Solidariedade com Cuba
Até 2 de Maio, estão abertas as inscrições para a 46.ª Brigada «José Martí», uma forma efectiva de exercer solidariedade com Cuba.
Conhecimento directo das conquistas alcançadas pela Revolução
Em Portugal, a Brigada «José Martí» é organizada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), a partir de uma proposta apresentada pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), que tem a cargo a organização das Brigadas Internacionais de Trabalho Voluntário, na qual são estabelecidas as datas, tempos de permanência e programa.
Este ano as partidas estão marcadas para o dia 3 de Julho e o regresso a 23 ou 24 do mesmo mês. Os interessados poderão saber mais informações através do e-mail [email protected] ou dos números 96 20 22 208, 96 20 22 207 e 21 38 57 305.
As Brigadas constituem uma forma concreta e efectiva de manifestar solidariedade com o povo cubano e, ao mesmo tempo, conhecer mais directamente o seu processo revolucionário, a sua história, cultura, tradições e conquistas sociais, bem como as dificuldades que a Ilha atravessa.
As jornadas de trabalho, fundamentalmente para apoiar o trabalho no campo, são intercaladas com conferências sobre temas da actualidade cubana, visitas a lugares de interesse histórico-social e a unidades produtivas ou de assistência, encontros com a população de bairros e comunidades. Todas estas actividades permitem aos brigadistas ter um conhecimento directo das conquistas alcançadas pela Revolução, da forma como está organizada a sociedade cubana, do financiamento das suas instituições e também das limitações causadas pelo bloqueio dos EUA.
Conferência em Almada
«As relações Cuba-EUA»
O Núcleo de Almada da Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) promove, no sábado, 16, na Academia Almadense, às 16 horas, uma conferência com a Embaixadora de Cuba, Johana Tablada, sob o tema «As relações Cuba-EUA». A iniciativa conta ainda com as intervenções de Augusto Fidalgo e de Joaquim Carmo, respectivamente, presidentes da AAPC e do Núcleo de Almada. O momento cultural fica a cargo de José Carita com os cavaquinhos e bandolins da Casa do Povo de Corroios.