cada ano erigimos uma Festa nova e única, este ano isso será ainda mais visível com a incorporação da Quinta do Cabo para aí termos mais Festa, mais espaço para ser usufruído com mais conforto e comodidade por todos os visitantes.
Ali se erguerá o Espaço Central, coração da Festa com as suas exposições e debates, ali estarão com espaços renovados as organizações regionais do Algarve, Braga, Coimbra e Porto. Por ali encontraremos o Avanteatro, o Palco Arraial e um Espaço Criança que oferecerá melhores condições a todos os que o procuram. Por ali se fará a nova entrada da Festa. Na Quinta do Cabo, numa nova praça central que ali nascerá, se fará este ano o acto de abertura da Festa.
Para para que tudo isso aconteça, muito trabalho há ainda que realizar. Muito do qual não será visível, mas é importante e indispensável para o funcionamento da Festa. São todas as infra-estruturas, das águas e esgotos à energia e iluminação pública, aos novos arruamentos e ao tratamento e embelezamento de todo o espaço, que se somam este ano à construção da Festa.
Mas o trabalho não assusta, antes entusiasma. Será com redobrado empenho e dedicação que a organização do Partido se empenhará na construção da 40.ª edição da Festa. As jornadas de trabalho de construção da Festa têm início marcado para 4 de Junho, mas desde já todas as ajudas são necessárias e bem-vindas.
Agora que se intensifica a preparação da Festa do Avante!, em todas as suas dimensões e onde a promoção e divulgação da Festa e a venda da EP assumem lugar de destaque, vamos construir a Festa, uma Festa a que ninguém pode faltar.