Editorial
Opinião
PCP

Com o PCP<br>intervenção e luta

O PCP comemora este ano o seu 95.º aniversário. Uma história exaltante construída na sua relação umbilical com o proletariado, a classe operária e todos os trabalhadores portugueses, numa luta incessante, mesmo nas mais difíceis condições e conjunturas, pela liberdade, a democracia, o socialismo e o comunismo.

Actual

Arquivo Cesto

Não faço ideia se a saga do «Arquivo Mitrokhin», a que o Expresso dedicou, em duas semanas seguidas, vinte...
Actual

O que lhes dói…

A visita do presidente dos EUA, Barack Obama, à República de Cuba é um verdadeiro acontecimento histórico. Pelo...
Actual

A chuápe

É natural que não saibas o que é uma chuápe. No fundo, são uma espécie de gambuzino chupista. Nunca...
A talhe de foice

Teima a tresler

Passos Coelho continua a divagar pelo País de bandeirinha na lapela e acintes em tom de barítono – a sua especialidade...
Crónica Internacional

Brasil<br>A luta continua

O Brasil vive tempos difíceis. A reacção e o imperialismo nunca se conformaram com as mudanças de sentido...
Em Foco

Controlo público<br>da banca

A recuperação do controlo público da banca comercial e de outras instituições financeiras é, para o PCP, uma questão essencial ao desenvolvimento do País. A questão esteve em debate na terça-feira, 21, num seminário realizado em Lisboa no qual participaram dirigentes e deputados do PCP, economistas, professores universitários, sindicalistas, dirigentes associativos e um antigo administrador bancário.

Março – mês da juventude, mês de luta!

Quis a história que Março se constituísse no nosso País como um momento maior da luta da juventude, da afirmação da sua história, valores, características e formas de organização próprias, sendo disso exemplo o Dia Nacional da Juventude e o Dia do Estudante. A «ousadia» de acampar, primeiro, os protestos nas escolas, depois, fizeram de Março um marco simbólico de uma luta de todos os dias.

PCP

O futuro constrói-se na luta<br>de todos os dias

Deslocaram-se de todo o Alentejo e reuniram-se em Estremoz para comemorar o 95.º aniversário do PCP. Mais de um milhar de homens, mulheres e jovens ali participaram dum almoço e assistiram a um comício. Ouviram Jerónimo de Sousa evocar a «história notável» do Partido, caracterizar o momento político actual e perspectivar as lutas que aí vêm.

Denunciar, mobilizar, lutar

A campanha nacional contra a precariedade contou, no dia 18, com a destacada participação de vários deputados do Partido no contacto com os trabalhadores nas empresas.

Dar oportunidade ao talento

A JCP organiza, pelo 19.º ano consecutivo, o concurso de bandas do Palco Novos Valores, que dá a muitos jovens grupos musicais a oportunidade de mostrarem ao vivo o seu trabalho.

Mais razões para resistir

O PCP promoveu, no dia 17, uma reunião com organizações representativas dos trabalhadores do sector aéreo sobre a «”nova” estratégia da União Europeia (UE)» para a aviação.

PCP condena atentados na Bélgica

O PCP repudia firmemente os atentados de Bruxelas, ocorridos anteontem, que provocaram mais de três dezenas de mortos e pelo menos 200...

Vaga de refugiados tem causas

O PCP promoveu, nos dias 18 e 19, quatro debates sobre a questão dos refugiados – em Torres Novas, na Bobadela, no Montijo e em...

Iniciativas na Emigração

Para além das grandes iniciativas, que contam com a presença do Secretário-geral, estão a realizar-se em todo o...

«Histórico» apagamento

Os últimos dias têm sido pródigos em acontecimentos aos quais tem sido colado o rótulo de históricos pela...
Trabalhadores

Alerta no handling

Esta tarde, no Aeroporto de Faro, o Sitava leva a cabo uma iniciativa de denúncia pública da «fraude» que a Ryanair ensaiou em Ponta Delgada e quer estender ao Continente, já a partir de dia 28.

Por acordos nos transportes

Nas empresas públicas e privadas de transportes e comunicações a federação e os sindicatos da CGTP-IN mobilizam os trabalhadores para obter das administrações respostas positivas às suas justas exigências.

EGF deve ser pública

O STAL e a Fiequimetal contestaram com veemência as declarações do ministro do Ambiente, considerando a privatização da EGF «um assunto praticamente encerrado».

