CGTP-IN celebra Constituição

«Defender, repor e conquistar direitos será o mais firme compromisso dos trabalhadores para afirmar Abril e exigir o cumprimento da Constituição», destaca a CGTP-IN, numa nota sobre a sessão evocativa que realizou no dia 7 de Abril, em Lisboa, para assinalar os 40 anos da promulgação da Lei fundamental.

Dezenas de actuais e antigos dirigentes sindicais e outros convidados participaram na sessão, que decorreu no auditório do Montepio Geral que contou com intervenções de três deputados da Assembleia Constituinte: Helena Roseta, José Manuel Maia e Levy Baptista. Na abertura e no encerramento intervieram José Augusto Oliveira, da Comissão Executiva da CGTP-IN, e Arménio Carlos, Secretário-geral. A sessão iniciou-se com um «momento de uma guitarra (portuguesa)», pelas mãos de Luísa Amaro.

Num documento que foi distribuído na sessão, a CGTP-IN aborda a Constituição de 1976 e o contexto em que ela foi aprovada e promulgada, e também as várias revisões a que foi sujeita, terminando no seu valor actual, «longe, em muitos aspectos», da versão inicial, mas que «continua a ser uma referência para uma sociedade de progresso e justiça social».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Acção com «maior relevância»

A acção do movimento sindical «assume uma maior relevância», para «exigir alterações a favor do trabalho» e para «rechaçar as inaceitáveis pressões do grande patronato, do FMI, do BCE e da CE», salientou dia 8 a CGTP-IN.

Palavra aos passageiros

O abandono da declaração de caducidade do Acordo de Empresa e a admissão urgente de pessoal são dois passos que a tutela e a administração têm que dar, sublinha o sindicato da Fectrans/CGTP-IN no Metropolitano de Lisboa.

Parar e reverter as privatizações

É necessário prosseguir a luta contra as privatizações e para que efectivamente seja invertido o rumo dos últimos governos, concluíram os participantes num debate sindical realizado no dia 4, em Lisboa.

Discriminação nos CTT

O SNTCT defende a aplicação dos aumentos salariais a todos os trabalhadores dos correios, apesar de os considerar decorrentes da capitulação de outras organizações sindicais.

Administração Local marca luta para Maio

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, valorizando várias medidas já aprovadas na Assembleia da República pela maioria saída das eleições de 4 de...

Fenprof quer concretizar mudanças

Na sua última reunião, o Secretariado Nacional da Federação Nacional dos Professores concluiu que «é tempo de desbloquear a negociação colectiva e de começar a resolver os problemas de fundo», depois de analisar as...

Revogar o DL 133/2013

A Fiequimetal e a Fectrans marcaram com um plenário de representantes dos trabalhadores a entrega na Assembleia da República, ontem, de uma petição, promovida pelas duas federações da CGTP-IN, reclamando a revogação do Decreto-Lei N.º 133/2013, e que, em...