Aniversário comemorado na Madeira
A Organização Regional da Madeira juntou-se à celebração do 95.º aniversário do PCP com a realização de um jantar na Estalagem da Encumeada, na Ribeira Brava, em que participaram mais de 600 militantes e simpatizantes do Partido. Na iniciativa, reveladora da extraordinária capacidade de mobilização do Partido na região, intervieram o Secretário-geral Jerónimo de Sousa, o responsável pela organização regional e membro do Comité Central Edgar Silva, e Duarte Martins, da Direcção Regional da JCP.
Nas intervenções foi focado o historial de luta, sacrifício, intervenção e resistência que marca estas nove décadas e meia de vida do PCP – desde a fundação do Partido, em 1921, passando por quase meio século de resistência clandestina à ditadura fascista e pela Revolução de Abril, cujo rumo progressista e avançado está profundamente ligado à acção do PCP. Os oradores sublinharam ainda o papel ímpar do PCP no combate à contra-revolução e à política de direita, ao mesmo tempo que destacaram os desafios que hoje se colocam à região e ao País, aos quais o PCP e os seus militantes devem responder com intervenção, combatividade e perseverança em defesa dos direitos dos trabalhadores e das populações.
Realçado foi, ainda, o papel essencial que o Partido assumiu na derrota da coligação PSD/CDS nas eleições de 4 de Outubro de 2015, na sequência das quais pretendia prosseguir e intensificar a sua política de destruição da economia nacional e de empobrecimento dos trabalhadores e da generalidade das camadas populares. A entrada em vigor do Governo do PS, a posição conjunta subscrita com este partido e a recente aprovação do Orçamento do Estado, que repõe direitos e rendimentos roubados pelo anterior governo, são hoje realidades graças à intervenção coerente do Partido Comunista Português.