Crescer junto dos reformados
A afirmação junto dos reformados, pensionistas e idosos e a organização dos comunistas que se encontram nesta situação são duas das orientações do Partido.
É prioritária a criação de organismos de reformados comunistas
No seguimento da I Assembleia da Organização de Reformados do Concelho de Braga do PCP, que contou com três dezenas de participantes, reuniu agora, pela primeira vez, a recém-eleita Comissão de Reformados, organismo responsável pela direcção da actividade dos comunistas nesta frente de trabalho. A Comissão, composta por 12 elementos, sete homens e cinco mulheres, dos mais diversos sectores de actividade profissional, decidiu, neste primeiro encontro, lançar uma campanha de recrutamento junto dos reformados e pensionistas do concelho de Braga para angariação de 10 novos militantes do PCP até final de 2016.
Na reunião, ficou também decidida a calendarização de várias actividades de convívio e formação política e ideológica, bem como o desenvolvimento da acção partidária junto desta camada da população, pela exigência de valorização das pensões e reformas, pelo aumento imediato dos seus valores, em defesa dos serviços públicos de saúde e transportes, por melhores condições de vida.
Contacto directo
Entretanto, por todo o País, o PCP está a levar a cabo uma acção de contacto com os reformados, pensionistas e idosos, sustentada no folheto onde são apresentadas as principais propostas do Partido para esta numerosa e tão flagelada camada social. O aumento digno das reformas e pensões assume um carácter prioritário.
Recentemente, na freguesia lisboeta da Ajuda, a organização local do PCP organizou uma visita às associações de reformados, a Associação 2 de Maio e a CURIFA. Em ambas, os militantes comunistas conversaram com dezenas de reformados, valorizando a reposição de alguns direitos e rendimentos roubados e destacando a necessidade de ir muito mais longe em determinadas matérias.
Em Santiago do Cacém, a organização partidária também promoveu um conjunto de visitas e acções de contacto no quadro da campanha «Valorizar Pensões e Reformas, Combater a Pobreza, Dar Dignidade à Vida». Na freguesia de Alvalade, os militantes do Partido estiveram nas instalações do Centro de Dia e no jardim central, ao passo que na União de Freguesias de S. Domingos e Vale D’Água visitaram a Casa do Povo e o Centro de Dia e passaram pelos jardins das duas freguesias.