Mais e melhor festa

«Mais e melhor Festa, reforçar o Partido, intensificar a luta» foi o lema da 23.ª Assembleia da Organização da célula da Festa do Avante!, que se realizou no dia 9. A iniciativa, que contou com a participação de Carlos Gonçalves, da Comissão Política do Comité Central, e a presença de mais de 50 camaradas e amigos convidados, terminou com um almoço-convívio no restaurante de apoio da Festa.

No projecto de resolução política, aprovado por unanimidade, apresentou-se o balanço do trabalho desenvolvido pela célula desde a última assembleia, bem como as propostas de trabalho futuro. Também se destacou o conjunto de iniciativas que a célula promoveu ao longo do ano, nomeadamente diversos debates temáticos, que contaram a presença de membros da direcção do Partido, e outras em que participou a nível mais geral, com destaque para a grande marcha da CDU «A Força do Povo».

O trabalho de fundos desenvolvido pela célula, o aumento da quota e a campanha nacional de fundos «Mais espaço, mais Festa – Futuro com Abril» também estiveram em destaque, sobretudo pelo facto de a primeira meta ter sido atingida em Maio do ano passado e de, neste momento, a segunda meta estabelecida estar quase alcançada. Ainda assim, há trabalho a desenvolver até ao fim da campanha, para o qual a assembleia apontou objectivos.

Também se procedeu ao balanço do trabalho realizado pelo secretariado, à definição dos objectivos para o próximo ano e à eleição do novo secretariado da célula.

A intervenção política esteve a cargo de Carlos Gonçalves, que destacou a importância do papel da célula, pelo trabalho que desenvolve na preparação e construção da Festa e pela interligação que estabelece com as organizações do Partido nessa construção. Abordou igualmente a actual situação política, caracterizando o momento que atravessamos e sublinhando que o PCP continua a intervir no sentido de fazer aprovar as propostas que visam melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo.

 



Mais artigos de: PCP

Traços e características distintivos

Os Estatutos definem o Congresso como o «órgão supremo do Partido», com as competências, entre outras, de «estabelecer a linha política do Partido e tomar todas as deliberações que entenda necessárias respeitantes à vida do Partido, à sua orientação e organização» e «eleger o Comité Central do Partido».

Força de futuro

«Um futuro melhor para os Açores» é o que se propõe construir a Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, que realizou no fim-de-semana, em Ponta Delgada, o seu 10.º Congresso. Jerónimo de Sousa esteve presente.

Organização e consciência<br>de classe

A célula dos ferroviários da Organização Regional de Lisboa é uma poderosa organização do Partido. Tem quadros experimentados, militantes combativos e goza de uma considerável influência junto dos trabalhadores do sector, o que, como é evidente, se...

Crescer junto dos reformados

A afirmação junto dos reformados, pensionistas e idosos e a organização dos comunistas que se encontram nesta situação são duas das orientações do Partido.

<i>A Luz que Rompe as Trevas</i>

As Edições Avante! publicam A Luz Que Rompe as Trevas, do sul-africano Alex la Guma. É o nono volume da colecção Biblioteca Avante!, que continua a edição de grandes romances mundiais de resistência e luta.

Sisaltina Santos fez 90 anos

Dezenas de pessoas fizeram questão de marcar presença, em Setúbal, na comemoração do 90.º aniversário de Sisaltina Santos, destacada militante comunista que passou 25 anos na clandestinidade e um na prisão, e companheira de vida e de luta...

Concurso de bandas<br>já começou

Já começaram as eliminatórias do Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, promovido pela JCP. A primeira realizou-se em Marco de Canaveses, a 25 de Março, e a segunda no passado dia 7, em Lisboa, promovida pela Organização do Ensino Superior....