Coragem frente à Ancave

Trabalhadores de empresas de abate de aves concentraram-se no dia 17, quinta-feira, frente à sede da...

Printer parou

A greve de dia 17, na Printer Portuguesa (Rio de Mouro, Sintra) teve uma forte adesão do pessoal...

Greve na Jado Ibéria

Os trabalhadores da Jado Ibéria Produtos Metalúrgicos, com sede em Braga, vão estar hoje, 24, em greve por aumentos...
Assembleia da República

O País tem direito a produzir

O PCP considera que urge, mais do que nunca, salvaguardar os sectores produtivos, exortando o Governo a não poupar esforços para defender o direito do País a produzir e a assegurar a soberania alimentar.

Problemas a exigir respostas prontas

O PCP quer saber se o Governo considera rever o Estatuto Profissional do Corpo da Guarda Prisional no sentido da sua melhor equiparação ao Estatuto dos profissionais da PSP.

Nacional

Mobilização contra a NATO

O lançamento de uma campanha pela dissolução da NATO, aquando da cimeira de Julho na Polónia, foi uma das principais conclusões da reunião da Região Europa do Conselho Mundial da Paz, que se realizou no fim-de-semana em Almada.

Valorizar o montado <br>de sobro

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) apresentou, na segunda-feira, Dia Mundial da Floresta, um conjunto de iniciativas e medidas para travar a expansão do eucalipto e promover uma floresta sustentável e diversificada, apoiada nas espécies autóctones.

Direitos negados <br>em Odivelas

No dia 17 de Março fez um ano que a Prosális encerrou a Creche e Jardim de Infância «Crianças de São José», na Urmeira, deixando sem resposta as famílias das 40 crianças que a frequentavam e retirando daquele bairro o único equipamento de apoio à infância.

Solidariedade com a Palestina

O Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM) vai realizar no dia 30, às 18.30 horas, na...

Linha do Oeste sub-aproveitada

A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) esteve reunida, no dia 11, nas Caldas da Rainha, para apreciar o conjunto de...

CPPME analisa OE

Numa análise ao Orçamento do Estado (OE) para 2016, divulgada no dia 16, a Confederação Portuguesa das Micro,...

Recolha de dados ilegal

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) notificou a Câmara do Porto, na passada semana, para suspender a...
Europa

Projecto inegociável

Milhares de estudantes, trabalhadores e reformados voltaram a manifestar-se, dia 17, por toda a França, exigindo a retirada da nova «Lei do Trabalho».

Deriva reaccionária

As conclusões da reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia reflectem a «profundidade da crise» e são uma «afronta» ao direito internacional.

Internacional

Bloqueio e Guantánamo<br>ensombram visita

Barack Obama concluiu, anteontem, a primeira deslocação de um presidente norte-americano a Cuba em 88 anos. Da visita histórica sobressaem o país e o seu povo como exemplos de dignidade.

Brasileiros garantem:<br>«não vai ter golpe!»

As manifestações convocadas pela Frente Brasil Popular (FBP) reuniram, sexta-feira, 18, cerca de um milhão e 350 mil pessoas em todos os estados do Brasil em defesa da democracia, calcularam os promotores.

Firmeza contra Santos

Mais de dois milhões de colombianos mobilizaram-se, dia 17, em todo o país contra a política neoliberal de Juan Manuel Santos. Os organizadores da greve apresentaram ao governo um caderno reivindicativo.

O homem na jaula

No Verão de 1906, o número de visitantes do Jardim Zoológico do Bronx triplicou. Segundo os...
Temas
Argumentos
TVisto

Os fornecedores de certezas

Barak Obama chegava a Cuba quase no mesmo momento em que, a muitos milhares de quilómetros de distância, terminava um certo jogo...
Literatura

O livro é um coração vermelho

Assinalou-se pela primeira vez a 26 de Março de 1988, por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores, o Dia do Livro...
Memória
Aconteceu

Desempregados sem subsídio

De um total de 619 mil desempregados, apenas 256 mil receberam prestações de desemprego em Fevereiro. De fora ficaram mais do...

Cinemateca revê Seixas Santos

A Cinemateca Portuguesa iniciou, dia 21, uma retrospectiva integral da obra de Alberto Seixas Santos, com a exibição de «E...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“Não queremos um SNS para os pobres.” (Adalberto Campos...