CGTP-IN celebra Constituição
«Defender, repor e conquistar direitos será o mais firme compromisso dos trabalhadores para afirmar Abril e exigir o cumprimento da Constituição», destaca a CGTP-IN, numa nota sobre a sessão evocativa que realizou no dia 7 de Abril, em Lisboa, para assinalar os 40 anos da promulgação da Lei fundamental.
Dezenas de actuais e antigos dirigentes sindicais e outros convidados participaram na sessão, que decorreu no auditório do Montepio Geral que contou com intervenções de três deputados da Assembleia Constituinte: Helena Roseta, José Manuel Maia e Levy Baptista. Na abertura e no encerramento intervieram José Augusto Oliveira, da Comissão Executiva da CGTP-IN, e Arménio Carlos, Secretário-geral. A sessão iniciou-se com um «momento de uma guitarra (portuguesa)», pelas mãos de Luísa Amaro.
Num documento que foi distribuído na sessão, a CGTP-IN aborda a Constituição de 1976 e o contexto em que ela foi aprovada e promulgada, e também as várias revisões a que foi sujeita, terminando no seu valor actual, «longe, em muitos aspectos», da versão inicial, mas que «continua a ser uma referência para uma sociedade de progresso e justiça social».